Mídia paga: o investimento compensa?

O Ad Age apurou o gasto dos 50 maiores anunciantes publicitários globais em 2024. Juntos, eles destinaram um total impressionante de US$ 291 bilhões à publicidade. Porém, você sabe o porquê empresas como a Amazon e a Loreal seguem investindo tanto em mídia paga? Neste artigo vamos te explicar a estratégia por trás desses investimentos

Mídia OOH Amazon Prime Day

Ação da Amazon Prime Day na Av. Paulista

Uma vez que o preço desse investimento é alto, porque as empresas seguem investindo em anúncios na mídia tradicional?

A razão principal é o fato de que o investimento em mídia não é um gasto; é uma estratégia de construção de confiança.

A exposição gera lembrança de marca, a qual resulta em confiança para o consumidor. Afinal, as pessoas instintivamente confiam mais no que lhes é familiar. Pensando nisso, esse esforço constante em aparecer e ser lembrado cria um sentimento de conforto e segurança no público. Além disso, ele solidifica a marca no “top of mind”, posicionando-a como a escolha preferencial no momento decisivo da compra.

Apesar de exigir um investimento mais elevado, a mídia tradicional, utilizada por empresas que atuam em mercados de consumo com grande escala e produtos de apelo geral, ainda entrega retornos muito relevantes

Um excelente exemplo desse alcance massivo é a mídia OOH (Out of Home), que consiste em toda forma de publicidade exibida em locais públicos. Sua eficácia é comprovada: uma pesquisa realizada pela Meio & Mensagem revelou que cerca de 38,6% dos consumidores afirmaram que a publicidade OOH estimula a compra, além de aumentar significativamente a lembrança de marca.

A configuração atual da mídia

O conceito de “mídia” abrange todos os canais de comunicação para transmitir informações, do outdoor às redes sociais. Contudo, hoje vivemos a era da transmídia, um conceito popularizado por Henry Jenkins. A transmídia é uma narrativa coesa e expansiva onde cada plataforma oferece informações distintas e complementares.

A realidade transmídia impõe uma nova regra: para ser lembrada, a marca não pode mais estar em apenas um lugar, ela precisa ter uma presença em várias plataformas e constante. Sendo assim, torna-se necessário um investimento mais elevado nesse tipo de comunicação.

Resumidamente, hoje em dia consumimos muitas mídias e cada uma delas é diferente, mas de elas ainda sim se interligam.

Como sei em qual tipo de mídia devo investir?

Sua empresa deve realizar esse investimento de maneira a se encaixar com os objetivos da sua empresa – principalmente quem ela quer atingir – e também alinhado com o seu orçamento.

Nesse cenário, as mídias digitais, como as redes sociais, são as mais indicadas para empresas com um público mais específico, justamente pela sua incrível capacidade de segmentação. Por serem altamente precisas, elas permitem atingir uma grande variedade de nichos de maneira personalizada. Já as mídias tradicionais, como a televisão e a OOH (Out of Home), são ideais para gerar alto awareness (conhecimento) e reconhecimento de marca em uma vasta gama da população. Sendo assim, o foco dessas está na quantidade de pessoas alcançadas, e não tanto na especificidade do público.

Se você busca alavancar a comunicação da sua empresa, mas se sente perdido em meio a tantas oportunidades e canais, a Marketing Júnior USP pode te ajudar. Nosso plano de marketing digital te indica as estratégias mais assertivas para se comunicar com o seu público eficientemente. Agende seu diagnóstico gratuito e impulsione sua empresa!

Comentários