Intitulado como uma das épocas de maior movimentação econômica, o Natal é sempre uma data que cria muitas expectativas em comerciantes de todo o Brasil. Antes mesmo da comemoração, os preparativos já são inúmeros. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a projeção é de que o crescimento no comércio varejista de SP seja 5% maior do que em relação ao ano anterior, movimentando mais de R$ 91 bilhões na cidade.

Pensando em toda essa movimentação, vamos conversar sobre alguns dos preparativos que sua loja pode ter para vender muito nesse natal!  

Conheça o público que irá a sua loja na época do Natal

Antes de falar sobre demais aspectos é necessário entender o público que vai às compras nesse período, em especial aqueles que adentrarão em sua loja. Muitas vezes eles não estão familiarizados com o tipo de presente que estão buscando, isto é, às vezes um homem está buscando por uma roupa para presentear sua esposa, mas não sabe por onde começar, ou uma avó que quer comprar um celular para o seu neto, mas não compreende muito bem de tecnologia. 

Pensando nisso, desenvolva uma comunicação que também seja capaz de englobar esse grupo de pessoas. Crie sugestões de presentes e kits e treine funcionários para que eles estejam preparados para a situação. 

Planejamento e estratégia 

A data é marcada pelo encontro da família e amigos, com fartura de comidas e presentes. É uma oportunidade única no ano para fidelizar clientes e até conquistar alguns novos. 

Trabalhe com a emoção do período natalino, assim como a Coca-Cola faz muito bem. Pense nos produtos que você irá colocar em promoção e como estão os seus preços e o estoque, faça uma análise de anos anteriores para identificar o que mais foi vendido.

Junto a isso, faça um cronograma com as ações que serão realizadas a cada semana ou dia, fazendo os ajustes necessários para cada data, pensando em aspectos que vão desde a venda até a logística. 

Além de ter em mente o aumento das vendas, pense em demais aspectos que sua loja pode alcançar diante da data comemorativa. Você pode definir objetivos conectados à promoção da consciência da sua marca, além de aumentar a taxa de fidelidade dos consumidores da região. 

Comunique sua ações de Natal

Ao abaixar o preço de produtos e personalizar experiências, é necessário comunicar o consumidor, afinal, o esforço realizado deve ser notado. Desenvolva campanhas de marketing nas mídias sociais, convide seu público para conhecer a sua loja. 

O investimento em links patrocinados pode ser uma alternativa potencializadora quando bem utilizado. Ademais, caso sua loja esteja presente em marketplaces, participe de promoções ofertadas, isso pode colaborar para maior alcance de sua página. 

Para aumentar o engajamento, você pode recorrer a alternativas como a realização de sorteios ou concursos. A alternativa não deve ser trabalhada isoladamente como o único meio de movimentar sua páginas, mas sim como parte de uma estratégia maior. Para isso, é essencial possuir conhecimentos básicos sobre marketing e demais aspectos importantes do negócio. 

Prepare o ambiente

Pensando em todas as emoções compartilhadas na data, prepare o ambiente da sua loja, seja ela física ou não, para receber o público. No caso de lojas virtuais, crie seções exclusivas de itens natalinos, selos de “mais vendidos” e o uso de cores e detalhes que remetem ao período. 

Quando pensar na recepção do público em lojas físicas, invista na experiência completa, pensando nos 5 sentidos do seu público, isto é, utilize fatores sensoriais para criar estímulos. Audição, olfato, tato, paladar e visão podem ser trabalhados de modo que gerem experiências diferenciadas para o público. Pense em uma música agradável para o ambiente, decorações, cheiros personalizados e demais ações que podem instigar o público. 

Se possível, crie vitrines com identidade própria e detalhes natalinos. Utilize de emoções e elementos decorativos que se conectem com o que é vendido pela loja, pensando também na iluminação do local. 

Fique atento aos detalhes

Ofereça embalagens para presente, muitas das pessoas, ao deixar para última hora, enxergam a ação de embalar como uma gentileza. Busque por papéis diversos e de tamanhos diferentes, lembrando de possuir demais acessórios como laços e fita. 

Ademais, pense nas opções de pagamento que sua loja está ofertando. Somente em seu primeiro ano de uso o PIX já se tornou um dos métodos de pagamento mais populares em uso, ultrapassando o uso de boletos, TEDs, DOCs e cheques. Contudo, muitas lojas ainda não trabalham com o método por conta do receio com a tecnologia. De todo modo, vale a reflexão sobre os meios de pagamento oferecidos pela sua empresa, em especial sobre as condições de parcelamento e descontos em pagamentos à vista. 

O natal vai muito além de um período movimentado no comércio, sendo celebrado com muita emoção. Busque um diferencial para sua loja e invista nele!
Claro, também é necessário pensar que após a data o ano entra em sua fase de encerramento, já exigindo um planejamento para 2022. A Marketing Júnior deseja que suas vendas de natal sejam um verdadeiro sucesso! Ficamos à disposição para ajudar sua empresa a crescer ainda mais nesse novo ano! 

 

Comentários