Estratégia de Rebranding para a sua marca
Rebranding é o nome dado ao conjunto de estratégias utilizadas para ressignificar uma marca. Está incluso ações como mudança do nome, logotipo, identidade visual e outros elementos, com o objetivo de atingir uma nova percepção do público em relação à marca.
O que é Rebranding?
Rebranding significa reposicionar uma marca no mercado, seja para se adaptar as novas tecnologias ou para manter o caráter de horizontalização entre a marca e o público. É o modo como a marca é vista e percebida pelos consumidores, como a Disney e seu caráter mágico ou, a Apple como uma marca inovadora e com credibilidade.
O reposicionamento da marca ocorre para modificar sua comunicação e associação na percepção dos clientes. Sendo assim, ocorre a mudança na campanha publicitária, na identidade visual da marca ao deixá-la mais moderna e adequada aos valores que se deseja transmitir, até mesmo o nome da marca pode ser alterado diante de um novo posicionamento no mercado.
Por isso, a forma como a marca é vista e posicionada, seja pelas cores, elementos e ícones, representa um símbolo. Ou seja, um produto não é apenas um produto, mas representação da marca, de um estilo de vida, de um modo de produção, inovação e valores. Logo, as empresas devem estar buscando mudar para estarem em destaque no mercado.
Por que realizar o Rebranding?
Para essa tomada de decisão, é preciso que seja considerado diversos fatores. Em resumo, pode ser citado um reposicionamento com objetivo de atingir um novo público-alvo, no caso de uma nova linha de produtos ou quando a marca de fato, muda sua segmentação no mercado.
Pode ocorrer quando a marca deseja transmitir novos valores, ou uma seriedade antes não tão clara em sua logotipo e identidade visual. Por isso, utilizam-se estratégias de marketing e branding para essa decisão. Você pode conferir mais dicas sobre Como construir uma marca.
Quando a marca passa por um momento de ser associada a uma mensagem negativa, faz-se necessário um novo visual e posicionamento. Por isso, diversas empresas mudam sua logo e a mensagem transmitida. Entretanto, essa mudança precisa ser por completo, principalmente, no caso de associação negativa.
Como realizar um Reposicionamento da sua marca?
Há diversos âmbitos para reposicionar sua marca e, também, deve ser considerado o motivo para a mudança. Assim, é possível escolher as melhores estratégias de reposicionamento de marca. Segue algumas dicas de como realizar essa ação.
Análise do público-alvo
Seu público-alvo é quem define sua comunicação visual e verbal, logo, seu posicionamento no mercado. Para garantir uma horizontalidade entre o consumidor e a marca, deve ser feito uma análise de seus consumidores para entender qual a percepção e o sentimento deles em relação à marca.
Logo, é necessário que haja uma pesquisa com seu público-alvo e com os possíveis consumidores, para compreender se sua relação com a marca mudou, quais seus comportamentos e hábitos.
Em seguida, deve ocorrer o monitoramento do primeiro impacto do novo posicionamento no mercado, levando em consideração que o rebranding abre uma possibilidade de adaptações de acordo com os resultados.
Comunicação da marca
Deve ser revisto como a marca transmite seus valores e missão, como sua proposta é percebida. Ou seja, a comunicação integrada ao reposicionamento de marca é necessária. Como a divulgação das novidades via blog e e-mail marketing, incentivando maior engajamento dos seus consumidores em sua nova proposta.
A comunicação nas redes sociais devem ser associadas em todos os canais, sendo uma comunicação única e sem ruídos. Transmitindo uma mensagem concisa, além de visual.
Uma nova estratégia de comunicação é fundamental para a reconstrução de marca, planejar e estruturar as tendências, demandas e o modo mais efetivo de divulgação.
Identidade Visual
Pode ocorrer da sua identidade visual não ser mais condizente com sua proposta e valores, afinal sua logotipo é a forma de reconhecimento da sua marca frente aos concorrentes. Logo, deve ter destaque e transmitir de forma fácil quem e o que é a sua marca.
Deve ser levado em consideração características do neuromarketing em sua decisão, assim como encontrar um equilíbrio visual entre cores, elementos, ícones e tipografias. Pois trata-se de como a sua marca é percebida e assimilada diante as demais.
