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O que é Gestão de Marcas?

Todas as empresas possuem sua marca principal nascida a partir da fundação da organização, entretanto, muitas optam por criar diferentes marcas avulsas para atender a diferentes segmentos de mercado. Portanto, a Gestão de Marcas surge como uma forma de garantir que todas as marcas da empresa estejam alinhadas com o seu propósito, e isso implica em trabalhar continuamente em seus seguintes aspectos:

  • Público-alvo: antes de tudo, a definição de quem será o público é crucial para o estabelecimento de todas as outras estratégias, pois elas serão desenvolvidas em volta dos grupos de pessoas aos quais busca-se se relacionar. Pode ser que o público-alvo escolhido seja o de jovens entre 16-28 anos, por exemplo.
  • Posicionamento diferenciador: cada marca se posiciona de forma específica, de acordo com seu objetivo de mercado, como atender a um público de uma classe específica. Isso a torna mais relevante e diferenciável frente à gama de concorrentes.
  • Tom de voz: a comunicação deve ser coerente com o posicionamento e a imagem que quer ser transmitida. Por exemplo, uma marca com um público juvenil adotará uma comunicação mais informal em seus pontos de contato.
  • Identidade visual: o desenvolvimento dos elementos visuais, logotipo, paleta de cores e tipografia são essenciais para refletir a imagem da marca nas mídias sociais e em produtos. Estes serão utilizados em posts, cartazes, outdoors e embalagens.
  • Experiência do cliente: providenciar a integração de todos os pontos de contato com o cliente, garantindo que estejam coerentes com a mensagem da marca. Isso é fundamental para garantir uma experiência consistente e coesa com a marca.

O desenvolvimento eficaz de todos esses princípios certifica que a marca está no caminho e ritmo certo para cumprir o seu papel no ecossistema da empresa.

Análise das marcas da Ambev

A Ambev é a maior empresa do ramo de bebidas alcoólicas no Brasil, representando mais de 30 marcas que estão presentes em diversos países. Essa organização é um ótimo exemplo de uma Gestão de Marcas eficiente, portanto, vamos aplicar os pilares desse conceito em algumas de suas marcas para fins de análise.

ilustração das bebidas da Ambev - Gestão de Marcas

Skol

Sendo uma das marcas mais valiosas e presentes do Brasil, a Skol visa atender um público amplo e de forma massificada, com foco em jovens/adultos, moldando sua comunicação para uma mensagem de leveza e que exalta a cultura de festas, músicas e shows. A expressão famosa “desce redondo”, originada pela marca, evidencia ainda mais essa mensagem, pois entende-se que há uma fluidez no consumo.

Brahma

Fundada em 1888, essa marca possui extensa presença geográfica no Brasil, conhecida principalmente por ser tradicional. A Skol se difere dela ao se posicionar como uma bebida de festas, pois a Brahma exalta a tradição e compõe um público abrangente. No entanto, as duas buscam estar presentes nas massas do Brasil, o que dificulta para a Brahma diferenciar seu posicionamento da Skol.

Corona

Diferente das anteriores, a Corona é uma marca internacional que se posiciona como Premium aqui no Brasil, mas apesar disso, busca trazer uma narrativa de acessibilidade, transmitindo a mensagem de que “é Premium, mas é para todos”. Isso vem junto com um lifestyle mais leve e de conexão com a natureza. Ter a Corona no portfólio da empresa viabiliza uma ampliação na margem dos produtos, além de diversificar efetivamente as opções dos clientes.

Stella Artois

Stella Artois também é uma marca Premium, mas com um diferencial em seu posicionamento: ela dá enfoque na sazonalidade e na qualidade. Essa marca é conhecida por ser consumida apenas em ocasiões especiais, fazendo parte dos melhores momentos das pessoas. Além disso, também é mais refinada que a Corona, que visa algo mais descontraído. Apesar de toda a mensagem, essa marca possui dificuldades em justificar seu valor premium, pois o mercado brasileiro é muito sensível a preço.

A partir da análise dessas 4 marcas, é identificada a importância de desenvolver um portfólio segmentado para conseguir atender a diferentes públicos e, com isso, gerir os aspectos centrais de cada negócio para manter a coerência comunicacional. A Skol e a Brahma são fortes em ter uma presença massificada, enquanto Corona e Stella Artois colaboram para que haja uma ampla margem nos produtos e segmentam para quem deseja bebidas mais exclusivas.

Quais os desafios da Gestão de Marcas?

Com um mercado volátil em constante mudança, um dos principais desafios da Gestão de Marcas é o de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e das novas tendências do setor. Os clientes frequentemente mudam suas perspectivas em relação aos produtos, adotam novos costumes e reavaliam suas preferências de compra, o que dificulta a tomada de decisão da empresa. Para resolver isso, é necessário estar presente em todos os pontos de contato que a marca tem com o cliente, estando sempre atento às suas sugestões e reclamações.

Além disso, é necessário adotar uma “cultura do cliente” na empresa, horizontalizando a comunicação de todas as áreas para que se engajem em conhecer seus clientes e identifique possíveis mudanças na marca como um todo.

Como implementar a Gestão de Marcas?

É preciso aplicar os principais aspectos das marcas, como posicionamento, tom de voz e identidade visual, e constantemente acompanhar as mudanças no comportamento do cliente ao interagir com o produto. É um processo que exige bastante coleta de dados e tempo para avaliar as informações com cuidado e tomar decisões assertivas. Se quiser mais orientações sobre como implementar a Gestão de Marcas no seu negócio, entre em contato com um especialista da Marketing Júnior USP e descubra o melhor serviço para você!

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