Como adaptar sua estratégia de marketing aos novos hábitos do consumidor com os 8Ps do Marketing?
O Marketing evoluiu, trazendo novas realidades para as marcas no mundo todo, e o Marketing Digital foi um dos grandes precursores dessa evolução, trazendo os 8Ps consigo. Os negócios vivem em uma curva exponencial, na qual as mudanças são imprevisíveis e, portanto, o cenário se torna caótico.
Agora, com a ascensão do mundo digital, o consumidor é muito mais informado, toma decisões rápidas e exige muito mais que as marcas atendam às suas preferências, dificultando o processo de fidelização. Além disso, também se estabelece uma interação digital multicanal, em que estão presentes em vários ambientes diferentes, tanto físicos quanto digitais, incitando uma abordagem omnichannel dos negócios.

Frente a essas novas perspectivas, é necessário, cada vez mais, deixar de lado estratégias tradicionais e se adaptar ao que realmente será efetivo para o novo consumidor. E uma das principais atualizações se dá na passagem dos 4Ps para os 8Ps do Marketing.
A inclusão de mais 4 conceitos (Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance) aos clássicos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), é uma forma de lapidar o desenvolvimento moderno das marcas em prol de criar relacionamentos bem estabelecidos, otimizar tarefas para melhor desempenho, transmitir uma mensagem clara para a mente dos clientes e tomar decisões objetivas e assertivas baseando-se em dados concretos.
A seguir, vamos abordar os principais aspectos de todos os 8Ps e relacioná-los com as novas perspectivas de negócio.
Produto
O Produto vai muito além dos bens físicos, pois também podem ser serviços e até experiências. Além disso, o Marketing Digital contribuiu diversificando ainda mais essas categorias ao implementar produtos que podem ser usufruídos de forma totalmente online, como serviços de streaming, por exemplo.
Nesse ambiente, é possível inovar e otimizar continuamente os produtos ao facilitar o recebimento de feedbacks e testes A/B em tempo real.
A possibilidade de melhorias contínuas e rápidas é um fator crucial para estar sempre alinhado com as expectativas do seu público quanto ao produto, transmitindo clareza sobre o que ele representa e construindo um ótimo brand equity ao agregar valor ao que está sendo ofertado.
Preço
Quando pensamos em preço, pensamos no valor monetário atribuído a um produto, no entanto, dentro desse conceito, também há o valor percebido pelo cliente, que impacta diretamente em quanto será cobrado monetariamente do cliente.
A partir do valor percebido pelo cliente que vamos entender o quanto ele está disposto a pagar pelo produto. Portanto, se os benefícios agregados ao produto forem maiores que os custos que o cliente terá, é possível que o cliente tenha a percepção de um produto superior e ficar disposto a pagar um valor mais alto pelo produto.
Praça
A Praça diz respeito a como o produto será distribuído. Quais serão os canais de distribuição? Como posso otimizar a logística para chegar mais rápido ao consumidor? Essas são algumas das perguntas que podem ser feitas para entender e definir qual será o melhor planejamento de distribuição.
É muito importante estar presente em canais físicos, mas devido ao novo consumidor, é imprescindível, também, estar presente nos canais digitais, dos quais cobrem grande parte dos pontos de contato com os clientes na atualidade.
Além disso, fornecer uma ótima experiência de logística ao consumidor também é um ponto relevante. Garantir entregas rápidas, rastreamento eficaz, facilidade e acessibilidade de compra e rápido contato com o suporte do canal são algumas formas de garantir essa proeza.
Promoção
Uma relação errática que assimilam ao pensar em promoção, é atribuir a ideia de oferecer ofertas promocionais no ponto de venda, porém, quando tratamos desse conceito dentro dos 4Ps, nos referimos ao ato de “promover”, ou seja, comunicar o produto e a marca às pessoas.
O Marketing Digital viabilizou formas de comunicação mais baratas, a partir do tráfego pago, como Google Ads e Meta Ads, mas também há como fazer de graça, utilizando o tráfego orgânico, como postagens no Instagram utilizando Hashtags como forma de se posicionar com SEO.
O tom de voz na comunicação deve estar sempre alinhado à identidade da marca e ao seu público-alvo, de forma a engajar quem realmente é relevante para o negócio.
Pessoas – 8Ps
O P de Pessoas é a primeira adição dos novos 8Ps estabelecidos, do qual busca ampliar a visão do negócio considerando todos os seres humanos envolvidos nele, ou seja, vamos entender as motivações, dores e desejos tanto dos funcionários, quanto dos clientes.
Saber como as pessoas enxergam a marca, quais suas expectativas sobre ela e quais sentimentos às evocam é crucial para desenvolver boas segmentações de personas para a marca, facilitando o trabalho de desenvolver abordagens diferentes para os diversos perfis que serão atendidos.
Criar uma boa cultura interna com os funcionários, onde há interação constante, corrobora para uma equipe engajada, enquanto garantir um atendimento humanizado, visando empatia e honestidade, impacta diretamente na percepção do cliente em relação ao seu negócio.
Processos – 8Ps
Otimizar os Processos é crucial para obter um melhor desempenho. Ter controle de como o produto é feito, como o conteúdo das comunicações é entregue e como o cliente é atendido, facilita na identificação de problemas e atrasos de execução e a como realizar melhorias nos procedimentos.
Há ferramentas que colaboram para que haja economia de tempo e recursos, e ao mesmo tempo, proporcionam uma padronização na qualidade de entrega ao cliente: sistemas de CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), automação de e-mails e softwares de gestão de projetos são algumas delas.
Posicionamento – 8Ps
No contexto dos 8Ps, o posicionamento também é conhecido como Palpabilidade, que diz respeito a nada menos do que a identidade da marca no mercado.
O posicionamento da marca é o que a diferencia das demais no âmbito geral, ele é um dos principais fatores que o cliente considerará ao querer realizar uma compra. No entanto, o posicionamento não diz respeito ao que você diz sobre a marca, mas sim ao que as pessoas entendem dela.
É necessário que todas as características da marca estejam alinhadas a esse conceito, desde o tom de voz, até a identidade visual, de forma a transmitir uma comunicação clara dos objetivos do negócio e tornar sua marca única frente à concorrência.
Performance – 8Ps
Por fim, a Performance é a etapa onde serão analisados todos os resultados obtidos frente aos investimentos em comunicação, distribuição, atendimento, etc.
Para isso, é necessário definir KPIs (Indicadores-chave de desempenho) claros, como taxa de conversão, de engajamento e ROI (Retorno sobre investimento).
O conjunto de dados coletados lhe ajudará a realizar ajustes rápidos necessários ao longo do tempo, tomar decisões baseadas em fatos concretos e aprender continuamente de acordo com a consistência e constância dos testes e correções.
Como posso utilizar os 8Ps?
Como pudemos ver, os 8Ps ajudam a adaptar a visão atual dos negócios de acordo com o cenário digital e os novos comportamentos do consumidor, o que os torna essenciais para o desenvolvimento de marcas eficazes no contexto moderno.
Além disso, os novos conceitos apresentados se integram diretamente com os clássicos 4Ps, como, por exemplo, o produto se integrando com posicionamento e processos, pois não adianta ter um bom produto sem um posicionamento claro ou processos eficientes.
As pessoas também precisam estar sempre no centro da estratégia, os clientes e a equipe são imprescindíveis na hora de se obter sucesso em qualquer ação. Ademais, estar sempre adaptando as estratégias ao novo mundo digital e mensurar os resultados em prol de tomar decisões consistentes também ajuda a melhorar e manter o negócio vivo.
Com certeza, se você já tem um negócio, já deve ter considerado o tradicional conceito dos 4Ps, mas você certamente terá muito mais desempenho em todos os âmbitos dele se levar em conta a estratégia dos 8Ps, principalmente em relação ao que se trata de adaptação aos novos paradigmas do consumidor. Então não hesite em revisar os seus Ps atuais e aplique já esse novo conceito no seu negócio!

