Universo de marca: como vender mais que um produto

O comportamento do consumidor está sempre se renovando e algo que foi ficando claro é que na hora da tomada de decisão, o preço está cada vez mais em segundo plano se comparado à experiência de compra ou sentimento que ela ou a marca fizeram o cliente sentir. O consumidor de hoje quer ser inserido em um universo da marca, ele compra muitas vezes por afeto, e recompra ou não, devido a experiência que teve. Com base nisso, é essencial que as marcas busquem cada vez mais estimular algum sentimento ou estilo de vida que faça sentido com o que ela vende, para encantar o seu consumidor, vendendo além do seu produto. 

Mas o que é exatamente um Universo de marca e qual a sua importância?

 O Universo de marca são todos os elementos que compõem uma marca, sejam aspectos como identidade visual, MVV, tipografia à personalidade e voz de marca, além disso, ele carrega uma carga emocional, também representando aspectos humanizados da marca, como sentimentos e sensações. Portanto, é tudo aquilo que abrange o setor e principalmente a personalidade que uma marca adere. Essas características são essenciais de serem bem estabelecidas, para que a partir delas, sejam associados na mente do consumidor  sentimentos e sensações ao pensar na marca, fazendo com que ela tenha uma presença forte e se destaque perante aos seus concorrentes.

 

 

Como eu posso construir um bom Universo para a minha marca?

Primeiro, você deve entender as necessidades, qual o estilo de vida e procurar as principais características do seu público-alvo e identificar aquelas que se relacionem com a sua empresa. Depois, você deve decidir a missão, visão e valores da marca, pois, as estratégias e posicionamento serão baseados nesses tópicos.

Para a parte da comunicação, é interessante que  não só mostrar o produto, mas também outros elementos desse universo, com dicas práticas e sensações que se relacionem ao produto, se inserindo de uma forma orgânica na rotina dos clientes, mostrando que a relação vai além da venda do produto e assim, agregando valor a sua marca, isso tudo  irá fazer com que se crie uma conexão genuína com o seu público, e como consequência, que ele não se importe com preço ou concorrentes e seja fiel a sua empresa.

 

Como eu posso metrificar essa estratégia?

Alguns aspectos como reconhecimento de marca, lealdade do consumidor e um bom engajamento nas redes sociais, que pode ser analisado com a ajuda de ferramentas das próprias redes e do Google Analytics, são bons medidores para comprovar que a sua marca tem um bom e estabelecido universo de marca.

 

Conclusão 

Estabelecer um bom universo de marca, vendendo mais do que um produto ou serviço, mas sentimentos e experiências incríveis e completas aos seus consumidores, vai destacar e diferenciar a sua marca no mercado, além de criar conexões genuínas com o seu público.

Bons exemplos de marcas que souberam fazer isso muito bem, são: a Nike, que vende muito mais que artigos esportivos, mas um lifestyle de saudabilidade e vida ativa; a Apple, que não só vende celulares e eletroeletrônicos, mas sim estética e inovação e; a Coca-Cola, que não só vende bebidas, mas sim bons momentos na companhia de pessoas queridas. 

 

Comentários