A novela Pantanal lançou em março deste ano, mas ela vem fazendo sucesso antes mesmo da sua estreia.
O remake da Globo vem batendo recordes de audiência para a emissora e sendo assunto dentro e fora das telas.
Qual o motivo do sucesso? Continue lendo para entender como que a Globo vem recuperando seu prestígio em relação às novelas através de Pantanal.
Novela
Pantanal foi uma novela exibida pela primeira vez na década de 90 na extinta TV Manchete e que recentemente ganhou refilmagem pela TV Globo.
A trama revolucionou a teledramaturgia brasileira pela forma de gravação, no próprio Pantanal.
E pela forma de condução do enredo, dividido em duas fases, de forma “mais lenta” comparada com outras produções.
Hoje a novela das 21h ultrapassa a média dos 30 pontos no IBOPE, medida que acompanha a audiência dos programas de televisão.
Alinhando mídias online e off-line, a TV Globo mantém a sua relevância nos lares brasileiros e faz história com o remake da novela.
Você conhece o que é Marketing de Nostalgia?
Sabe aquela sensação/sentimento que você sente ao ligar a televisão e se depara com aquele desenho animado que você assistia quando era criança?
Ou quando você encontra um objeto ou música antiga que o faz lembrar de momentos passados?
Este sentimento se chama nostalgia, aquelas boas memórias que despertam a vontade de viver aquilo novamente, mesmo que por poucos instantes.
Agora que você sabe o que é este sentimento, Marketing de Nostalgia é, portanto, desenvolver estratégias para despertar nos consumidores esta sensação.
Através de temas, produtos ou serviços que estimule o público-alvo a matar a saudade comprando o que você está ofertando.
É importante considerar nesta estratégia a certeza que a sua campanha não irá trazer nenhuma memória ruim.
Ou seja, é preciso analisar bem quais elementos será utilizado para despertar boas memórias e emoções.

Fonte: Twitter Globo
A estratégia da TV Globo
É muito mais fácil se sentir confortável ao escolher algo em que confia ou que sabe a qualidade, correto? Por isso é mais fácil para a emissora conquistar a confiança dos telespectadores para acompanhar o remake.
Afinal, em um mundo de incertezas, acompanhar um programa ou novela que já é conhecida, torna a experiência mais confortável e faz com que o público se sinta bem.
“Pantanal acessou a memória afetiva daqueles que viram a versão original, e despertou a curiosidade de quem só tinha ouvido falar dessa ‘lenda’ da teledramaturgia brasileira” – Colunista Chico Barney
Portanto, a emissora aproveitou da nostalgia para lançar a nova versão da novela, mas investiu para que as novas gerações se interessassem pela produção.
Pantanal pelas mídias
A TV Globo aproveitou outros programas e atrações da casa para divulgar sobre a novela, antes mesmo dela começar.
Com reportagem do Fantástico sobre o bioma Pantanal ou estreia antecipada para os participantes do Big Brother Brasil 22, que gerou curiosidade e expectativa em cima do remake.
“Pantanal é o maior lançamento do ano da TV Globo e tem a maior campanha de novela das 21h já feita na história do canal, com 37 peças promocionais diferentes na programação” – Leonora Bardini, diretora de programação e marketing da TV Globo.
A expectativa sobre a novela levou diversas marcas a comprarem pacotes publicitários para o período de exibição, como, por exemplo, a Casas Bahia.
A empresa incluiu diferentes ativações de marca que vão de product placement, que nada mais é que a introdução natural da marca em cenas exibidas na novela.
Além de publicidades nos intervalos que interagem diretamente com as cenas expostas em Pantanal. Confira aqui!
A novela chegou também nos festivais de músicas, como o Lollapalooza. Onde a TV Globo preparou um ambiente temático de Pantanal.
O evento contava com mais de 300 mil pessoas, sendo 75,6% dos presentes jovens de 18 a 29 anos. O que demonstra os esforços da emissora em cativar o público que não assistiu a primeira versão da novela.
Assim como a utilização de influencers e demais celebridades para trazer credibilidade, além da associação secundária com a produção que estava sendo feita.
Conclusão
A nostalgia pode ser uma ferramenta incrível para criar produtos, serviços ou campanhas. Ela pode gerar alto engajamento ao despertar sentimentos bons ao seu público-alvo.
Alinhado com estratégias de omnichannel que utiliza e interliga diferentes canais de comunicação, estreitando a relação entre online e off-line, aprimorando assim a experiência do cliente.
A TV Globo conseguiu, alinhado com uma produção de qualidade, aumentar a audiência no horário nobre e alcançar diferentes públicos que assistiram ou não a primeira produção de Pantanal.
Gostou do conteúdo? Navegue pelo blog para conhecer outros cases de sucesso ou nos contate!

