Entenda o que é o Funil de Marketing
Você provavelmente já ouviu falar do funil de marketing, mas será que realmente sabe o que ele é e por que é tão importante para o seu negócio?
O funil de marketing é uma representação da jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o momento da fidelização. Ele permite que as empresas tomem decisões estratégicas sobre como atrair, engajar, nutrir relacionamentos e, claro, aumentar suas vendas.
Apesar das mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos, o modelo clássico do funil ainda é um ótimo direcionador para as tomadas de decisão. Ele é dividido em três etapas principais: Topo, Meio e Fundo de Funil. Além disso, conta com uma quarta etapa adicional, chamada de Lealdade.

Topo de Funil – Conhecimento
Essa é a fase em que o consumidor ainda não sabe exatamente o que precisa. Ele está buscando informações genéricas, tentando entender melhor um problema ou apenas explorando. É uma fase marcada por muito aprendizado e descoberta.
Por isso, a comunicação aqui deve ser didática e acessível, com o objetivo de atrair e educar o maior número possível de pessoas. Assim, é interessante oferecer conteúdos como artigos em blogs, ou posts de apresentação nas redes sociais, por exemplo.
Meio de Funil – Consideração
No meio do funil, o público já reconheceu que tem um problema e está buscando possíveis soluções. É o momento ideal para mostrar como seus produtos ou serviços podem atender suas necessidades e desejos.
Aqui, o foco é nutrir esse lead com conteúdos mais aprofundados, informações relevantes e começar a construir uma relação de confiança.
Conteúdos como avaliações, depoimentos positivos de clientes e webinars são alguns exemplos de ações eficazes para esta etapa do funil.
Fundo de Funil – Conversão
Agora, o consumidor está se preparando para tomar uma decisão. Ele já pesquisou, comparou e quer escolher a melhor opção. É nesse momento que a sua empresa precisa mostrar que é a escolha certa frente às concorrentes.
Dessa forma, é importante compartilhar conteúdos como ofertas exclusivas, testes gratuitos e consultas personalizadas.
Pós-Funil – Lealdade
Ao contrário do que muitos assumem, a jornada não termina na venda. Depois da conversão, o foco deve ser fidelizar o cliente e construir um relacionamento duradouro.
Dessa forma, aumentam as chances dele comprar novamente e indicar a sua marca para outras pessoas, enquanto o custo de aquisição de novos clientes tende a diminuir.
Programas de fidelidade, acompanhamentos e pesquisas de satisfação são alguns exemplos de ações interessantes que podem ser implementadas no pós-venda.
Funil de Marketing x Funil de Vendas: Existe alguma diferença?
Apesar dos nomes parecidos e dos papéis interligados, os dois funis não são a mesma coisa.
O funil de marketing é focado em atrair, informar e engajar o público, levando-o até o momento de considerar uma compra. Enquanto isso, o funil de vendas começa após a geração do lead, quando a equipe de vendas assume e trabalha para fechar o negócio.
Em suma, o funil de marketing é uma ferramenta poderosa para entender e converter seu público. Quando bem feito, ele ajuda a criar campanhas mais direcionadas, aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Se você quer montar um funil de marketing personalizado para a realidade do seu negócio e que realmente traga resultados, fale conosco. Estamos aqui para te ajudar!

