Não basta ter o melhor produto ou serviço, saber como fazer um bom atendimento ao cliente é essencial para manter a sua empresa e alcançar resultados expressivos!
Além disso, um bom atendimento ao cliente melhora a percepção de valor em relação a sua marca e melhora o relacionamento com o seu público, podendo assim fidelizá-lo.
Continue a leitura para entender qual a importância de cuidar do seu atendimento e dicas de como pode melhorá-lo para reter os seus consumidores.
Qual a importância?
Segundo dados da Exame, 86% dos consumidores entrevistados passaram a comprar em um outro concorrente devido ao mau atendimento que recebeu.
Sendo assim, é uma questão que requer muita atenção por parte das empresas, visto que um mau atendimento resulta na perda do cliente ou potencial, seja antes, durante ou após fecharem a compra.
Ou seja, o atendimento ao cliente é fundamental, ele permite que você atraia mais clientes e os retenha, além de ser um importante canal para que eles tenham contato com a empresa.
E o melhor, dependendo o nível de satisfação do seu consumidor, ele pode se tornar um promotor da sua marca e fazer o marketing boca a boca sobre as suas soluções, resultando na conquista de novos clientes por meio dele.
Como cuidar do atendimento ao cliente?
Para auxiliar nesse processo, foi listado 5 dicas de como você pode cuidar do atendimento ao cliente da sua empresa, confira a seguir:
1. Valorize o seu cliente
O primeiro passo para tudo é ter sempre em mente que você deve solucionar a dor do seu cliente, portanto é preciso buscar entendê-la e ter empatia para poder suportá-lo.
Por isso, é fundamental ouvir o que os clientes têm a dizer e entender quais são as suas dores. Você pode fazer isso por meio de solicitações de feedback, avaliações nas mídias sociais ou de satisfação.
É importante que todos da sua empresa estejam preparados para ouvir o consumidor, solucionar suas dores e atender as suas necessidades. A fim de encantar o seu público.
Sendo assim, você deve fazer o cliente se sentir bem ao comprar com você, para poder aumentar as chances dele voltar a fazer negócios com você e assim melhorar seus resultados.
2. Meios de comunicação
Atualmente existem diversos meios que o cliente pode entrar em contato com a empresa, desde o telefone, até as redes sociais. Mas é importante que todos os canais que você disponibiliza sejam ágeis para atender o seu público.
Além disso, deve-se entender qual a preferência do seu cliente, para dar mais atenção aos meios de comunicação preferidos por ele.
Por exemplo, as pessoas com mais de 50 anos podem preferir atendimentos via telefone ou e-mail, enquanto pessoas abaixo de 50 podem preferir via redes sociais ou chat no site.
Ter o cuidado com os canais farão com que seu atendimento seja mais eficiente e profissional, mas lembre-se de utilizar sempre o tom de voz da sua marca em qualquer meio de comunicação.
3. Invista em tecnologia
Os dados são fundamentais para você entender o seu público e poder assim entregar soluções mais personalizadas para as necessidades do seu cliente.
Por exemplo, o CRM (traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um software que permite armazenar, integrar e acessar as informações dos seus clientes em um único lugar. Com tais dados você consegue otimizar a sua gestão e melhorar o atendimento.
Existem diversas plataformas de CRM no mercado que podem auxiliar no seu negócio. Como o HubSpot CRM ou Agendor.
4. Pós-venda
Seu atendimento ao cliente não deve terminar na sua venda, afinal vender mais vezes para o mesmo cliente é uma forma menos custosa do que captar um novo consumidor.
Por isso, manter o relacionamento com os seus clientes e contar com um pós-venda adequado irá garantir melhores resultados para o seu negócio.
O pós-venda pode ser feito ao acompanhar se a solução entregue atendeu as expectativas ou resolvendo eventuais problemas e dúvidas que surgirem. Esse tipo de cuidado contribui para aumentar a confiança do seu cliente em você e favorece para vendas futuras.
Além disso, pode ser ofertado produtos ou serviços complementares ao que foi vendido, por meio de e-mail marketing ou outro meio de comunicação, mas deve ser feito cuidadosamente para não prejudicar a experiência do cliente.
5. Utilize métricas
Por fim, é crucial acompanhar o desempenho do atendimento que a sua empresa está oferecendo. Para assim verificar o que está sendo satisfatório e o que pode ser melhorado.
Por exemplo, medir o tempo de espera dos clientes para serem atendidos, a taxa de conversão dos contatos em venda ou através dos próprios feedbacks e avaliações solicitadas. Há diversas métricas viáveis para ajudar em sua análise.
Tendo os resultados contabilizados, será mais fácil identificar falhas e fazer os devidos ajustes.
Agora que você viu algumas dicas de como cuidar do seu atendimento ao cliente, é hora de colocar em prática. Afinal você consegue manter os seus consumidores engajados e o negócio competitivo.
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