Dentro do processo da compra, existem vários momentos e etapas do funil pelo qual o lead passa antes de se tornar efetivamente um cliente. Nesse artigo, entenderemos um pouco mais como ocorre a última etapa dessa jornada: o fundo de funil, e algumas estratégias para melhorá-lo.

 

O que é fundo de funil?

Fundo de funil é a etapa da jornada do cliente responsável em converter o lead em um cliente, ou seja, fazê-lo tomar a decisão de compra de certo produto ou serviço oferecido, e se tornar efetivamente um cliente.

Nessa etapa, o lead já sabe seu problema, e tem conhecimento de que o produto pode o ajudar a solucioná-lo. Ele já possui opiniões próprias e formadas, e está apenas comparando produtos e serviços das empresas.

Portanto, esse fundo de funil é apenas o incentivo que o lead necessita para de fato realizar a compra. Por isso, deve-se ter uma forte etapa de fundo de funil do seu negócio.

Etapas na jornada de comrpa

 

É importante trazer conteúdo no fundo de funil?

O fundo de funil é uma etapa que os conteúdos necessitam ser mais focados e diretos ao lead, como por exemplo falando de seu produto.

Nesse viés, esclarecer as possíveis dúvidas sobre seu produto ou serviço é essencial para que o lead possa comparar com os concorrentes e tomar sua decisão. Para isso, ter informações persuasivas é muito útil, e pode ser algo decisivo no momento da conversão de seu lead em cliente.

Além disso, os conteúdos do fundo de funil são muito específicos, uma vez que o lead já tem mais conhecimento e noção sobre o produto ou serviço que está considerando comprar.

Esse conteúdo pode ainda ser útil para diminuir o trabalho de sua equipe em tirar dúvidas e reduzir o número de reclamações e insatisfações após a venda, pois o cliente já possui uma ideia completa de como é o produto.

 

Como aumentar a confiança do lead nessa etapa?

Como a credibilidade e confiança são tudo nessa etapa, é preciso implementar algumas características para que sua etapa de fundo de funil seja o mais bem elaborada e eficaz possível.

Para isso, trazer conteúdos em formato de vídeo pode ser uma maneira interessante e diferenciada de convencer seu lead, uma vez que esses vídeos oferecem maior credibilidade e persuasão em relação a somente imagens ou textos.

Alguns tipos de conteúdo que costumam interessar e converter os leads em clientes estão pautados em reforçar como funciona o produto ou serviço, mostrar suas vantagens em relação aos outros negócios e mostrar cases de sucesso, por exemplo.

Somado a isso, como o conteúdo feito para os leads que estão nessa etapa da jornada e o número desses leads é bem reduzido, é recomendável um foco maior na qualidade e no conteúdo do que na frequência desses materiais em si.

A qualidade também é muito prezada, tanto para aumentar a confiança, como também para ser algo mais visualmente atraente e que passe uma imagem positiva ao lead.

 

Algumas estratégias para essa etapa final

Algo imprescindível nesse momento é acompanhar como está sua etapa de fundo de funil. Enviar materiais para que o lead tenha follow-up como e-mails e ligações, desde que não se tornem algo invasivo e incômodo são essenciais.

Outra maneira de acompanhar e monitorar essa etapa é focando nos resultados de seus leads, observando cuidadosamente se estão sendo convertidos ou não.

Para isso, há diversas métricas a serem analisadas como as conversões, o ticket médio, a taxa de abandono de carrinho e diversas outras, lembrando que o melhor método para medir varia de acordo com o seu negócio.

Além disso, estar presente nas redes sociais com conteúdos que interessem aos leads e façam a diferença é algo imprescindível. Nesse viés, estar presente em diversas plataformas e redes sociais diferentes é muito interessante, pois o cliente notará mais a empresa, lembrará mais dela e criará um vínculo, estando mais propenso a executar a compra com o seu negócio.

Ainda nesse tópico de rede social, vale ressaltar que um conteúdo mais direcionado e específico nessa etapa do funil também é algo a ser notado.

Fazer tutoriais sobre o funcionamento de seu produto, por exemplo, pode ser uma maneira criativa e assertiva de mostrar informações técnicas e mais específicas sobre ele, ao mesmo tempo em que é um conteúdo interessante, e não maçante.

 

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