A campanha de vendas surgiu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%. A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site Busca Descontos reuniu várias lojas com o intuito de oferecer promoções imperdíveis. Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios. Desde 2018, o movimento da Black Friday:

  • Movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
  • O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652
  • Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
  • Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);

 A dica nesse período é negociar com fornecedores e conseguir oportunidades de compras para o que buscam e o que você busca vender. Algumas dicas para o sucesso desse período são:

 

1. Pense em uma pré-campanha e foque no diferencial

Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.

Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes. É importante focar na inovação e no inesperado agradável, trazendo mais do que a satisfação dos clientes, mas seu encantamento

 

2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

Quando o público pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um preço desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.

Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. É necessário saber onde se posicionar a fim de manter uma vantagem para seu consumidor e ao mesmo tempo alcançar o lucro e crescimento da empresa

3. Reforce o seu estoque para a Black Friday

 Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Manter-se preparado é a chave!

 

4. Crie uma jornada completa e confiável

Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.

É necessário manter o cliente acolhido e com sensação de segurança durante toda sua jornada, oferecendo auxílio e atenção ao máximo até mesmo após compra.

 

5. Planeje sua estratégia de marketing digital

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. No digital, não é diferente. Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.

Analise a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.

 

Mantenha-se atualizado sobre as dores dos consumidores, faça o máximo para alcançá-los e mantê-los por perto. Um relacionamento bom nutrido com os clientes é a chave para o crescimento e sucesso.

 

Entre em contato conosco e aumente suas vendas nessa Black Friday! Será um prazer te atender.

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