Em 2025, o Datafolha revelou os resultados da 35ª edição da pesquisa Top of Mind Brasil. Mais que um ranking, o estudo revela o comportamento do consumidor e as estratégias para fixar sua marca na mente das pessoas. Nesse artigo, vamos desvendar o que torna marcas memoráveis e como entender o público pode alavancar sua empresa.
A premiação é abrangente, cobrindo categorias conceituais como “Top do Top” e “Preservação do Meio Ambiente”. Além disso, inclui segmentações clássicas de mercado: “Finanças”, “Saúde”, “Higiene e Beleza” e “Representa o Brasil”. Ao todo, são 75 prêmios distribuídos em subcategorias específicas, como “Plano de Saúde” e “Cartão de Crédito”.

Troféu “Top of Mind”
Top do Top: O Poder da Conexão para Marcas
Nike e OMO levaram a categoria, sendo as marcas mais lembradas pelos brasileiros sem especificação de setor. Curiosamente, a Nike não é a que mais investe em anúncios, nem a OMO recebe o maior aporte da Unilever. Então, qual é o segredo para se fixarem na mente dos consumidores? A resposta é simples: elas entenderam que é preciso escutar e criar uma conexão genuína.
A Nike percebeu a mudança do mercado, onde seu novo público demanda inclusão. A empresa uniu diversidade e seu DNA em campanhas, permitindo que o público se veja refletido em seus produtos. Isso faz com que o consumidor vá para além da compra, criando uma relação duradoura com a marca.
Já a OMO domina a arte de cativar o público já consolidado, enquanto instiga os jovens. Para isso, utiliza slogans antigos e nostalgia para se posicionar como a marca que sempre esteve e sempre estará ao lado do consumidor.
Preservação do Meio Ambiente: O Valor do Posicionamento de Marca
Em um cenário de conscientização global, o engajamento com pautas ambientais é crescente. Natura e Ypê souberam articular esses novos ideais para vencerem a categoria “Preservação do Meio Ambiente”. Ao se posicionarem claramente sobre esses temas e demonstrarem iniciativas e resultados concretos, elas se aproximam de um público que valoriza a empresa para além do produto.
Esse grupo toma decisões de compra com base nos valores da empresa, criando um relacionamento que os transforma em “pregadores da marca”. Para além de comprar, eles compartilham a mensagem, atuando como uma publicidade de alta confiabilidade e baixo custo. Essa é a prova de que, além de entender o consumidor, é essencial não ter medo de se posicionar e agir ativamente, visando uma conexão sólida.
Com essas marcas aprendemos que é de extrema importância compreender o público-alvo da sua empresa e, principalmente, centralizar a estratégia em um perfil de cliente bem definido. É o foco no consumidor que torna as marcas verdadeiramente memoráveis e impulsiona o crescimento.
Se você não sabe por onde começar a entender seu cliente, a nossa pesquisa de mercado é a solução ideal. Desenvolvida para fornecer uma compreensão do seu público, ela capacita você a tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.
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