Precificação: a etapa crucial da sua empresa
Seja um produto ou serviço, definir o precificação certa para o que a empresa está oferecendo é de extrema importância. Através dele, será comunicado o posicionamento da marca para o cliente, assim como influenciará sua percepção sobre o produto. Além disso, a decisão de preço impacta diretamente nas margens de lucro que o negócio terá.
Com isso, é evidente a necessidade de haver uma estratégia consolidada para estabelecer esse fator tão importante para a empresa. Mas quais são as principais estratégias a se considerar? Existem diversas técnicas de estabelecimento de preço conhecidas no mercado, e a seguir foram separadas 8 das mais relevantes para ajudar nessa decisão, assim como exemplos para elucidar suas aplicações.

Precificação competitiva
A empresa faz a análise dos valores que os concorrentes estão praticando no mercado e se adapta de forma a garantir sua presença competitiva. Essa estratégia flexível ajuda a entender os limites da precificação e como ela influencia na participação no cenário em que está inserida.
Exemplo: supermercados que constantemente ajustam seus preços para acompanhar as ofertas rivais.
Preço de penetração
A marca entra no mercado posicionando o produto com um preço bem baixo em relação aos concorrentes, com o intuito de ganhar espaço e aumentar sua base inicial. No entanto, após o produto se consolidar, é possível haver um crescimento no valor.
Exemplo: plataformas de streaming que começam com assinaturas promocionais.
Skimming
O produto é lançado com um preço alto para contemplar os consumidores que pagam pela novidade e, mais tarde, o preço é reduzido para alcançar públicos mais sensíveis.
Exemplo: lançamento de novos modelos de smartphones.
Precificação psicológica
Utiliza-se gatilhos de comportamento para influenciar a decisão de compra do cliente, como preços quebrados, comparações com diferentes versões do produto e âncoras visuais.
Exemplo: um dos gatilhos mais utilizados é definir um preço substancialmente mais barato do que se fosse o valor completo, como usar R$9,99 invés de R$10,00.
Preço de referência
A marca apresenta diferentes versões de seu produto, ou cria opções de contraste para implantar um valor de referência na mente do consumidor. Com esse valor em mente, ele vai comparar qualquer alternativa com o que já está estabelecido em seus pensamentos.
Exemplo: um plano de assinatura intermediário aparenta ser muito mais vantajoso quando posicionado ao lado de uma opção premium muito mais cara.
Preço premium ou de prestígio
Nessa estratégia o preço vira parte do posicionamento do produto, que normalmente visa comunicar status e diferenciação frente aos concorrentes. No entanto, o preço premium só tende a funcionar se a marca consegue construir um significado e valor simbólico com êxito, e muitas vezes a história da empresa influencia nessa percepção.
Exemplo: perfumes com preço elevado que custam mais pelo prestígio do que pelo custo da fórmula.
Freemium
Visa disponibilizar uma versão gratuita do produto para o público, gerando atratividade e volume de uso. Posteriormente, boa parte dos usuários vão optar por um plano pago para conseguir acessar recursos avançados daquilo que já estão habituados a utilizar.
Exemplo: Spotify com a sua versão gratuita e a assinatura premium.
Precificação dinâmica
Na precificação dinâmica, o valor se modifica em tempo real de acordo com a demanda, o horário ou o perfil do consumidor. Esse tipo de precificação é um pouco mais complicada de se aplicar, pois demanda a disponibilidade de muitos dados sendo produzidos e processados constantemente.
Exemplo: variação de preços nas corridas da Uber.
Como escolher a estratégia certa
Cada negócio possui um contexto diferente com diversas variáveis para levar em consideração antes de tomar alguma decisão, portanto não há uma fórmula certeira para dizer que uma estratégia em específico é a ideal para sua empresa. Isso faz com que sejam necessários testes das opções mais convenientes e também entendimento detalhado do seu público de atuação, assim, será possível selecionar a técnica de precificação com melhor desempenho.
É importante ressaltar que deve-se enxergar o preço como parte fundamental da comunicação e do posicionamento da empresa, contudo, pode ser complicado seu estabelecimento. A Marketing Júnior USP pode te ajudar com isso, a partir de serviços como Pesquisa de Mercado e Gestão de Negócios. Entre em contato com um de nossos especialistas e alavanque as atividades da sua empresa!

