O que é uma pesquisa?

Para uma empresa realizar tomadas de decisão, é preciso utilizar informações relevantes e atualizadas sobre o seu mercado de atuação, clientes, praça, promoção, produto, preço, entre outros fatores que possam influência em seus objetivos.

Quando gestores decidem qual caminho seguir, essas informações devem ser relevantes o suficiente para guia-los a adotar o melhor caminho possível para suas empresas.

Desta forma, para se obter essas informações é necessário realizar uma pesquisa de mercado, a qual pode ser considerada o elo de comunicação da empresa com o consumidor e o ambiente em que se insere.

Ela é o meio pelo qual a empresa gera, transmite e intercepta informações sobre o consumidor, relacionadas ao sucesso das estratégias de marketing da empresa. Sendo que, essa pesquisa pode ser caracterizada em qualitativa e quantitativa.

Para entender mais sobre o que é uma pesquisa e como ela pode influenciar o seu negócio, leia também: “Afinal, o que é pesquisa de marketing? Como usar na empresa?

O que é uma pesquisa quantitativa?

Uma pesquisa quantitativa, ou conclusiva, é aquela que busca quantificar informações que gerem insumos para uma tomada de decisão.

Esse tipo de pesquisa disponibiliza informações numéricas sobre o comportamento do consumidor, realidade do mercado e permite resolver um problema bem definido pelos pesquisadores.

Neste caso, o número de respondentes é maior do que o de uma pesquisa qualitativa e essa amostra deve representar toda a população que se desejar entender o comportamento.

Como a pesquisa quantitativa tem o objetivo de concluir e descrever o mercado, a sua aplicação é realizada por meio de um questionário padrão.

Esse questionário deve ter suas perguntas fixas e apresentar suas respostas completas. Diferente da pesquisa qualitativa, o qual permite que o pesquisador tenha uma conversa aprofundada com o respondente.

Além de conclusiva descritiva, a pesquisa quantitativa também pode ser chamada de longitudinal, causal ou múltipla. Sendo que os seus modelos de aplicação devem ser utilizados de acordo com a necessidade do seu negócio.

Quando usar uma pesquisa quantitativa?

Diferente da pesquisa qualitativa que ajuda os pesquisadores a entenderem qual é o problema de uma instituição, a pesquisa quantitativa tem o intuito levantar dados que auxiliem gestores a tomarem uma decisão que contorne esse problema.

De acordo com Malhotra (2011), em seu livro “Pesquisa de Marketing Uma orientação aplicada”,

“O método de levantamento para a obtenção de informações envolve um questionário estruturado que os entrevistadores devem responder. Assim, esse método se baseia no interrogatório dos participantes, aos quais se fazem várias perguntas sobre o seu comportamento, intenções, atitudes, consciência, motivações e características demográficas e de destilo de vida.”

Sendo assim, esse tipo de pesquisa deve ser aplicado para:

  • Descrever as características de grupos relevantes.
  • Estimar a porcentagem em uma população que exibe determinado comportamento.
  • Determinar avaliação e características de produtos e serviços.
  • Entender o quanto variáveis macro ambientais interferem nas variáveis de marketing.
  • Fazer previsões específicas sobre determinados assuntos.

Em outras palavras, a pesquisa quantitativa deve ser utilizada para comprovar uma hipótese, garantindo que o tomar de decisão chegue o mais próximo da “verdade”.

Como aplicar uma pesquisa quantitativa?

Por conta do desenvolvimento da tecnologia e meios de comunicação, uma pesquisa quantitativa pode ser aplicada de diversas formas. Sendo possível aplica-la tanto presencialmente, quanto por meios não presenciais.

O grande diferencial da pesquisa quantitativa é a possibilidade de mensuração e tabulação de dados. Além disso, as perguntas podem ser múltipla escolha, dicotômicas, por matriz, ranking ou abertas (dependendo de qual fase do questionário que o respondente se encontra).

Alguns dos principais modelos de aplicação de uma pesquisa exploratória são:

  • Entrevista presencial residencial;
  • Entrevista presencial em locais públicos;
  • Entrevista por telefone;
  • Entrevista por painéis online.

Dependendo do conteúdo abordado na pesquisa e o seu tempo de duração, cada um dos métodos de aplicação apresenta suas vantagens e desvantagens.

Por exemplo, ao se aplicar uma pesquisa muito longa, talvez a melhor alternativa seja realiza-las presencialmente na residência do respondente.

Entretanto, caso essa pesquisa aborde um assunto um pouco mais íntimo ou que venha a causar um constrangimento, o melhor método para aplica-la venha ser a entrevista por painéis online, na qual o respondente está sozinho.

A partir do que se quer descobrir, é montado um questionário com as questões mais adequadas para cada problema e modo de aplicação. Desta forma, com os dados coletados, é possível montar direcionamentos que são fundamentais para a estratégia do seu negócio.

vinni

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