No ano de 2021 o empreendedorismo se manteve em alta, sendo que de acordo com o Sebrae já no primeiro semestre do ano aconteceu um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas, com a abertura de cerca de 2,1 milhões.

Desta forma, diante dessa previsão favorável para a abertura de novos negócios em 2022, sabemos que algumas pessoas têm o desejo de empreender, mas não sabem por onde começar. 

Por isso, trouxemos aqui 5 passos essenciais para ajudar estes futuros empreendedores a tirar este sonho apenas da imaginação e fazer com que ele se torne realidade, através destes passos super importantes para a criação de um novo negócio.

1- Acompanhamento de tendências

Para você que quer abrir um negócio mas ainda não tem ideia do que quer criar, é extremamente importante o acompanhamento das tendências. Com isso você pode identificar oportunidades no mercado, o que pode ser visto na forma de uma necessidade pendente em um setor ou de uma novidade ainda pouco explorada.

Além disso, esse acompanhamento não precisa ser necessariamente de um mercado específico. Ele pode ser feito no dia a dia do empreendedor a partir da percepção sobre as experiências, necessidades ou desejos das pessoas e empresas que ele conhece, que ainda não foram supridos e que estes se mostrem dispostos a pagar para obter.

Além disso, essa identificação também pode vir através de suas experiências pessoais, como por exemplo, a partir de uma necessidade sua que não é atendida por nenhuma empresa, ou ao perceber que determinado serviço que ele consome apresenta alguns erros e poderia ser melhorado de alguma forma ou ser mais personalizado. 

Destarte, essas são algumas maneiras pelas quais você pode formular sua ideia e pensar no seu novo negócio.

Porém, mesmo que você já tenha a ideia do negócio que quer criar, ainda sim essa etapa é muito importante. Pois, com esse acompanhamento de tendências você consegue implementar melhorias ao seu futuro negócio, a partir de novidades que surgem em diferentes setores, como por exemplo, o da tecnologia que está sempre inovando e pode ser muito útil para empresas de diferentes segmentos.

 

2- Criação da proposta de valor 

Após a escolha de qual será o negócio, você deve pensar nos seus consumidores. O que você tem de atrativo para entregar para eles? Quais serão os benefícios que eles terão ao comprar seu produto? O que vai fazer com que seu negócio seja diferente de outros já existentes no mercado?

Estes questionamentos que todo empreendedor deve saber responder se trata da proposta de valor de um negócio. Desta forma, a proposta de valor é o que sua empresa vai oferecer aos seus clientes e o conjunto de benefícios que eles terão ao consumir seu produto/serviço.

Assim, com ela você deve deixar claro aos consumidores por que eles devem comprar de você e não do concorrente, se mostrando como a melhor solução. 

Na sua obra “Administração de Marketing”,  Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, explicita a importância da criação de valor:

“A missão de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente, sem abrir mão do lucro. Uma empresa somente vencerá se ajustar o processo de entrega de valor e selecionar, proporcionar e comunicar um valor superior para consumidores cada vez mais bem informados.” (Administração de Marketing, 2018, p. 37)

Destarte, a criação da proposta de valor é uma etapa super importante para qualquer empreendimento.

3- Estruturação de um modelo de negócios

Um modelo de negócios se trata de um documento prático que mostra de forma bem visual toda a ideia do seu negócio.

Apesar de simples, essa ferramenta é de extrema importância pois permite com que o empreendedor defina como seu novo negócio vai de fato funcionar. Isso acontece pois ele serve para mapear desde de processos iniciais como a produção ou execução do produto/ serviço até o momento final  de entrega para o público alvo e a parte que diz respeito ao financeiro da empresa. 

A metodologia mais conhecida e usada no mundo para a definição do modelo de negócios é o “Business Model Canvas” dos suíços Alex Osterwalder e Yves Pigneu. Esta consiste em um mapa visual com 9 blocos que devem ser preenchidos, sendo eles:

  • Proposta de Valor
  • Segmento de Clientes
  • Canais 
  • Relacionamento com Clientes
  • Atividades Chaves
  • Recursos Chaves
  • Parcerias Chaves
  • Fontes de Receita
  • Estrutura de Custos

Assim, contemplando esses tópicos, esse modelo consegue direcionar a realização das tarefas e atividades do seu negócio.

Para te ajudar nisso, a Marketing Júnior USP fez um TEMPLATE GRATUITO do Business Model Canvas! Nele explicamos como preencher cada um dos blocos e no final chega a sua vez de preencher e criar o modelo de negócios da sua empresa, basta clicar no espaço em branco e começar a digitar. 

Não perca tempo, CLIQUE AQUI e baixe seu template!

4- Validação por teste de conceito

Após toda essa estruturação de um novo negócio a ideia já está moldada e caminhando para os passos finais. Porém, antes de investir tanto dinheiro e tempo para a criação do seu negócio, se faz necessário a validação da ideia por um teste de conceito

Mas, afinal, o que seria esse teste de conceito? Bom, esta se trata de uma pesquisa de mercado com o objetivo de identificar as percepções e a aceitação do consumidor ao conceito apresentado – sendo o conceito, a ideia do seu negócio. 

Desta forma, é possível descobrir a viabilidade do negócio e tornar seus investimentos mais assertivos e condizentes com as demandas do mercado. Nos 15 anos de atuação da Marketing Júnior USP já realizamos diversos testes de conceito, e eles já obtiveram diferentes resultados. Ou seja, da mesma forma que já concluímos que alguns novos negócios seriam inviáveis, já confirmamos a viabilidade de outros, que além de descobrirem isso viram como otimizar ainda mais sua ideia. 

Caso deseje saber mais sobre o funcionamento e benefícios de uma pesquisa de teste de conceito, clique aqui.

5 – Criação do Plano de Negócios

Agora, que seu negócio já passou pela validação e você já viu sua viabilidade, fez as mudanças necessárias e já tem tudo pronto, essa é a hora de partir para o planejamento da ação.

O plano de negócios é o documento que vai traçar todos os pontos do seu negócio e do mercado que ele está inserido, Diferente do modelo de negócios este é um documento bem extenso já que ele traz um maior detalhamento.

Assim, nele você terá que fazer uma análise profunda do negócio e do mercado, já que neste documento deverá conter informações sobre cada aspecto do seu negócio, do seu setor, as tendências, seu público alvo, concorrentes, fornecedores, entre outros fatores importantes.

Portanto, a partir do momento que ao abrir um novo negócio o empreendedor elabore seu plano de negócios ele se previne de passar por dificuldades após a abertura da empresa por falta de planejamento. Embora o planejamento não elimine riscos ele diminui as incertezas do negócio.

 

Após percorrer todo esse caminho pode ter certeza que você estará bem mais seguro e preparado para a abertura do seu negócio. Assim, sabemos que esse momento de estruturação de um novo negócio é bem trabalhoso e cheio de desafios, mas a Marketing Júnior USP está aqui para te ajudar!

Caso precise de ajuda em algum ponto da estruturação do seu negócio, contamos com uma equipe especializada que está à disposição para te ajudar! Agende uma reunião e fale conosco.

Comentários