
Você trabalha com produtos alimentícios? Depois de realizar a Pesquisa de mercado, sabe quais são os primeiros passos que devem ser seguidos lançá-lo no mercado?
Venha conhecer o que você precisa saber de rotulagem até exigências legais iniciais a serem cumpridas.
Rotulagem
Para você lançar um produto novo no mercado, apresentar um rótulo correto é muito importante. Isso vai oferecer aos consumidores informações necessárias e precisas do respectivo produto. Todas as regras citadas abaixo, e ainda mais, se encontram na RDC nº 259 da Anvisa.
Lista de ingredientes
Para que a rotulagem esteja correta é preciso que o ingredientes estejam listados em ordem decrescente de proporção. Isto é, dos que estão em maior quantidade até a menor.
Com exceção de alimentos com um único ingrediente. Por exemplo: açúcar, farinha, leite, etc.
Os aditivos alimentares também devem estar declarados, porém no final da listagem.
Data de validade
O prazo de validade de um produto é determinado realizando testes físico-químicos, microbiológicos e sensoriais (aroma, sabor, aparência e textura). Esses estudos podem ser feitos em diversas condições de armazenamento como em temperatura normal ou resfriada.
Para ver um guia completo de como determinar o prazo de validade esse link vai te ajudar.
Conteúdo líquido
Além de todos esses citados anteriormente, é necessário que o conteúdo líquido seja expresso em gramas, quilos, mL ou litros. Em alguns casos será preciso informar também a massa do conteúdo drenado.
Boas práticas de fabricação que devem ser seguidas
Para lançar um novo produto no mercado é preciso se atentar onde este vai ser produzido e ou comercializado, a resolução n° 216 da Anvisa diz respeito sobre do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e determina a necessidade de condições higiênico-sanitárias.
Vamos apresentar um breve resumo das principais práticas. Se quiser saber um pouco melhor sobre segurança de alimentos, uma boa leitura é essa postagem do blog do GEPEA
Higienização, manipuladores, ingredientes e armazenamento
Todas as instalações, móveis e utensílios devem ser higienizados por funcionários comprovadamente capacitados. Além disso, os equipamentos de higienização devem estar regularizados no Ministério da Saúde.
Assim como a recepção de matérias primas que deve ser em local protegido e limpo. Elas devem estar dentro da validade e armazenadas em local limpo e organizado, para garantir a proteção contra contaminantes.
Documentação
Os serviços de alimentação devem possuir um Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados. Esse deve estar acessível aos funcionários e as autoridades sanitárias, caso seja solicitado.
Responsabilidade
O responsável por manipular os alimentos deve ter uma capacitação comprovada. Ou seja, deve ter – no mínimo – conhecimento de temas como:
- Contaminantes alimentares;
- Doenças transmitidas por alimentos;
- Manipulação higiênica dos alimentos e
- Boas Práticas de Fabricação.
Registros e autorizações
Tanto para lançar um produto novo no mercado quanto para começar uma empresa do ramo alimentício, existem registros e autorizações que devem ser seguidos antes.
Para novas empresas de alimentos
Além de um alvará de funcionamento é preciso obter uma autorização do Corpo de Bombeiros Estadual.
Ele verifica se todos os equipamentos da sua empresa estão prontos para operação. Também avalia se os EPIs utilizados pelos profissionais estão corretos e dentro dos respectivos prazos de validade.
Para novos produtos alimentícios
O registro de um novo produto alimentício no mercado é muito importante. Isso porque ele funciona como controle da mercadoria antes da sua comercialização. Desta forma, evita que produtos que poderiam ser nocivos à saúde sejam vendidos no mercado nacional.
Os órgãos para regularização dependem do tipo de produto:
- ANVISA: Novos alimentos, alimentos para atletas, alimentos com alegação de propriedades funcionais, suplementos vitamínicos e ou de minerais
- MAPA: produtos de origem animal ou vegetal para consumo humano
A RDC nº 278 informa os alimentos que dispensam registro. Conheça melhor sobre as leis e regulamentações da indústria de alimentos no Brasil.
Após uma validação do seu negócio com a Marketing Júnior USP esses são alguns itens básicos. Assim, você estará lançando um novo produto de forma correta e segura.
Se ficou em dúvida de algum tópico ou quiser saber mais de como aplicar ao seu negócio, fale conosco do GEPEA!