Marketing de Guerrilha

Descubra o que é Marketing de Guerrilha e como a 99Food o implementou em sua campanha

Devido ao intenso contato dos consumidores com atividades de marketing, as pessoas passaram a ignorar muitas propagandas e anúncios. Por conta disso, surgiu uma nova estratégia de marketing: o Marketing de Guerrilha. Esse novo método é uma tentativa não convencional para gerar buzz e impacto no público de uma empresa.

 

 

Para implementar o Marketing de Guerrilha, uma empresa deve possuir alguns conhecimentos e habilidades prévios. Dentre eles, se destacam; conhecimento do público-alvo; os objetivos da campanha; criatividade; noção de tecnologia; e atualização constante de tendências mercadológicas. Ao longo desse artigo, você irá entender razões para investir nessa nova estratégia, seus riscos e como ela foi aplicada no caso da 99Food.

Por que investir no Marketing de Guerrilha?

O investimento nesse método possui baixo custo em relação aos modelos de campanha consolidados. Todavia, gera alto impacto, trazendo resultados mais altos do que o marketing tradicional. Além disso, ao transmitir a identidade da marca com clareza, uma empresa é capaz de atribuir a si uma imagem positiva na mente do consumidor. Como consequência, ela aumenta a possibilidade de atrair clientes fiéis.

Ademais, essas campanhas são altamente curtidas e compartilhadas pelos consumidores. Isso faz a marca atingir mais clientes potenciais, o que pode culminar em um aumento nas vendas. Sendo assim, a partir de uma campanha criativa e inusitada, uma empresa pode alavancar sua receita e obter o retorno desejado sobre seus investimentos.

Riscos dessa estratégia

Apesar de ter muitos benefícios, esse método pode trazer alguns riscos. Uma campanha pode soar ofensiva e ser mal interpretada pelo público, gerando críticas e prejudicando a imagem da marca. Além disso, como a estratégia é não convencional, não é possível projetar resultados concretos. Portanto, uma campanha pode dar certo e transformar clientes potenciais em reais, mas também pode confundir o consumidor sobre a imagem da marca e afastá-lo da compra.

 

 

Por fim, há a possibilidade de muitas marcas adotarem o uso do Marketing de Guerrilha. Isso tornaria esse método saturado, fazendo com que seu propósito inicial – destacar uma campanha do marketing comum – seja perdido com o tempo.

Apesar desses riscos, o Marketing de Guerrilha se mantém uma ferramenta poderosa quando bem planejada e executada. Basta equilibrar criatividade com responsabilidade, garantindo que a mensagem impacte positivamente e fortaleça a relação com os consumidores.

Como a 99Food aplicou o Marketing de Guerrilha em sua campanha

Para finalizar, é válido entender como o Marketing de Guerrilha foi aplicado em um caso real. A 99Food é uma operação de entregas (delivery) que pertence ao grupo da multinacional chinesa Didi Global Inc. Para retornar ao mercado brasileiro e combater o modelo de entrega single player, a 99Food divulgou uma campanha alfinetando sua maior concorrente: o iFood.

A marca projetou, em São Paulo, um taxômetro gigante que mostrava as altas taxas cobradas por sua concorrente. Essa concorrente, apesar de não ser mencionada explicitamente, é descrita como “delivery vermelho”. Como o iFood é conhecido por essa descrição, fica claro na mente do consumidor que a campanha provoca a plataforma, o que é considerado um Marketing de Guerrilha. Essa estratégia da operadora de entregas teve ótimos resultados, se posicionando como uma empresa inovadora e ousada, que busca dinamizar o mercado atual de delivery.

Marketing de Guerrilha da 99Food.

Quer saber como sua empresa pode adotar essa nova estratégia?

Nossa equipe de especialistas está pronta para elaborar campanhas personalizadas para o seu negócio!

Entre em contato com a Marketing Júnior USP e saiba mais sobre nossos serviços!

Comentários