Como o público pode influenciar na minha persona?
Se você está lendo esse texto, certamente já se perguntou sobre o seu público-alvo. Isso porque entender quem são seus consumidores é fundamental para que os seus produtos tenham sucesso e que o conteúdo da sua marca seja relevante.
Porém, você já se perguntou qual é a sua persona? Não se preocupe que o artigo vai apresentar-lhe o que é uma persona, as diferenças dela com o público-alvo e como elas se influenciam.
Afinal, o que é uma persona?
A persona nada mais é que um personagem criado pela sua empresa, baseado em dados e comportamentos reais, que representam o consumidor ideal do produto, serviço ou da sua marca.
Ou seja, é um perfil que resuma as principais características dos seus consumidores para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e consiga atendê-los de forma mais otimizada.
Pois, o objetivo do desenvolvimento de uma persona é criar um personagem com o qual as pessoas possam se relacionar e que represente o público-alvo em termos de necessidades, desejos e preocupações.
Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a empresa, a persona oferece informações importantes para aumentar seus resultados e relacionamento com os seus consumidores.
Em razão disso, serão apresentadas as principais diferenças com o público-alvo e o motivo de criar a sua própria persona.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Para Philip Kotler, uma das principais personalidades no mundo do Marketing, conceitua público-alvo como:
“Possíveis compradores dos produtos da empresa, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam; indivíduos, grupos, públicos específicos ou o público em geral. O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer.”
Ou seja, o público-alvo é o segmento de pessoas com características em comum que a marca escolhe para direcionar seus produtos, campanhas e comunicações.
Você achou genérico? A definição do público-alvo simplifica o seu consumidor. Porém, o ser humano é mais complexo que dados demográficos e características pontuais.
Sendo assim, a diferença entre persona e público-alvo é que um define os consumidores de forma mais genérica, enquanto que a persona é uma personagem melhor definida, com uma história, motivações, necessidades e dores.
Portanto, para desenvolver uma persona, é importante considerar não apenas informações demográficas como idade, sexo e nível de renda, mas também fatores psicográficos como estilo de vida e valores.
Como o público e a persona se influenciam?
Como pôde ver até aqui, a persona é a forma de aperfeiçoar o seu público-alvo, para que você crie mais empatia com o seu próprio consumidor e possa direcionar as melhores comunicações para ele.
Porém, quando não foi feito uma pesquisa e análise prévia com os consumidores ou potenciais, pode correr o risco da estratégia se perder e a mensagem não chegar para quem deveria.
Ou pior, simplificar o público-alvo e fazer estereótipos inconscientes que não condiz com ele.
Por isso, será apresentado os principais pontos para que possa ser feito uma persona. Para ter certeza que a sua persona corresponde ao seu público. Caso não corresponda, precisará rever a sua persona.
Como criar a minha persona?
Para começar a desenvolver a sua persona, é preciso primeiro entender quem são seus consumidores ou os potenciais consumidores.
Para isso você precisa realizar uma pesquisa para levantar quem são os seus clientes, quais as suas ocupações, entender o seu cotidiano, por onde que se informam e quais são suas maiores necessidades.
Sendo assim, a sua persona estará sendo embasada em dados e não em suposições, o que evitará que outros públicos que não fazem parte da sua estratégia possam influenciar a marca ou a persona.
A partir dos resultados da pesquisa e análise, a persona vai ganhar vida. Você deverá dar um nome para ela, uma imagem para representá-la e um perfil com as suas características e comportamentos mais relevantes dos consumidores.
O segredo para o sucesso da estratégia é pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a sua marca, com os seus produtos e conteúdos. Por isso pense nela como alguém que tem dúvidas e necessidades reais, descrevendo-a detalhadamente.
Por fim, tenha mais de uma persona apenas se você perceber que as diferenças entre os públicos são determinantes para as estratégias, conteúdos e abordagens da sua marca.
Conclusão
Após entender como o público influencia na sua persona, sua empresa estará pronta para comunicar de maneira mais efetiva com os seus potenciais consumidores.
O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseado no funil de vendas, para isso contate-nos e faça uma avaliação gratuita!
