post it colorido

Imagina criar um negócio, investir tempo e dinheiro e descobrir que o seu produto ou serviço está ultrapassado…

Quando o assunto é marketing, precisamos sempre estar atualizados e antenados em certas tendências, ou seja, saber o que está acontecendo e o que acontecerá no futuro dos negócios é fundamental.

Essa atualização é baseada em pesquisas que contribuem não só para o avanço de desenvolvimento, mas também para auxiliar na criação de vantagens sobre concorrentes.

O que é uma pesquisa de mercado?

A área de pesquisa de marketing é então o elo de comunicação da empresa com o consumidor e o ambiente em que se insere. Ela é o meio pelo qual a empresa gera, transmite e intercepta informações sobre o consumidor, relacionadas ao sucesso das estratégias de marketing da empresa.

As pesquisas de tendência de consumo podem ser consideradas um dos maiores métodos adotados pelas empresas na solução de problemas. A Macroplan, apresentou através de um artigo, algumas tendências de consumo para os próximos 20 anos, levando em consideração fatores econômicos, sociais e demográficos.

Quer saber qual a tendência dos seus clientes? Clique aqui e descubra como alavancar suas vendas!

Quais são essas futuras formas de consumo?

pessoas grupo

As 10 principais formas de consumo que você deve se atentar quando for estruturar novos produtos e serviços para a sua empresa são:

1) Consumo exigente, que consiste em uma maior exigência por qualidade por parte do público, assim como, por certificações – Os clientes procuram produtos que duram mais por um preço cada vez mais baixo. A entrega de qualidade é um grande diferencial em alguns setores, que pode ser a diferença entre comprar o seu produto ou do concorrente.

2) Consumo +60: O aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos vem crescendo ao longo do desenvolvimento demográfico. A venda para aqueles que se preocupam com a saúde, ou mesmo com +60 anos estão conectados a aparelhos eletrônicos pode ser a chave de sucesso para empresas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

3) Consumo saudável: A valorização da saúde nas decisões de consumo vem se torando uma exigência e uma demanda excepcional de clientes interessados em produtos naturais, orgânicos e integrais. Criar produtos que fogem da ideia de gordura, ou que estejam associados a um estilo de vida melhor são cada vez mais procurados.

4) Consumo responsável: Como consequência do aumento da conscientização socioambiental, o consumidor tem se mostrado cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e com a responsabilidade social e ambiental de produtos, empresas e instituições.

5) Consumo online com o aumento das transações comerciais utilizando a Internet e a expansão de lojas virtuais e aplicativos que possibilitam a compra e a venda de produtos.

Qual dessas tendências devo me preocupar mais?

Trabalho Equipe Escritório

Para saber com qual tipo de consumo você deve se preocupar, é preciso que você conheça a sua empresa e o seu mercado! Realizar uma gestão estratégica é fundamental para saber os seus diferenciais e como o seu negócio pode gerar mais vendas que os seus concorrentes.

-> Entenda o seu negócio: para usar as tendências, você precisa entender em qual mercado você se encontra e onde essas tendências podem se aplicar no seu negócio.

-> Busque oportunidades: as tendências são informações que poderão ser observadas a longo prazo. Então, use essas informações para pensar novas alternativas para o seu negócio, ou até para pensar um negócio diferente do seu.

-> Aplique, e fique atento: as tendências são mutáveis e elas tendem a mudar, surgir e desaparecer rapidamente. Então, se alguma tendência for aplicável no seu negócio, aplique o quanto antes e observe seus resultados. Se a estratégia pensada tiver algum efeito positivo, invista nela. Do contrário, desista e estude uma outra oportunidade.

vinni

( 1 ) COMMENT

Comentários