Reunião de análise de dados

Diante de um mar de ideias, como saber em qual delas vale a pena investir? A pesquisa de teste de conceito pode ajudar!

Em uma economia em rápida transformação, a inovação contínua é uma questão de necessidade. Empresas que deixam de desenvolver novos produtos ficam vulneráveis à variações das necessidades e preferências dos clientes.

Philip Kotler

Muitas empresas, porém, apresentam recursos limitados para desenvolver inovações. Assim, torna-se imprescindível saber se a ideia em questão trará os resultados desejados. Dessa forma, é diante desse cenário que o teste de conceito se faz relevante.

O que é teste de conceito?

Consiste em apresentar uma ideia e coletar a avaliação do público-alvo. Nesse sentido, tendo em vista que a experiência do consumidor é fundamental para o bom desempenho do negócio, é muito importante consultá-lo no momento de desenvolver novas ideias. Dessa forma, a pesquisa de teste de conceito objetiva identificar as percepções e a aceitação do consumidor ao conceito apresentado.

Mas afinal, o que é um conceito?

Conceito é a representação de uma ideia em um formato em que as pessoas possam interpretar. Desse modo, ao definir o conceito a ser avaliado na pesquisa, é importante ter claro os seguintes aspectos:

  • Qual é a ideia? (descrição detalhada)
  • Em que ela se diferencia? (comparar com conceitos já existentes no mercado)
  • Quem será beneficiado pela minha ideia? (público-alvo)

Quando aplicar uma pesquisa de teste de conceito?

A pesquisa pode ser aplicada para testar um novo produto ou serviço. Dessa forma, ela pode ser realizada antes mesmo do produto ser lançado no mercado. Isso possibilitará ao gestor validar a relevância da solução e ainda obter insights para aprimorá-lo antes do lançamento.

Entretanto, a aplicação dessa pesquisa não se limita a novos produtos. Ela também pode ser aplicada em produtos que se encontram em fase de maturidade. Nesse caso, a empresa pode querer validar uma inovação incremental ou ainda reinventar o produto.

Além disso, o teste de conceito pode ser aplicado para validar elementos que compõe o universo da marca, como o nome ou logotipo da empresa. Nesse contexto ele pode ser empregado durante o período de desenvolvimento do branding (gestão da marca) ou no momento em que a empresa deseja fazer o reposicionamento da marca.

Ademais, vale ainda pontuar que o teste de conceito também pode ser aplicado para campanhas de anúncios. Por meio dessa pesquisa é possível compreender como os estímulos publicitários são percebidos pelo público-alvo. Dessa forma, esse teste pode trazer informações que permitem otimizar os resultados dos anúncios vinculados.

Quais são as vantagens?

São inúmeras as vantagens do teste de conceito. Por exemplo, dentre elas vale citar:

  • Evita desperdícios de tempo e dinheiro com ideias que não trarão o retorno esperado;
  • Oferece dados que permitem avaliar o potencial de mercado e a intenção de compra;
  • Ajuda a identificar aspectos a serem aprimorados antes do lançamento de um produto, serviço ou campanha;
  • Possibilita compreender quais características do conceito apresentado são mais valorizadas pelo público-alvo;
  • Permite conhecer melhor as necessidades e desejos do consumidor.

Portanto, realizar uma pesquisa de teste de conceito é uma maneira de tornar os investimentos em inovação mais assertivos e condizentes com as demandas do mercado.

Aqui na Marketing Júnior USP contamos com uma equipe especialista em pesquisa à disposição para te auxiliar na validação dos conceitos que alavancarão seu negócio. Entre em contato conosco!

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Como saber se vale a pena investir naquela nova ideia para o seu negócio? A pesquisa de teste de conceito pode ajudar!
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