Quando vamos montar e consolidar estratégias em uma empresa há muitos fatores a serem analisados e podemos acabar perdendo o foco.
Por isso, trouxemos os principais pontos de atenção necessários ao desenvolver e implementar estratégias.
Cenário do seu negócio
Antes de começar a planejar, é imprescindível entender o contexto em que sua empresa está inserida. Isso vale para a empresa interna e externamente.
Assim, podemos considerar todos os fatores que influenciam nos resultados da empresa e criar planos de ação que considerem esses fatores.
Análise interna da empresa
- Número de funcionários: O número de pessoas que participam das atividades diárias da empresa afeta diretamente em seus resultados;
- Caixa: O dinheiro que a empresa tem disponível também afeta seu desempenho, sendo necessário abrir mão de certas ferramentas ou processos que auxiliariam no alcance dos objetivos;
- Forças e fraquezas em relação aos processos que envolvem clientes e funcionários;
- Entre outros.
Análise externa da empresa
- Cenário político atual: Novas leis ou conflitos políticos podem interferir na atuação da empresa;
- Cenário econômico: Alterações no valor da moeda, em ações de empresas e impostos podem comprometer a saúde do caixa;
- Demografia: Mudanças na pirâmide etária do país, na renda e modo de vida das pessoas também afetam o valor do seu produto ou serviço;
- Cultura: mudanças nos valores ou preferências de grupos na sociedade podem alterar a visão que o publico tem do seu negócio
- Entre outros
Estipule metas

Com o cenário da empresa compreendido, podemos traçar metas coerentes com esse contexto. É importante que as metas sejam alcançáveis e se mantenham realistas em relação à sua empresa.
Essas metas e objetivos devem ser compartilhados com funcionários e clientes da empresa, visando uma maior transparência e relacionamento entre eles. Assim, os funcionários têm um norte mais claro e os clientes sabem das intenções da empresa.
Além disso, também é importante estabelecer que resultados a empresa espera ao alcançar essas metas.
Se uma empresa tem a meta de ganhar certo prêmio ou certificação, pode ter como resultado mais reconhecimento, alcance e aumento de vendas, por exemplo.
Com isso, mantemos as metas palpáveis e concretas, facilitando a análise e identificando melhor o êxito da empresa.
Transforme metas em ações
Para haver um plano de ação em prol de bater as metas estabelecidas, esses objetivos devem ser divididos em outras metas cada vez menores, para que todas as decisões tomadas no dia-a-dia da empresa façam com que ela esteja mais perto de seu objetivo.
Isso mantém tanto os líderes da empresa quanto os funcionários em contato com a visão da empresa a todo o momento, trabalhando na cultura da empresa e dando um propósito concreto a todos.
Assim, também podemos analisar o progresso da empresa em espaços menores de tempo e ainda ter dados quantitativos que especifiquem onde as estratégias funcionam e onde não
Métricas
Quando se trata de dados, reforçamos aqui a importância de que se estabeleçam métricas em qualquer área de ação para que possamos acompanhar o desempenho das estratégias implementadas.
Também conseguimos dados numéricos que facilitam a análise da situação da empresa, assim como facilitam a comparação com momentos anteriores da empresa, podendo ser gerados relatórios semanais, mensais, trimestrais ou anuais, dependendo do negócio.
Revendo as estratégias
Após as estratégias estarem ativas e funcionando, é sempre importante manter uma rotina de fiscalização desses resultados. Pois, do dia para a noite, pode ser que algo que estava indo bem deixe de dar resultado.
Para isso, temos os relatórios periódicos, com o auxílio das métricas.
Assim, podem ser criados times específicos para essas análises e acompanhamento, utilizando diversas formas de gerenciamento.
Uma delas é a metodologia Scrum, que se baseia em diversos pequenos ciclos de ação, aumentando a produtividade de uma equipe, diminuindo tempo de projetos.
Marketing Júnior USP
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