marketing de serviços

Como o marketing adequado pode destacar um serviço na memória do consumidor? Entenda como diferenciar essas estratégias das que são utilizadas no marketing de produtos. Além de aprender como utilizá-lo para agregar valor aos serviços ofertados pela sua empresa.

Diferentes vertentes

Ao adquirir um produto, o consumidor está comprando um objeto que supre alguma de suas necessidades ou desejos. No caso das lojas de vestuário, os produtos vendidos funcionam para suprir o desejo do público de se vestir bem.

Por outro lado, as redes de hotéis são grandes exemplos de serviços. Nelas, são oferecidos serviços de quarto e café da manhã, ações ofertadas aos clientes por essas organizações.

Nesse sentido, as estratégias de marketing de serviços se diferem daquelas utilizadas na venda de produtos. Assim, é possível perceber que existem fatores de oscilação para o consumidor entre a posse de um ou outro.

A seguir, você irá entender como diferenciá-las, além de aplicá-las corretamente nas áreas relacionadas à serviços.

Marketing de produtos

Antes de lançar ou reestruturar um produto, é necessário que as empresas se atentem ao mercado como um todo. Dessa forma, elas devem utilizar estratégias que atraiam os clientes que se encaixem no perfil de seu produto.

Em resumo, é possível utilizar o famoso “trinômio STP”. Essa estratégia consiste na definição de três variáveis: segmentação, targeting e posicionamento.

Desafios do marketing de serviços

Os serviços, diferente dos produtos, exigem mais do consumidor no que se relaciona à compra final.

Fato que influencia nas ações de marketing dessas empresas, pois diferentes segmentos empreendimentos não devem ser promovidos da mesma forma.

Cada empresa tem sua singularidade, e ao se tratar de serviços as estratégias devem ser pensadas levando em conta suas características específicas. Portanto, é necessária uma diferenciação do marketing de produtos.

Variabilidade

Um dos fatores que dificultam a escolha de um serviço é a variabilidade. Ela é muito recorrente no setor de serviços já que diversas empresas oferecem tipos de serviços semelhantes porém com variações de atuação.

Assim, isso gera um desafio no marketing de serviços, pois ele deve ser capaz de mostrar ao cliente que dentre tantas outras, sua empresa é a melhor opção.

Intangibilidade

Ademais, existe a questão da intangibilidade. Um paciente de um médico, por exemplo, não consegue enxergar de forma concreta os efeitos do tratamento realizado. Ou quando uma pessoa vai ao salão de beleza, ela não é capaz de saber o resultado final do seu cabelo ao fazer uma tintura, por exemplo.

Os produtos, porém, possuem facilidades proporcionadas pelos pontos de venda, prospectando clientes de maneira mais eficaz.

O que priorizar no marketing de serviços?

Assim sendo, estratégias de marketing de serviços devem ser pensadas de forma a atingir clientes em potencial. Um dos principais objetivos dessas estratégias é se diferenciar dos concorrentes e mostrar valor no que você oferece

Portanto, a marca deve apresentar um serviço inovador para conquistar o público disponível no mercado. Além de posicionar seu serviço como a solução ideal para aquilo que os clientes necessitam.

Outra ação muito importante no marketing de empresas de serviços é a prova social. Como o cliente só vê de fato o resultado final após contratar um serviço, é primordial passar credibilidade ao mesmo.

Desta maneira, essa prova social pode ser disponibilizada por meio de depoimentos e feedbacks de clientes, imagens e vídeos do resultado final do seu serviço, ou em determinados tipos de empresa, até mesmo uma amostra.

Nesse momento, é válido investir na aplicação de técnicas de gestão estratégica. Através delas, é possível identificar potenciais concorrentes e quais são as ameaças que eles representam frente ao seu negócio.

Priorize o ambiente interno

O principal ponto responsável pelo funcionamento de um serviço são os funcionários. Eles protagonizam o atendimento aos clientes e é através disso que o cliente conclui a compra do serviço.

De acordo com o especialista em marketing Philip Kotler (Administração de Marketing, 2018), o funcionário deve apresentar cinco características essenciais. Portanto, ele deve ter cortesia, credibilidade, confiabilidade, capacidade de resposta e comunicação.

Dessa forma, é importante que a empresa invista no treinamento de funcionários com o objetivo de melhorar sua capacitação. Consequentemente, será gerado atendimento de qualidade e o consumidor verá o serviço de forma mais interessante.

Atente-se aos processos organizacionais

Dentro de qualquer serviço, é necessário que haja um processo constante e eficaz para que se atinja um bom resultado. Por isso, é importante manter o fluxo adequado dentro da organização. Relacionado ao tópico anterior, funcionários responsáveis e bem treinados são de grande importância para esse sucesso.

Com isso, uma estratégia é desenvolver um mapa de serviços capaz de delinear todo o processo até o cliente. O objetivo é que o serviço final chegue ao consumidor apresentando qualidade e excelência.

Entenda os resultados

Por fim, acompanhar o cliente ao longo de toda a disponibilização do serviço é uma tarefa importante. Com isso, é possível conferir se os resultados para ele foram satisfatórios.

Sistemas de sugestão e reclamação, além de bancos de dados dos clientes, são itens bem pontuados. Assim, será criado um meio de contato com o consumidor. Dessa forma, ele terá a visão de que a empresa se comunica e quer saber o que pode ser melhorado.

Atente-se a essas estratégias. Com isso, o trabalho realizado gerará como resultado vantagem competitiva no mercado de serviços.

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