Marketing Sazonal: Estratégias para o Dia das Mães
Estratégias de Marketing Sazonal são usadas para o Dia das Mães que é, depois do Natal, a data comemorativa mais propícia para poder estruturar um bom Plano Estratégico para poder alavancar suas vendas.
O que é Marketing Sazonal?
É difícil imaginar produtos natalinos sendo vendidos na Páscoa, ou produtos de Carnaval sendo vendido na época das Festas de São João.
O Marketing Sazonal é, portanto, uma estratégia utilizada pelas empresas para desenvolver campanhas de marketing que possam aproveitar datas comemorativas, feriados e períodos específicos como final de ano, início de ano letivo, Black Friday.
Sendo assim, se utiliza de estratégias de comunicação, que são adaptadas de acordo com o período em questão. Por isso, é exigida uma campanha própria para o Marketing Sazonal e que não deve ser descartado em seu plano.
Como criar uma campanha de Marketing Sazonal?
Não se pode negar a relevância dessa estratégia para seu negócio. É essencial para poder se aproximar de seu público com um apelo emotivo ao demonstrar sua preocupação em estruturar uma campanha específica para determinada data, além de promover maior fidelização ao longo de todo o ano.
Para saber como fazer, primeiro deve estar claro a imagem que deseja passar de sua marca, assim, podendo escolher as datas que mais fazem sentido de acordo com seus valores e portfólio.
Deve ser adaptada a linguagem em todos os canais da empresa, deve seguir uma comunicação coerente com a empresa e com o feriado. Principalmente, seguindo as estratégias de Marketing Digital.
Definir um cronograma também é muito importante para a organização e planejamento. E por fim, realizar uma mensuração de acordo com os resultados.
Estratégias de Marketing para o Dia das Mães
O Dia das Mães acontece sempre no segundo domingo de maio, sendo nesse ano no dia 14 de maio de 2023. O feriado é um dos mais importantes para as empresas no Brasil. Em 2022, o comércio registrou um crescimento de 18% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Cielo.
Planejamento para o Dia das Mães
A primeira etapa é definir planos estratégicos para essa data. Definir quais produtos você dará destaque, as ofertas de preços.
Faz-se relevante definir um calendário editorial, definir a forma de comunicação e como será produzida e divulgada. Estruturar esse cronograma torna o processo mais sistematizado e organizado.
Outro ponto a se destacar é a responsividade do site considerando a sobrecarga no sistema, desse modo deve haver um bom planejamento com alternativas que possam sanar esses problemas no mobile e desktop.
Contudo, deve ainda, estar atento a logística de entrega até o domingo de Dia das Mães, para que o presente possa chegar no prazo da data comemorativa.
Busque inovar
Não se prenda aos estereótipos da maternidade. Muitas marcas estão presas numa comunicação estatizada de uma mãe que deixa sua vida de lado para cuidar da casa e dos filhos.
A problemática está em que há uma ampla significação de o que é ser “mãe”, rompendo com o conceito obsoleto que muito insistem em comunicar e reproduzir.
A inserção das mulheres no mercado de trabalho possibilitou uma maior independência. Já hoje, as mulheres não deixam de serem quem são por causa da maternidade.
Logo, cabe a essa campanha evidenciar as diversas facetas de o que é ser mãe no cotidiano. Buscar mostrar essa mulher que se complementa com a maternidade e não se torna presa ao termo obsoleto.
Mude sua imagem
A mudança da imagem de acordo com as comemorações, mostra a preocupação em se adaptar e estruturar uma comunicação específica para o evento.
Ou seja, adaptar sua identidade visual nas redes sociais e no layout do site para o Dia das Mães torna sua promoção e propósito mais fácil de ser percebido e assimilado.
Um exemplo é utilizar cores rosa e vermelho que significam o amor. Assim como usar “call to action” que evidenciem sua estratégia para o feriado. Deve estruturar a melhor forma de comunicar visualmente sua participação com o Marketing Sazonal.
Ademais, ressalta a importância da mesma estratégia usada no site e redes sociais, para a loja física, de modo a unificar seus canais midiáticos com a loja física e o e-commerce.
Comunicação efetiva
Assim como em todos os outros casos, para o Marketing Sazonal é mais que essencial um Plano de Comunicação efetivo. É preciso explorar todos os atributos que possam alavancar sua marca frente às outras, assim podendo passar a mensagem correta e coerente com a marca e o Dia das Mães.
Definir o modo como pretende comunicar, quais as mensagens que serão passadas, produzir as postagens para as redes sociais, a comunicação nas lojas físicas, entre outros.
Vale ressaltar que vídeos rápidos são ótimas ferramentas descontraídas e informativas que promovem uma melhor apresentação das ofertas e os valores emocionais que a marca pretende passar nessa data. Parcerias com influenciadores também pode gerar bons resultados.
E-mail marketing
Investir em mensagens pelo e-mail marketing é uma ótima estratégia para conseguir divulgar as promoções que virão devido ao Dia das Mães.
Informar com antecedência prepara e comunica seus clientes sobre as promoções. Sendo uma estratégia que mantém o público atualizado com as novidades.
