As datas comemorativas, ou também conhecidas como datas sazonais, exaltam todos os anos seu caráter potencializador no cenário econômico do comércio brasileiro.

Ademais, é válido salientar que os indivíduos podem aguardar o ano todo por elas e é fundamental que você enquanto gestor de um negócio promova-as com transparência e veracidade. Afinal de contas, a reputação da sua marca pode estar em risco quando as estratégias relativas às datas não estejam de acordo com aquilo que se propõe.   

Por que as datas comemorativas são importantes

A priori, as datas comemorativas são de grande valia para os comerciantes, pois possibilita um aumento significativo no volume de vendas e  cria insights para as empresas que as adquirem. Como exemplo, a Black Friday de 2021 permitiu um faturamento de R$4,2 bilhões, é notório perceber a relevância que as datas sazonais possuem sobre o mercado. Nesse sentido, tais eventos também podem trazer consequências, como a conquista de novos clientes, afinal, os indivíduos buscam constantemente produtos e serviços sejam para si próprios ou para presentear alguém. Desse modo, aproveitar o panorama é conveniente para atrair novos consumidores ao seu negócio. 

Ressalta-se ainda que a criatividade e estratégias temáticas devem se fazer presentes diante da situação, é importante não apenas para atrair clientes, mas também para diferenciar-se dos seus concorrentes. Além disso, através da promoção dessas ocasiões as empresas podem obter informações e dados relevantes sobre seus consumidores, bem como um conhecimento intrínseco do seu público-alvo e o fortalecimento da relação que sua empresa mantém com ele, além do mais o engajamento e o fortalecimento do branding são quase instantâneos.

Como você pode se preparar para elas. 

Não existe uma trilha do sucesso diante desse contexto, porém, existem algumas dicas para você alcançá-lo. É importante que tais recomendações que serão listadas a seguir sejam levadas em consideração, posto que a imagem da marca está em risco. Como já dito, é pertinente atentar-se em passar segurança, transparência e veracidade, os clientes estão cada vez mais informados e encobrir falsos descontos afetará diretamente seu negócio. Por isso,  planejar-se anteriormente a data do evento te dará capilaridade para destacar-se e fazer com que suas vendas deslanchem. 

Dito isso, a estruturação da estratégia utilizada para promover as vendas na data comemorativa deve ocorrer bem antes dela, de modo que acompanhe as exigências do seu público consumidor. Além do mais tal modelação necessita, acima de tudo, conhecimento sobre quem ela se direciona e investimento em planos de marketing para atrair os clientes fixos e potenciais. 

Quais são essas datas comemorativas? 

Caso você não saiba, existe um calendário sazonal explicitando todas as datas comemorativas ao longo do ano, ele é utilizado por muitas empresas do comércio brasileiro para promover um planejamento antecipado e assertivo. Abaixo lista-se as principais delas: 

  • 17 de abril: Páscoa
  • 08 de maio: Dia das Mães
  • 12 de junho: Dia dos Namorados
  • 14 de agosto: Dia dos Pais
  • 15 de setembro: Dia do Cliente
  • 12 de outubro: Dia das Crianças
  • 25 de novembro: Black Friday 
  • 28 de novembro: Cyber Monday 
  • 25 de dezembro: Natal

 Conclusão 

Viu, só como ter ciência dessas datas comemorativas pode te ajudar a aumentar seu volume de vendas? É importante objetiva-las não apenas ao ato da venda, mas sim para atender as necessidades do seu público-alvo e garantir posteriormente sua fidelização. Inovar e diferenciar-se dos concorrentes é o principal passo para encontrar destaque no mercado e fazer com que seu negócio cresça ainda mais frente às datas sazonais. Caso precise de ajuda estamos dispostos a te ajudar!  atuamos com soluções inovadoras e exclusivas para a sua empresa, para entender e solucionar seus problemas. Entre em contato conosco!

 

 

Comentários