Dados de uma pesquisa sendo analisados

Definir um público-alvo é uma estratégia de eficiência. Já que as empresas dificilmente têm a capacidade de atender com excelência todos os seus públicos possíveis, seus diferentes desejos e necessidades. É preciso, portanto, que o empreendedor identifique o mercado que sua empresa pode atender com eficácia e satisfação máxima.

A importância da definição do público-alvo

Determinar o público-alvo é fundamental para especificar os elementos que irão compor o seu mix de marketing. O planejamento do produto, preço, distribuição e divulgação dependem das principais características do perfil do seu cliente. Afinal, o empreendedor que entende intimamente as percepções de seus consumidores é capaz de promover de forma assertiva seus produtos. Assim, o domínio do público-alvo permite evitar:

  • O desperdício de comercializar propostas que não têm demanda de mercado;
  • A estipulação de preços fora da realidade do cliente;
  • A ineficiências no sistema de distribuição dos produtos, bem como a insatisfação dos consumidores com a falha deste;
  • O risco de investir em anúncios que alcancem pessoas com perfis inadequados para a solução vendida.

O público-alvo deve ser compreendido como um grupo de pessoas com desejos e necessidades semelhantes. Nesse sentido, Kotler e Keller definiram as principais segmentações dos mercados consumidores partindo de atributos demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais. Assim, para descobrir tais informações, pode-se utilizar a metodologia da pesquisa de mercado.

A natureza da pesquisa de mercado

Existem dois principais tipos de pesquisa: quantitativa e qualitativa. O modo de aplicação e os insumos coletados destas se diferem, no entanto, ambas auxiliam na segmentação mercadológica.

A imagem mostra os quatro principais categorias para a segmentação mercadológica de um público-alvo, são eles: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.
Categorias para segmentação mercadológica.

Quantitativa

Esse tipo de pesquisa visa gerar dados estatísticos, mensurando aspectos como, por exemplo, renda, local de residência e idade. É realizada com um número expressivo de respondentes, contendo centenas ou até mesmo milhares de pessoas.

Por ser estruturado em respostas de múltipla escolha, é possível definir de modo percentual os padrões demográficos e geográficos. Assim, obtém-se referências acerca das segmentações mais adequadas para o seu negócio. Além disso, é possível investigar distinções de estilos de vida de acordo com as diferentes localidades. Em outras palavras, o método quantitativo permite também identificar aspectos psicográficos e até mesmo comportamentais.

Qualitativa

Diferentemente da pesquisa quantitativa, o método qualitativo busca identificar o comportamento do consumidor de forma aprofundada. Portanto, o estudo é realizado com um número menor de respondentes, dificilmente ultrapassando a casa das dezenas.

A partir da aplicação de entrevistas é possível obter dados sobre a rotina do respondente e as necessidades presentes nesta. Assim, a conversa revela hábitos, crenças e demandas ainda não atendidas pelo mercado. Os insights obtidos podem ser utilizados para aprimorar seu mix de marketing, afunilando as características deste para um público específico. Dessa forma, a solução passa a possuir atratividade e diferenciação da concorrência.

Além disso, compreender os padrões de comportamento do seu consumidor permite a criação de personas. Os personagens fictícios espelham o perfil do seu consumidor de modo humanizado, auxiliando na comunicação da sua marca.

Conclusão

O primeiro passo para que seu negócio tenha sucesso é saber para quem vender. A partir do conhecimento do público-alvo é possível motivar o consumidor a adquirir o seu produto. Para isso, é preciso levar em conta os valores de fundamental importância para os clientes:

  • Aceitabilidade: medida em que a oferta total de produtos de uma empresa supera as expectativas dos clientes;
  • Viabilidade: medida em que os clientes são capazes de pagar o preço do produto e estão dispostos a isso;
  • Acessibilidade: facilidade com que os clientes podem adquirir um produto, considerando disponibilidade e conveniência;
  • Conscientização: medida em que os clientes são informados sobre as características de um produto e persuadidos a experimentá-lo.

Nota-se, portanto, que os valores anteriores possuem ligação direta com o mix de marketing. Afinal, a determinação das ações da empresa varia de acordo com as características do público idealizado. Dessa forma, é indispensável a assertividade do público-alvo para que a organização obtenha lucratividade e evite o desperdício de recursos.

Caso você ainda possua dúvidas quanto ao perfil do público-alvo que a sua empresa atende, clique aqui e agende uma reunião de diagnóstico com a Marketing Júnior USP.

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