Campanha Havaianas

Havaianas “Encardida” e a força das comunidades de marca

A Havaianas transformou um meme em estratégia! Venha entender o marketing por trás dessa mudança e seus efeitos para a marca.

Campanha Havaianas

Anúncio da marca Havaianas para comunicar a mudança de nome.

No último mês, a Havaianas mudou oficialmente o nome da cor “Bege” do chinelo “Brasil Logo”. A alteração para “Encardida” ocorreu após o calçado virar meme nas redes sociais. Tudo começou quando consumidores compararam o novo tom à cor de um chinelo branco já desgastado pelo uso. Como consequência, o debate ganhou força rapidamente, dominando as plataformas digitais em poucos dias. Em menos de uma semana, a marca não apenas ouviu, mas oficializou a mudança.

A escuta do público demonstra duas qualidades intrínsecas do marketing digital contemporâneo: rapidez e atenção as comunidades online. A analista sênior de marketing Giulia Beatriz, que participou do projeto, revela que a campanha surgiu e foi executada em 24 horas. Em menos de 2 dias, a mudança já estava implementada e seus efeitos sendo percebidos. Esse dinamismo reflete um marketing alinhado com o cliente, capaz de responder às suas demandas com agilidade. Além disso, a campanha só foi possível graças à atenção às comunidades online, hoje centros de opinião do público jovem.

Efeitos da transformação no negócios da Havaianas

Ao transformar uma brincadeira da internet em ação oficial, a Havaianas traz visibilidade para o  público – destacando o protagonismo do consumidor para a marca. Mais do que isso, quando o cliente se sente parte do produto, ele cria uma relação que vai além do consumo desse: ele passa a se relacionar com a marca como um todo. A estratégia aproxima uma comunidade já engajada, cujo poder foi comprovado pelo buzz capaz de influenciar até o nome oficial de um produto. Esse vínculo fortalece não só as vendas, mas fideliza clientes à marca – criando uma conexão duradoura com o consumidor.

Wobbler na loja física da Havaianas indicando a mudança de nome

Wobbler na loja física da Havaianas indicando a mudança de nome

A importância da comunidade

Uma comunidade de marca é essencial para o sucesso de uma empresa, como o caso da Havaianas comprova. Isso porque uma comunidade é composta por consumidores que acreditam tanto na marca que se tornam embaixadores espontâneos, gerando um marketing orgânico. Esse buzz gerado pelos próprios clientes é um dos tipos de propaganda mais valiosos. Afinal, a opinião de outros consumidores tem grande influência no processo de decisão de compra. 

Em outras palavras, uma comunidade engajada não só amplia o alcance da marca, mas também lhe confere legitimidade no mercado.

O acatamento desse nome também possui outra função,  posicionar e reforçar os valores da empresa. Ao incorporar um nome inspirado em um elemento da cultura brasileira – a havaianas branca encardida–, a Havaianas reafirma a brasilidade como pilar essencial da sua identidade. A marca vem demonstrando estratégias de internacionalização. Por isso, campanhas que valorizam suas raízes são essenciais para manter a conexão com o público original.

Considerações finais

Este caso vai além de uma simples mudança de nome: mostra como marcas podem crescer sem perder autenticidade. Ao abraçar a voz do consumidor, a Havaianas fortaleceu seu vínculo com o público e reafirmou seu posicionamento.

Quer saber como se comunicar para se conectar com seu público? Conheça nosso plano de comunicação e agende seu diagnóstico gratuito.

 

 

Comentários