Diferente do que muitos pensam nos dias atuais, a comunicação de uma empresa não tem como o único objetivo vender um produto ou serviço. Assim, a comunicação não deve ser direcionada apenas para os clientes, mas sim para todos os stakeholders do negócio. Diante disso, a disponibilidade de ferramentas que existem no meio online é uma grande aliada para fortalecer práticas que fomentem a comunicação corporativa.

  Antes de abordarmos esses meios, faz-se necessário uma contextualização sobre o tema.

O que é a comunicação corporativa?

Ela se trata de ações focadas na comunicação da empresa com stakeholders. Por ela ser responsável pela manutenção da imagem da empresa, a mesma deve ser clara e eficiente.

Dessa forma, por ser o meio pelo qual a empresa se posiciona perante os investidores, clientes e parceiros, e pelo qual ela impacta os colaboradores, a comunicação corporativa deve ser muito bem executada.

Assim como qualquer tipo de comunicação, a corporativa pode utilizar diversos meios para transmitir mensagens, como: redes sociais, site, e-mails, comunicados externos e internos, comunicados de imprensa, etc..

 

Qual o diferencial da comunicação corporativa?

Embora a comunicação corporativa seja muito similar com o que nós já conhecemos, o que a difere dos processos de comunicação que estamos acostumados a ouvir falar é a variedade de públicos-alvos que devem ser trabalhados aqui.

Como destacada no começo do texto, o foco de uma comunicação não deve ser apenas no consumidor. Logo as mensagens transmitidas nesse contexto devem levar em conta o público que a empresa deseja atingir naquele momento.

Você deve estar se perguntando “Mas como fazer essa diferenciação?”. Bom, você deve focar nas características do público que você deseja atingir em determinada ação de comunicação e moldá-la a partir disso.

Para exemplificar de forma mais prática, escolha o canal que melhor atende o público escolhido e o tom de voz mais adequado para ele. 

 

A comunicação corporativa perante o meio online

Se antes se comunicar com diferentes públicos era uma função complicada em termos de praticidade e clareza, hoje com a internet, existem diversos meios de uma empresa fazer isso.

No cenário atual é muito mais fácil para as empresas serem acessíveis com o seu público. 

Assim, os diferentes canais online possibilitam atingir diferentes objetivos de comunicação. 

Então quando uma empresa deseja interagir ou transmitir algo para os seus clientes ela pode utilizar suas mídias sociais ou ações de publicidade em anúncios dispostos pela web

Já para se comunicar com parceiros e fornecedores ela pode mandar e-mails ou dispor comunicados em seu site institucional.

E por fim, quando se trata de comunicação interna ela pode integrar ações para fortalecer a cultura organizacional com comunicados e interações em grupos de Telegram, WhatsApp, entre outras ferramentas.

 

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