Brand Equity: O que é e por que é importante para o seu negócio?

Você já se perguntou por que algumas marcas parecem ter um “brilho” especial, que as faz se destacar em relação à concorrência e conquistar a lealdade dos clientes? Essa mágica tem um nome: Brand Equity.

Em suma, brand equity é o valor adicional que um produto ou serviço adquire por causa da sua marca. Não se trata apenas do valor financeiro, mas também do impacto que a marca tem na percepção e no comportamento dos consumidores. Em outras palavras, é o que faz as pessoas escolherem um produto da Apple em vez de um similar de outra marca, ou pagarem mais por um café Starbucks.

No que se baseia o Brand Equity?

Executivos e pesquisadores de marketing partem de diversas perspectivas para estudar o brand equity, porém, as mais comuns são abordagens baseadas no cliente. Elas analisam sob a perspectiva do consumidor  e admitem que o poder de uma marca está naquilo que os clientes veem, leem, escutam, aprendem, pensam e sentem sobre ela ao longo do tempo.

O brand equity pode ser definido como o efeito diferencial que o conhecimento de uma marca exerce sobre a resposta do consumidor a seu marketing. Portanto, uma marca possui brand equity positivo se os consumidores reagem mais favoravelmente a um produto e à forma como é divulgado quando a marca é identificada do que quando não identificada.

Brand Equity

Como construir o Brand Equity?

Os profissionais de marketing constroem o brand equity de suas empresas criando as estruturas certas de conhecimento da marca com os consumidores certos. É imprescindível que a estratégia seja pautada nas necessidades do público-alvo.

Diversos fatores são responsáveis pela construção desse elemento de marketing, dentre elas, estão: As escolhas iniciais dos elementos ou identidades da marca (nomes da marca, URLs, logomarcas, símbolos, personagens, representantes, slogans, jingles, embalagens e sinais); O produto e todas as atividades de marketing e programas de suporte de marketing associados a ele.

Ou seja, o brand equity tem relação com todos os contatos que os consumidores tem com as marcas durante todas as etapas da jornada de compra. Logo, a imagem que a marca busca transmitir deve ser planejada a todo momento. Para que assim, ela consiga se posicionar adequadamente na mente de seu público-alvo.

Como medir o valor da marca? 3 métodos:

Para medir a eficácia das estratégias de branding ao longo do tempo, você pode utilizar várias métricas, dentre elas:

  1. Reconhecimento da marca: Quão bem seu público-alvo conhece sua marca? Medir o conhecimento da marca pode sinalizar a intenção futura de compra.
  2. Relevância da marca: Os consumidores acreditam que sua marca oferece valor exclusivo? Provar o valor da sua marca para o seu mercado alvo pode aumentar o valor da marca e, por sua vez, a preferência da marca.
  3. Poder da marca: Quão forte é o valor da marca na mente dos consumidores após várias interações? Medir o poder da sua marca pode indicar sua demanda relativa ao consumidor. Você pode capturar esses dados usando pesquisas com perguntas que avaliam as preferências relativas dos consumidores por sua marca.

Dessa forma, o resultado dessas pesquisas apresentará a percepção de valor da marca para os consumidores.

A Marketing Júnior USP pode te ajudar com isso

Nossa empresa oferece diversos serviços que podem colaborar para um brand equity positivo. A fim de criar uma imagem forte para sua empresa, nós realizamos o processo de branding, decidindo o posicionamento de mercado da marca e sua proposta de valor. Podemos criar uma marca completamente nova ou reestruturar sua marca já existente.

Se você procura estratégias para que o consumidor se conecte a sua marca, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito!

 

 

 

Comentários