Privacidade de dados e marketing

Hoje em dia é muito fácil para as empresas obterem dados pessoais dos seus clientes através de um simples acesso, sendo essas informações muito valiosas para estratégias de marketing. Porém, devido a essa facilidade, muitas pessoas sentem que têm sua privacidade invadida ao fornecerem tantos dados sem ao menos se darem conta.

Observando este fenômeno pela perspectiva do marketing é notório que o surgimento da internet facilitou muito a forma das empresas interagirem de maneira direta com seu público e guiarem estratégias para atingi-los.

Dessa forma, surgiram muitas ações de marketing no cenário online para converter clientes a partir dos dados disponibilizados ou até mesmo obtidos automaticamente através de um acesso a um página na web.

Exemplos claros disso são aqueles emails que recebemos de uma marca logo após baixarmos algum conteúdo ou assinamos algo em um site para ter direito a conteúdos exclusivos.

 

Mudanças recentes nas regras de privacidade

Desde maio de 2021 trouxe mudanças em como os dados são coletados e armazenados no meio online. Assim, ela surgiu com o objetivo de preservar a privacidade e os dados pessoais das pessoas.

Sendo configurado como dados pessoais, os seguintes:

  • Nome 
  • Endereço
  • E-mail
  • Cookies
  • Localização atual do celular
  • Dados Cadastrais
  • Documentos pessoais

Assim, as principais mudanças trazidas pela lei consistem em políticas transparentes, sendo então de obrigação das empresas:

  • A proibição da coleta de dados sem permissão
  • A proibição de venda dados para terceiros
  • A obrigatoriedade de opções de se remover de uma lista de contatos
  • A obrigatoriedade de deixar claro sobre o consentimento da coleta de dados

Por que ocorreram essas mudanças

Antes da criação da LGPD era vigente o Marco Civil da Internet, o primeiro passo do país em rumo à regulamentação na internet.

Porém, por ser muito amplo e pouco específico, o Marco Civil não conseguia defender e assegurar a segurança dos usuários da web. 

Assim, com isso a necessidade de outra legislação, surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Porém além das brechas deixadas na regulamentação anterior, um acontecimento de repercussão global também contribuiu para sua criação.

Em 2018, uma companhia americana, a Cambridge Analytica, usou informações de milhões de pessoas sem nenhuma permissão para os direcionar campanhas políticas

 

Como realizar estratégias de marketing que respeitem a privacidade

Entretanto, mesmo diante deste cenário onde a proteção de dados vem sendo priorizada, as atividades de marketing que envolvem a retenção de dados não serão prejudicadas!

 Para manter a sua atuação com estratégias de marketing no ambiente digital é super simples. Porém, agora você deve se atentar para que estejam de acordo com a lei.

De forma geral, você deve garantir que todas as suas ações sejam permeadas por pedidos de consentimento aos visitantes da sua página, de maneira muito explícita. Seguem abaixo algumas ações primordiais para dar continuidade ao seu marketing digital seguindo as obrigatoriedades da LGPD:

  • Uso de bases legais de leads
  • Facilitar a saída dos usuários da sua base de leads
  • Expor banners de permissão para o uso cookies 
  • Coletar apenas os dados necessários

Por fim, deve-se coletar dados de forma responsável e se necessário consultar um advogado especialista em LGPD caso necessário!

 

Neste texto falamos muito sobre a importância da captação de dados no marketing, então gostaria de saber da sua empresa, vocês vêm adotando ações de marketing digital que gerem resultados? Sua marca sabe se posicionar no meio online?

Se você sente que precisa de ajuda com a estruturação de um Plano de Marketing Digital, entre em contato conosco, a Marketing Júnior USP está aberta para conversar e te ajudar. Você pode agendar ainda hoje um DIAGNÓSTICO GRATUITO para sua empresa!

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