O relacionamento com o cliente é um conceito que aborda a conexão envolvida entre a empresa e seu público-alvo

Com o intuito de transformar este ciclo em vendas para o negócio, as relações com o cliente têm o objetivo de encantar e fidelizar o maior número de clientes para a empresa.

Além disso, é de suma importância que as relações sejam bem impostas, para que assim, sua empresa possa se colocar como solução dos problemas na vida do cliente e, dessa forma, ter um lugar privilegiado na mente dele.

Tendo isso em vista, foram selecionadas algumas plataformas que podem ser cruciais para que sua empresa esteja sempre de bem com os clientes. 

Ao ler este artigo, espera-se que você esteja mais preparado para oferecer o melhor serviço possível para seu público-alvo, colocando-se como referência no mercado.

Fonte: Proxis Contact Center. (2020)

Quais são as plataformas?

Diversos fatores envolvem a comunicação com o seu cliente. 

Pode-se considerar que existem vários pontos de contato entre sua empresa e o público, onde todos eles serão cruciais para que esta construção da relação seja feita de maneira eficaz, como:

  • Pré-venda (O que você faz para atrair o público?);
  • Durante o processo de compra (O cliente sai feliz de seu ponto de venda? Se sim, o que fazer para melhorar a experiência dele. Se não, em que pontos que ele fica insatisfeito?)
  • Pós-venda (O que você faz para fidelizar o cliente? Existem estratégias para coletar o nível de satisfação dele?).

Dessa forma, as plataformas que foram separadas para que sua empresa possa construir melhores relações são: Reclame Aqui, site da marca e redes sociais da própria empresa.

Entender a dinâmica dessas plataformas e os benefícios que elas podem trazer ao seu negócio é um grande passo para se diferenciar de seus concorrentes e garantir um espaço privilegiado na mente e coração de seu consumidor, através da contrução do relacionamento com o cliente.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site brasileiro que permite que o consumidor dê feedbacks acerca de uma marca, englobando comentários sobre o atendimento, compra e venda de produtos e serviços. 

Este site permite, também, que a sua empresa se cadastre e, assim, responda aos comentários deixados por seu público.

Fonte: Reclame Aqui (2021)

Saber qual é a reputação de sua empresa no mercado competitivo é um importante indicativo para a tomada de decisão assertiva. 

Receber bem as opiniões sobre o que sua empresa oferta é, na realidade, uma oportunidade de melhorar e despontar como referência no segmento.

Sendo assim, utilizar o Reclame Aqui para entender as forças e fraquezas de seu negócio, é um ótimo passo para se diferenciar dos demais concorrentes e conseguir construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Site da empresa

A identidade de sua empresa deve ser clara e, para isso, o site é uma plataforma indispensável, afinal, será um portal exclusivo sobre seu negócio, apresentando informações e meios de contato para a criação de uma rede de leads.

Conquistar leads é a chave para garantir contatos que possam ser futuros clientes de sua empresa e, dessa forma, é necessário cativá-los para continuarem interessados em seu serviço ou produto.

Ao retê-los, é possível fazer o envio de malas diretas, e-mail marketing e outras estratégias que são essenciais para construir uma rede de relacionamento com seus clientes e, assim fidelizá-los cada vez mais ao seu negócio.

Redes sociais

Por último, mas não menos importante, têm-se as redes sociais, que você deve saber como são importantes para o bom funcionamento de um negócio nos dias atuais.

O Facebook, por exemplo, oferece na página de seu negócio, uma opção para que seus clientes avaliem a sua empresa, considerando fatores semelhantes ao do Reclame Aqui.

O LinkedIn, por outro lado, é importante para que você possa evidenciar um lado mais profissional de seu negócio, sendo uma ótima oportunidade de mostrar os bastidores e processos existentes no cotidiano de sua empresa.

Fonte: Neil Patel (2021)

O Instagram, Twitter e TikTok são redes sociais mais despojadas e, dessa forma, garantem uma ótima oportunidade para que sua empresa se porte de maneira mais casual e conquiste o coração de seus clientes, através de interações e postagens para seu público.

Além de tudo isso, o WhatsApp é uma plataforma também para aplicar estratégias personalizadas, tendo a possibilidade de enviar até mesmo descontos e outras vantagens no chat de seus clientes.

 

Conclusão

Durante este artigo foram apresentadas plataformas para que sua relação com seus clientes possa ser um diferencial da empresa. 

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para que uma empresa diferencie-se a partir da sua forma de se comunicar e posicionar no mercado e nisso a Marketing Júnior USP tem propriedade.

Caso exista alguma dúvida ou então tem o interesse de conhecer serviços que podem te ajudar a melhorar na relação com o público-alvo de sua empresa, agende uma consulta GRATUITA conosco e venha saber como se diferenciar no mercado!

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