Estamos entrando em 2022 e que jeito melhor de começar o ano novo do que com uma estratégia de relacionamento com o cliente para estruturar seu planejamento de comunicação?
Juntamos algumas das principais dicas de relacionamento com o cliente que se aplicam a qualquer negócio, especialmente para você.
Mantenha um contato regular
É muito importante que a empresa possua algum tipo de contato regular com o cliente, como newsletters, e-mail marketing ou mensagens.
O conteúdo dessas newsletters ou emails varia conforme a empresa. Podem ser cupons de desconto, prévias de novos lançamentos, conteúdos exclusivos, entre outros.
Esses pontos de contato periódicos servem para que a marca se mantenha na mente dos consumidores, além de os manter informados e engajados.
Como construir esses pontos de contato?
Para conseguir enviar esse conteúdo para seu público, é necessário ter os dados para contato, como e-mail, número de telefone, etc. Para isso, normalmente utilizamos landing pages, pop-ups ou colocando a opção de receber mais informações sobre a marca no site
Existem diversas plataformas e ferramentas que podem ser utilizadas para criar essas landing pages, newsletters e organizar os contatos dos consumidores, mas também é possível administrar esses dados em planilhas simples, caso a empresa seja menor.
Use a linguagem ao seu favor
Estude seu público e entenda a linguagem preferida por ele. Assim, será mais fácil de atingi-lo e manter um relacionamento estreito.
Alguns fatores podem impactar o nível de formalidade e vocabulário a ser utilizado para que o público consiga se identificar.
- Idade
- Gênero
- Renda
- Estrutura familiar
- Formação
- Etc
Esses dados podem ser coletados através de pesquisas de mercado, análise de concorrência ou até mesmo por dados de cadastro de clientes. Assim, todo o conteúdo propagado pela marca possuirá uma linguagem atrativa e coerente com o público-alvo.
Mostre a humanidade da empresa
Pessoas simpatizam com pessoas e costumam se identificar com empresas que mostram seu lado mais humano. Ou seja, desde mostrar o dia a dia da empresa, até utilizar assuntos do momento ou causas humanitárias para se aproximar do público.
“ Apoiar causas sociais, ser mais empática e transparente, contar histórias de pessoas reais: atitudes assim aproximam marcas de pessoas, tornam as empresas, na visão de seus consumidores, mais humanas.”
A ideia central é fazer com que o cliente se sinta parte da marca, seja através do apoio a uma causa em comum ou mostrando as pessoas por trás dos processos da empresa. Aqui, é importante instigar o engajamento, fazendo perguntas, pedindo opiniões, sendo ativo nas plataformas digitais, principalmente.
Assim, podemos aumentar a fidelidade do cliente e, através do engajamento, impulsionar o boca-a-boca dos consumidores e atrai-los para a compra com descontos por indicações, promoções de primeira compra, plano fidelidade, etc.
Por que buscar um profissional?
Todas essas dicas podem ser colocadas em prática pela própria empresa ou o encarregado da área de comunicação. Então por que contratar um profissional para elaborar um plano de comunicação?
A Marketing Júnior USP é especializada em pesquisa de mercado, com mais de 12 anos de atuação no mercado. Assim, podemos validar todas as estratégias através de dados e de uma análise do contexto em que a empresa está inserida.
Através de uma avaliação externa da empresa, podemos observar tendências, ameaças e oportunidades que podem impactar na relação da marca com o cliente, obtendo assim os melhores resultados possíveis.
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