A campanha de vendas surgiu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%. A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site Busca Descontos reuniu várias lojas com o intuito de oferecer promoções imperdíveis. Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios. Desde 2018, o movimento da Black Friday:
- Movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
- O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652
- Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
- Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);
A dica nesse período é negociar com fornecedores e conseguir oportunidades de compras para o que buscam e o que você busca vender. Algumas dicas para o sucesso desse período são:
1. Pense em uma pré-campanha e foque no diferencial
Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.
Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes. É importante focar na inovação e no inesperado agradável, trazendo mais do que a satisfação dos clientes, mas seu encantamento
2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes
Quando o público pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um preço desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.
Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. É necessário saber onde se posicionar a fim de manter uma vantagem para seu consumidor e ao mesmo tempo alcançar o lucro e crescimento da empresa
3. Reforce o seu estoque para a Black Friday
Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Manter-se preparado é a chave!
4. Crie uma jornada completa e confiável
Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.
É necessário manter o cliente acolhido e com sensação de segurança durante toda sua jornada, oferecendo auxílio e atenção ao máximo até mesmo após compra.
5. Planeje sua estratégia de marketing digital
Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. No digital, não é diferente. Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.
Analise a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
Mantenha-se atualizado sobre as dores dos consumidores, faça o máximo para alcançá-los e mantê-los por perto. Um relacionamento bom nutrido com os clientes é a chave para o crescimento e sucesso.
Entre em contato conosco e aumente suas vendas nessa Black Friday! Será um prazer te atender.
