Loja Virtual ou Marketplace: Qual é Melhor para Sua Empresa?

Por volta da década de 1980, nos Estados Unidos, surgiram as primeiras propostas daquilo que hoje é reconhecido como marketplace. Atualmente, a estratégia de comercializar produtos em plataformas virtuais, chamam a atenção, ofertando alguns riscos e benefícios. 

Ao longo do texto de hoje iremos abordar sobre algumas das características do marketplace, além de comparar com Lojas Virtuais próprias. Adentrando sobre as suas vantagens e desvantagens quando colocamos uma frente a outra.

O que é um Marketplace? 

O marketplace é um “Shopping Center” digital gerenciado por uma empresa, permitindo que parceiros e fornecedores comercializem seus produtos. Como vendedor, você pode anunciar seu produto na plataforma e expô-lo aos visitantes do site para aumentar a visibilidade.

Atualmente, no Brasil, alguns conhecidos são o Mercado Livre, a Magazine Luíza, Amazon e muitos outros. Mas afinal, o que essas empresas gigantes ganham em troca de ceder seus sites para demais vendedores? 

Inicialmente, é válido ressaltar que cada marketplace possui sua política de venda. Entretanto, as plataformas lucram com taxas sobre cada venda realizada pelo seller. No caso, a palavra Seller se refere ao vendedor que se instalou no site. 

Suas Vantagens

Falar sobre as taxas cobradas a cada venda pode parecer algo desanimador. Afinal, ela pode subir o preço dos produtos vendidos e diminuir a margem de lucro. Entretanto, também devemos olhar aos benefícios ofertados por essas plataformas. Segundo pesquisa Ebit/Nielsen, apenas em 2020, o faturamento dos marketplaces apresentaram um crescimento total de 52%.

Eles ofertam inúmeras vantagens para suas empresas parceiras, comumente denominados sellers. As plataformas já são prontas, o “único” trabalho seria o de anunciar os produtos na plataforma e realizar a manutenção de estoques e envios. O quesito de logística também é um grande diferencial, muitas das plataformas oferecem integrações logísticas, o que facilita o processo de entrega ao consumidor final.

Para melhor visualização, veja a tabela a seguir: 

Vantagens Descrição
Maior fluxo de clientes As plataformas são populares e atraem público. Ademais, há maior investimento em campanhas de marketing, por parte da própria plataforma. 
Plataforma já pronta Você não precisa de preocupar com a programação do sistema; campanhas de marketing já são pré programadas; integração logística de fácil configuração. 
Menor investimento inicial A maior parte dos marketplaces não cobram mensalidade ou taxas de inscrição, assim, você pode cadastrar seus produtos sem preocupações financeiras. 
Maior confiança por parte do consumidor Com a sua loja incluída dentro de uma plataforma de confiança e reconhecida, o consumidor tende a se sentir mais confiante e seguro ao realizar a compra.

Suas Desvantagens

Agora, do mesmo que foi feito acima com as vantagens, iremos apresentar uma tabela com algumas desvantagens:

Desvantagens  Descrição 
Custos por venda As taxas cobradas por cada marketplace variam, contudo, elas são consideráveis no momento de calcular a margem de lucro e as despesas da empresa.
Golpes e Afins Mesmo que em minoria, ao comercializar produtos na internet estamos expostos a golpes e a má fé de clientes. O marketplace costuma ser alvos maiores de ações como essas.
Burocracia Para comercializar em um marketplace sua empresa deve seguir requisitos e apresentar documentos. As exigências visam controle de qualidade dos vendedores e segurança sobre os produtos comercializados. 
Não personalização  Ao vender em um marketplace, você perde em personalização, pois muitas plataformas limitam a exibição de logos e dados dos clientes.
Maior concorrência Muitos outros (as) emprendedores (as) buscam por essas plataformas como um meio para alavancar as vendas. 

Mas afinal, Marketplace ou Loja Virtual, qual o melhor?

A resposta da pergunta acima não é universal. Cada negócio possui suas ambições, estratégias e limitações. De qualquer modo, vamos também representar os dois lados de uma loja virtual própria para auxiliá-lo na tomada de decisão.

Vantagens  Desvantagens
Autonomia sobre a personalização de todo o processo da venda Necessidade de manutenção da plataforma
Criação de Banco de Dados  Necessário maior investimento inicial 
Maior controle sobre as vendas e consumidores Criação de sistema logístico 
Atendimento mais personalizado  Menor confiança por parte do consumidor quando a loja é desconhecida 
Construção de marca no meio online Necessidade de um maior número de sistemas para controles gerais (emissão de notas fiscais, logística, estoque) 

Para tomar a decisão de qual caminho seguir, é necessário estabelecer alguns pontos cruciais. Quais são as estratégias da sua empresa? Como você deseja que seu público perceba sua organização? Afinal, qual público você realmente deseja atingir? De qualquer modo, marketplaces, em geral, possuem inscrições gratuitas. A plataforma só irá te cobrar algum valor caso ocorram vendas. 

Utilizar ambos caminhos também é uma opção interessante. Contudo, saiba das suas limitações. Ao optar por dois sistemas você precisará de muita organização para não ficar perdido com tantos canais diferentes. Por outro lado, caso você esteja trabalhando em um segmento mais específico, é necessário pensar com maior cuidado sobre o local onde seu público está. Vamos supor que você seja comerciante de tecidos de alto luxo diretamente importados da índia, qual seria o sentido para sua loja em anunciar esse produto na Shopee? Bem conhecida por ser um local de venda de itens de baixo preço. 

A Marketing Júnior USP está aberta para conversar e te ajudar, você pode agendar ainda um hoje um DIAGNÓSTICO GRATUITO para sua empresa! 

Comentários