Existem diversos fatores que influenciam a ocorrência de uma crise em um país, e é correto afirmar que as empresas, sejam de grande porte ou não precisam adequar-se a elas para continuarem consolidadas no mercado, apesar de não parecer uma tarefa simples a Marketing Júnior USP reuniu algumas dicas para incentivar os consumidores em um momento econômico desfavorável.
1 – Enfatize o bom atendimento
Em um momento de crise é comum que as pessoas deixem de comprar determinados produtos ou deixem de adquirir serviços. Por isso, cria-se a necessidade de corroborar com um bom atendimento ao cliente, isso porque o contexto socioeconômico e político já é negativo, então tornar o momento de compra daquele indivíduo agradável pode ser crucial para que sua empresa continue a vender. Vale ressaltar que esse bom atendimento necessita acompanhar os meios de comunicação que a empresa utiliza, a presença digital e principalmente a física.
2 – Entenda seu cenário
Estar atento ao mercado é um dos principais passos para obter ações assertivas, seja em momentos de crise ou não. Desse modo, recomenda-se analisar o cenário que sua empresa está inserida e principalmente entender como encontra-se seu microambiente, isto é, entendendo se está de acordo com o posicionamento que ela oferta. Assim, quando se conhece o panorama que está inserido, estratégias podem ser desenvolvidas com maior assertividade, além do mais, você também conseguirá entender e encontrar algumas dores da empresa que afastam o consumidor.
3 – Traga atratividade para seu negócio
Para continuar mantendo os clientes interessados é preciso apostar em um marketing eficiente, isto é, que traga resultados positivos para a empresa. Por isso, em um momento de crise é preciso inovar! Traga elementos diferentes e vantajosos em relação a empresas que competem com seu negócio. Além disso, aposte em promoções nos produtos que costumam ser os mais vendidos, certamente, o retorno será eficiente.
4. Integre seus canais de venda, expanda-se!
Sai da mesmice e adeque-se ao mercado, os consumidores estão mais exigentes. Sendo assim, é preciso fornecer a eles alternativas de compras e o modelo de Omnichannel é uma alternativa muito eficiente, isso porque proporciona a venda digital ou por intermediários com sites próprios de modo integrado, proporcionando ao cliente a autoridade de como comprar determinado produto onde preferir.
4 – Motive sua equipe!
A crise pode trazer muitos problemas inclusive desmotivação pela baixa de vendas. Assim, é preciso motivar e engajar a equipe de empregados que compõem sua empresa, recomenda-se fornecer treinamentos que serão úteis tanto para sua empresa quanto para o colaborador, é importante mostrar a relevância dele para o funcionamento da empresa.
Recuperar-se não é uma tarefa fácil mas com uma boa gestão que vise, acima de tudo, melhorias no processo de compra do consumidor, mudanças positivas poderão tornar-se presentes. Mas é preciso paciência, cautela e pesquisa, além do mais, existem muitos fatores que influenciam tal cenário de crise, por isso, é preciso adequar-se para restaurar-se.
Se quiser realizar um planejamento estratégico visando a melhoria dos seus processos e principalmente a sustentação do seu negócio para que ele lucre mesmo em meio às crises, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar.

Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo e Analista de comunicação na Marketing Júnior.
