Estratégia local

Estratégia local e a H&M no Brasil

O mundo atual é globalizado, mas as pessoas se mantém valorizando o reconhecimento de suas particularidades locais. Diferentes regiões possuem características sociais e culturais distintas. Por esse motivo, marcas como Heineken, Nestlé e Coca Cola passaram a adotar a estratégia local de marca.

O que é estratégia local de marca?

Estratégia local de marca é a adaptação de uma marca às características particulares de uma região geográfica. Uma marca deve moldar seus produtos, preços, sua linguagem e comunicação para a população do local em que se insere. Isso porque uma mesma estratégia que agrega valor em alguns lugares pode ser pouco compatível em outros.

Consumidores apreciam o contato com uma marca quando veem nela sua identidade valorizada. Desse modo, quanto mais o público de um local se sente culturalmente representado, maior a chance dele enxergar valor em seus produtos. A partir disso, surge a importância de estudar o mercado local para compreender quais estratégias aderir.

Estratégia local

Quem é a H&M?

A H&M (Hennes & Mauritz) é uma multinacional sueca de fast fashion. Fundada em 1947, é a segunda maior varejista internacional de roupas. A empresa emprega mais de 140 mil funcionários e opera em 80 mercados geográficos, tendo mais de 3.700 lojas espalhadas pelo mundo.

Recentemente, a H&M, muito conhecida no mercado europeu, expandiu para o território brasileiro. Por essa razão, ela precisou estudar o novo mercado para adaptar suas estratégias. A partir disso, ela representou valores culturais locais em sua comunicação com o público, agregando valor a sua marca para os consumidores nacionais.

Como a H&M utilizou a estratégia local de marca?

Ao adentrar no mercado nacional, a H&M explorou ritmos da música local para valorizar a pluralidade cultural. Para isso, a marca inseriu 36 personalidades da indústria musical brasileira em sua campanha, trazendo os cantores vestindo peças de sua coleção primavera-verão.

A intenção foi fazer os consumidores se sentirem representados, mostrando que a empresa está atenta ao prestígio da diversidade nacional. Por utilizar artistas de diferentes regiões, a marca se mostrou sensível às múltiplas identidades que compõem o cenário musical brasileiro. Anitta, Gilberto Gil, Agnes Nunes e Carol Trentini foram alguns dos selecionados. Essa estratégia ampliou o alcance da campanha, pois não representou uma visão singular de Brasil, mas valorizou um pouco de cada uma de suas facetas.

 

Campanha da H&M com Anitta e Gilberto Gil.

Quer saber mais sobre como adaptar as estratégias da sua marca para um novo mercado?

Nossa equipe pode te ajudar!

Entre em contato com a Marketing Júnior USP e descubra!

Comentários