Com a ascensão do marketing digital, será que as mídias tradicionais ainda funcionam? Devo investir em outros canais além do digital?

 

A mídia digital tornou-se o pilar principal dos investimentos de diversas empresas, entretanto, ignorar as mídias tradicionais é um erro enorme. Desse modo, vamos abordar um pouco mais sobre cada mídia, trazendo suas vantagens e desvantagens para te auxiliar durante a tomada de decisão.

 

Canais Digitais

Os canais digitais têm diversos benefícios como grande alcance, chance de interação com um público diverso e segmentação de público durante a geração de anúncios. Além disso, a questão da captação dos dados está cada vez mais forte no meio digital, pois por meio dos algoritmos e de formulários de captura, as empresas estão mais imersas nos interesses dos usuários e criando relacionamentos próximos e íntimos com seus clientes por meio dos contatos cedidos por eles durante o preenchimento de formulários de cadastro.

Soma-se a isso, dados relacionados ao consumo de internet crescendo cada vez mais no Brasil que em 2020 tinha cerca de 157 milhões de usuários ativos, 7% a mais em relação à 2019, segundo a Agência Brasil EBC.

Entretanto, vale ressaltar que o uso dos canais digitais exige muito tempo e dedicação buscando diferenciar o seu conteúdo e segmentar suas ações para o público-alvo da sua marca. Além disso, é preciso ter um planejamento de marketing digital bem traçado para serem estipuladas metas mensuráveis e baseadas em métricas relacionadas ao que sua marca busca alcançar. Caso precise de um auxílio nesse sentido, agende um diagnóstico gratuito conosco, clicando aqui.

 

Case: Heineken e a Campanha #OpenYourWorld

Com a campanha veiculada em 2018 por um curta-metragem, a marca em pouco tempo alcançou 130 mil compartilhamentos, mais de 325 mil interações e milhões de visualizações no vídeo.

A campanha se baseava em colocar pessoas com pontos de vista diferentes para realizarem algumas tarefas juntas, confrontando-se com as suas próprias ideias. Desse modo, com suas ideias expostas, ou o convidado escolhia tomar uma cerveja com o outro participante para discutir as ideias, ou sair do jogo.

Logo, com essa campanha a marca construiu uma imagem positiva, além de despertar o lado emotivo de seus seguidores e clientes, trazendo o seu produto durante o processo.

Fonte: Papo de Bar

Rádio

A rádio, apesar de ter sido um dos primeiros meios de comunicação, ainda funciona muito bem, pois faz com que a marca atinja o público-alvo em um momento em que ele não está tendo acesso aos canais de comunicação como TV e Internet.

Muitas vezes a rádio entra como um canal de comunicação voltado para sustentação de propagandas feitas em outros canais, buscando alcançar cada vez mais o seu público de maneira auditiva, por jingles, chamadas e testemunhos dos locutores. Soma-se a isso que o meio de comunicação busca atingir um público-alvo mais simples, voltado para classes C e D, que na maioria das vezes utilizam tal canal durante os afazeres diários e trajetos até o trabalho. 

Além disso, a rádio tem um custo menor quando comparado à canais de comunicação como TV e propagandas ao ar livre, tendo um ótimo custo benefício para quem busca expandir seus canais e estar cada vez mais presente na vida do seu público-alvo, além de segmentar seus públicos por meio da programação.

Mas atenção, nem todos os negócios podem funcionar bem na rádio, atualmente vê-se marcas voltadas para serviços automotivos dominando esse canal para disseminar, converter e estarem cada vez mais próximos ao cliente despertando seus sentimentos por meio da audição.

Entretanto, vale ressaltar que a rádio muitas vezes é limitada geograficamente por conta dos sinais transmitidos por suas antenas que muitas vezes não alcançam grandes distâncias. Desse modo, é importante sempre fazer um bom planejamento para entender o que faz mais sentido para o seu modelo de comunicação e para o público-alvo que a sua empresa busca atingir.

Case: Carro Locutor da Ford

Uma das coisas mais atrativas da rádio é o poder de atração da voz durante a locução. Desse modo, a Ford buscou explorar isso colocando seu próprio carro como narrador dos comerciais trazendo a imagem de que o carro era tão tecnológico que até falava.

Logo, com essa campanha publicitária, a Ford conseguiu trazer um posicionamento claro para o lançamento do carro que estava sendo feito e despertando a curiosidade da sua audiência para ver o famoso carro locutor.

Caso queira ver como essa campanha foi desenvolvida, clique aqui.

Fonte: Planet CarsZ

Televisão

A televisão é um dos meios de comunicação que foram mais utilizados nos últimos anos, decorrentes do grande alcance e do resultado que isso pode gerar a curto e médio prazo. Logo, é comum ver grandes marcas anunciando seus produtos e serviços por meio desse canal. Mas infelizmente, esse canal realmente só pode ser explorado por eles.

Muitas vezes uma inserção em um canal de televisão pode ultrapassar da casa das centenas de milhões, principalmente em eventos esportivos e reality shows, isso porque são os eventos que mais concentram audiência altamente segmentada e interessada em consumir aquele conteúdo.

Além disso, a publicidade realizada na televisão, famosos breaks, muitas vezes tem alguma relação com o conteúdo que está sendo transmitido no momento. Desse modo, para ser algo mais tangível, trarei um exemplo aqui, imagine: Está tendo uma final do Brasileirão em um jogo emocionante entre Corinthians e São Paulo, o que faz mais sentido, trazer uma campanha de uma maquiagem da Avon ou de um tênis vendido na Centauro?

Logo, a televisão traz muito disso durante seus breaks, sempre tentando inserir comerciais durante sua programação que façam realmente sentido para o seu público naquele momento. Soma-se a isso que a empresa que contrata o serviço deve ter isso em mente também, tendo em vista que o investimento em campanha publicitária é altíssimo e pode gerar um prejuízo enorme para a empresa.

 

Case: MercadoLivre

O marketplace MercadoLivre criou um comercial icônico na TV brasileira em 2021 que recriava cenas de beijos clássicos da cultura POP, trazendo casais formados por pessoas LGBTQIA+, lançada para o mês do orgulho LGBT. Desse modo, a empresa reforçou o seu posicionamento de marca voltado para diversidade e atendimento para todos os públicos independentemente da orientação sexual ou gênero.

Caso tenha interesse em assistir a esse filme, clique aqui.

Fonte: Mercado Livre

Se você quer entender como atingir o seu público alvo de maneira assertiva, buscando aumentar o seu faturamento e melhorar ainda mais o seu posicionamento de marca por meio de uma comunicação bem estruturada, entre em contato conosco. Clique aqui e agende agora um diagnóstico gratuito.

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