Estratégias de lançamento

Estratégias de lançamento: o caso de Stranger Things

O que são estratégias de lançamento?

Estratégias de lançamento são um conjunto de ações coordenadas para apresentar marcas, produtos ou serviços novos no mercado.

Elas se baseiam em uma atividade em colaboração com todo o departamento comercial. A intenção é articular ideias fortes para gerar uma inserção potente no mercado, que desperte o interesse dos consumidores pela novidade.

Estratégias de lançamento

Como criar uma boa estratégia de lançamento?

Para criar uma boa estratégia de lançamento, é preciso acompanhar a jornada que o consumidor enfrenta desde que conhece o produto até o momento da compra. Isso inclui entender como o público descobre a novidade, qual mensagem gera impacto em sua mente e quais estímulos o motivam a agir.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para criar um bom lançamento. Aqui vão algumas dicas:

  • Faça pré-lançamentos com teasers: solte pistas do que está por vir e gere curiosidade na mente do público;
  • Faça eventos de lançamento: crie experiências imersivas que conectem sua novidade ao seu consumidor;
  • Crie um storytelling: crie uma história envolvente sobre seu lançamento e torne o público parte de sua jornada;
  • Faça collabs com parceiros: se una à marcas e criadores de conteúdo para promover ações em conjunto e estimular ainda mais a nova inserção no mercado.

O caso de Stranger Things

No final do mês de novembro, a série Stranger Things irá estrear sua última temporada. Sabendo disso, as marcas enxergaram a oportunidade de fazer collabs com a série. Para isso, criaram produtos inspirados na história, de modo a se conectarem diretamente com os fãs da trama.

Um exemplo de marca parceira foi a Fiat, que já era uma patrocinadora antiga da série. A marca anunciou oficialmente uma edição especial de seu SUV esportivo, Pulse Abarth, denominada Pulse Abarth Stranger Things, limitada a apenas 511 unidades. É um produto exclusivo que une design e desempenho característicos da Fiat com elementos visuais completamente inspirados no universo nostálgico da série.

Estratégias de lançamento

Além da Fiat, outra marca parceira foi a Valda. A marca de pastilhas definiu a collab com a série como a maior de sua história. A Valda lançou cinco versões de latas colecionáveis e cinco opções de sachês, todos inspirados na atmosfera de Stranger Things. Os produtos inspirados na série vieram acompanhados de tokens exclusivos, reforçando a proposta de unir o universo do entretenimento ao consumo cotidiano dos fãs.

Estratégias de lançamento

Por fim, ressaltar que as collabs com Stranger Things não se limitaram à Fiat e à Valda. Marcas como Cimed, Seara, Pringles, Nestlé e Yoki também se aproveitaram do destaque do lançamento da última temporada da série para impulsionar seus lançamentos no mercado.

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