Entenda um pouco sobre como ajudamos essa empresa a se destacar no mercado por meio de nossas soluções inovadoras
A Escola do Futuro é uma instituição escolar particular cristã, localizada na região metropolitana de São Paulo, cujo objetivo é formar alunos aptos a se comunicar em qualquer país.
Entre seus principais diferenciais, destacam-se a atenção às transformações do mundo pós-moderno e às inovações tecnológicas. Ela é reconhecida internacionalmente pela COGNIA (uma organização não governamental sem fins lucrativos que credencia escolas primárias e secundárias estadunidenses e de outros países), e adota uma metodologia bilíngue (português e inglês), do Ensino Infantil ao Médio.
Seus maiores desafios eram: aumentar a demanda de alunos do ensino fundamental e comunicar seus diferenciais ao seu público-alvo, que nesse caso eram os responsáveis pelas matriculas dos alunos.
Para solucionar esse problema, a Marketing Júnior USP elaborou um plano de comunicação e marketing digital, destacando os diferenciais da Escola do Futuro como uma instituição verdadeiramente bilíngue, com disciplinas ministradas em inglês e português.
O projeto foi dividido em três etapas principais:
A primeira foi a Análise Externa, onde foi feita uma análise profunda da concorrência e das tendências do mercado. A segunda etapa consistiu no processo de Branding, em que foi definido o posicionamento de mercado da instituição. Por fim, a terceira etapa foi o Planejamento de Comunicação, em que se desenvolveu um plano de marketing digital voltado para promover as redes sociais da escola.
O que obtivemos de resultados com nossas análises e pesquisas?
Através da análise do setor, foi constatado que 10% das escolas privadas bilíngues cresceram 10%. Na análise do público-alvo, evidenciou-se que a escola possui alunos na faixa etária de 2 a 17 anos, residentes da Zona Oeste. Já na análise de tendências, verificou-se que famílias buscam escolas que promovam valores, cidadania e bilinguismo. Por fim, no benchmarking, analisaram-se as principais concorrentes da Escola do Futuro: Maple Bear, Albert Sabin, Red House e Beacon School.
Na etapa de Branding, elaborou-se o MVV (missão, visão e valores) e a declaração de posicionamento da Escola do Futuro. Além disso, foram criados os arquétipos da marca (Sábio, Herói e Governante) e uma paleta de cores para a instituição. Por último, reforçou-se o brand equity da Escola do Futuro. E por fim, foi desenvolvido o plano de marketing digital, que incluiu a construção das personas, definição da jornada do consumidor com base em suas características, e avaliação das redes sociais e do site da Escola do Futuro. Essas análises proporcionaram insights para aprimorar a comunicação nessas plataformas.
O projeto foi altamente elogiado pelos clientes, principalmente por resolver as dificuldades de comunicação da Escola do Futuro. Reconheceram o excelente desempenho da equipe da Marketing Júnior USP e atribuíram NPS 10, demonstrando máxima satisfação. Destacaram ainda que o “andamento foi perfeito”, que o “trabalho era muito completo” e que os “direcionamentos foram claros”.
“Quisemos reforçar que a Escola do Futuro também era uma instituição para crianças mais jovens, então baseamos a comunicação nos valores da escola e trouxemos depoimentos desses alunos e dos pais, a fim de criar uma conexão com aqueles que procuram uma escola verdadeiramente bilíngue e que atenda às suas preferências para seus filhos. O foco eram pais jovens e de classe alta e, por ser uma instituição sem fins lucrativos, toda a renda era convertida em investimento na educação dos alunos.”