O mundo está cada vez mais competitivo e o mercado se reinventa constantemente. Logo, ter um produto bom e inovador, com preço competitivo e exposto ao cliente não é mais o suficiente para manter-se competitivo.

A Promoção, portanto, aplicado de forma eficaz, pode levar a aumentar as suas vendas através da divulgação e comunicação dos seus produtos, serviços e principalmente a sua marca.

Assim, colocar a sua marca no mercado não é sair divulgando e vendendo seus produtos sem um planejamento prévio, deve ser estruturada uma estratégia a partir do seu público-alvo, com um objetivo definido e um bom posicionamento de mercado.

Ficou curioso para saber como promover seus produtos, serviços e marca? Este artigo irá explicar o que é Promoção e como pode impactar positivamente no seu desempenho.

O que é Promoção?

Muito além de oferecer descontos. A Promoção tem o objetivo de fornecer informações para os clientes e consumidores, para assim aumentar a sua procura, diferenciar seus produtos ou serviços da concorrência e incrementar o valor do que você oferta.

E tem mais, essa variável é responsável por comunicar sobre a sua marca ao público-alvo, despertando assim o interesse e a expectativa sobre os diferenciais que são prometidos nas comunicações.

Por isso as estratégias de Promoção devem estar bem alinhadas com o produto e serviço, pois ao ser consumido e não atender ou superar as expectativas, o cliente pode ficar insatisfeito.

Ferramentas de Promoção

Portanto, a Promoção refere-se às estratégias voltadas em estimular a demanda pelos produtos e serviços ofertados por você ao público-alvo, através de:

  • Propagandas, que é um anúncio dos seus produtos, serviços ou instituição, veiculado nos meios de comunicação durante determinado tempo e pagos pela empresa ou doações;
  • Promoção de vendas, estimulo dentro e fora da mídia, aplicada em um período curto de tempo para o consumidor ou cliente, com o objetivo de aumentar a demanda ou venda de um produto, ou seja, oferecer descontos, promoções ou brindes;
  • Relações públicas, é nada mais que o desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa na construção de uma boa imagem corporativa e administrar as histórias ou eventos desfavoráveis contra a sua marca;
  • Força de vendas, eficaz em certos estágios do processo de compra, visto que envolvem interações pessoais com o cliente, de modo que possa observar as necessidades dos potenciais consumidores e assim resolvê-las imediatamente;
  • Marketing direto, é um sistema interativo que utiliza diferentes mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável em qualquer localização beneficiando os consumidores de várias maneiras.

Porém, antes de você partir para a execução, confira algumas perguntas que você precisa fazer para que a sua Promoção tenha o resultado que você espera.

Eu sei quem é o meu público-alvo?

(Canva)

A princípio parece uma pergunta simples, mas não ter o público-alvo bem estabelecido pode ser o pior dos erros que a sua empresa pode cometer, afinal “quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”.

Por isso defina o seu público-alvo. Invista em pesquisas de mercado para entender qual perfil o seu produto melhor atende e como é o comportamento do público.

Afinal, se você não definir o grupo de consumidores (segmento de mercado) com características em comum, a sua empresa terá dificuldades em direcionar suas estratégias, campanhas ou peças de comunicação que trarão resultados.

Dificultando assim que as pessoas possam se tornar consumidores do seu produto ou serviço e, principalmente, se identificar com a marca e tê-la consolidada na mente.

Eu tenho um planejamento?

Após analisar e definir o seu público-alvo, é o momento de planejar a estratégia e o objetivo que você tem com a Promoção. É fortalecer a sua marca? Atrair novos clientes ou fidelizar aqueles que compraram os seus produtos?

A partir do seu objetivo e das características do público você define como fazer sua comunicação, adequando ao meio que eles utilizam, e trabalha o tom de voz que deve ser passado nas interações de marca e cliente.

Ou seja, em qualquer interação que o cliente tenha com a sua marca, seja pelo site, rede social ou em uma loja física, ele tem que perceber uma comunicação integrada e alinhada.

Pois, todos esses momentos são interações que compõem a experiência do cliente e que ajudam a construir a imagem da marca na mente e no mercado.

Por fim, todas as ações de Promoção devem ser monitoradas, pois, a análise dos resultados é primordial para medir se o seu planejamento está obtendo o retorno esperado. E assim, caso necessário, reformular a rota.

Se você fez as perguntas levantadas até aqui e ficou curioso para aplicá-las ao seu negócio, uma boa resposta é conferir os outros artigos do blog e fazer um diagnóstico gratuito conosco!

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!