Tráfego pago

O impacto do tráfego pago: o caso 99Food e Keeta

O QUE É TRÁFEGO PAGO?

Muitas empresas utilizam o tráfego pago para impulsionar suas campanhas. Por meio dele, são criados anúncios patrocinados, que têm sua exibição favorecida nas páginas de pesquisa.

Empresas como Keeta e 99Food fazem uso dessa forma de tráfego, no intuito de garantirem maior assertividade de seus anúncios. Entretanto, podem enfrentar alguns obstáculos concorrenciais no percurso, como veremos a seguir.

Algumas plataformas, como o Google Ads, realizam o gerenciamento de campanhas das empresas. Para isso, é paga uma taxa diária à plataforma, o que faz com que ela coloque o anúncio da empresa em questão em posição de destaque.

Além disso, há fatores que são direcionados previamente para garantir que a campanha alcance, de fato, consumidores potenciais. Dentre eles, destacam-se os dados demográficos, o comportamento do consumidor online e as palavras-chave às quais o anúncio será direcionado.

VANTAGENS DO TRÁFEGO PAGO

O tráfego pago gera grandes vantagens às empresas que o utilizam. Por segmentar o público, ele permite que os leads advindos da campanha sejam mais qualificados e assertivos para a marca. Desse modo, a chance de um visitante da página ser convertido em um cliente da marca aumenta consideravelmente.

Ademais, esse tipo de tráfego permite um tempo de resultado muito menor do que o tráfego orgânico. Tráfego orgânico é quando as pessoas acessam as campanhas de forma espontânea, sem a necessidade de anúncios patrocinados. Enquanto o tráfego orgânico demora para trazer resultados, o tráfego pago permite que a campanha tenha várias impressões, cliques e conversões em apenas algumas horas. Tudo depende do quanto é investido!

DESVANTAGENS DO TRÁFEGO PAGO

Apesar de ser vantajoso em alguns aspectos, o tráfego pago também traz consigo algumas desvantagens. Um exemplo é o fato dele precisar de um bom investimento para trazer grandes retornos. Diferentemente da mídia orgânica, que é gratuita, a mídia paga precisa de investimento constante e progressivo para gerar conversões.

Além disso, o tráfego pago é interrompido por completo a partir do momento em que o investimento termina. Isso faz com que as campanhas parem de rodar e, consequentemente, não atinjam os telespectadores. Já o tráfego orgânico, independentemente de investimento, continua rodando, fazendo com que ele seja mais estável a longo prazo.

ESTUDO DE CASO: KEETA E 99FOOD

O tráfego pago, apesar de trazer muitos benefícios aos seus usuários, pode gerar concorrência desleal. Esse é o caso das empresas de delivery Keeta e 99Food.

A 99Food, em Novembro de 2025, foi julgada pelo Tribunal de Justiça e obrigada a pagar R$100 mil reais à 99Food. Isso porque, em seu tráfego pago, a plataforma comprou o uso da palavra-chave “Keeta”. Dessa forma, todos os consumidores que estivessem buscando pelos anúncios da Keeta foram direcionados diretamente para sua concorrente, deixando os anúncios da empresa para baixo.

Devido à esse aproveitamento da 99Food, a Keeta perdeu muitos visitantes potenciais que buscavam seus anúncios e poderiam se tornar leads qualificados. Uma vez que os cliques e as conversões que supostamente iriam para a Keeta são perdidos por uma infração cometida pela concorrência, o tráfego pago, que pode beneficiar tanto o marketing das empresas, se torna muito prejudicial.

Por conta disso, o magistrado julgou a atitude da 99Food como aproveitamento parasitário do poder atrativo da marca alheia, e gerou uma indenização. Até o momento, a 99Food pretende recorrer.

Quer saber mais sobre como utilizar o tráfego pago para impulsionar as campanhas da sua empresa?

Entre em contato com a Marketing Júnior USP e obtenha insights incríveis!

Comentários