A Análise SWOT é uma ferramenta fundamental para um bom gerenciamento em sua empresa, sendo peça crucial no planejamento estratégico

A sigla SWOT vem do inglês e pode ser conhecida também como FOFA, em português e tem como significado:

 

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

 

Também conhecida como Matriz SWOT, é uma das principais ferramentas do Marketing e Administração, afinal trata-se de uma análise, seguida de avaliação de como os processos de sua empresa estão funcionando, com o intuito de reduzir os impactos negativos e ampliar os positivos em um negócio.

Para simplificarmos o entendimento, pense em uma decisão de vida pessoal. Em algumas vezes ao termos de fazer uma escolha, analisamos quais são os prós e contras e, basicamente, pode-se associar a Análise SWOT a isso.

Análise SWOT

Fonte: Lytron (2021)

 

O que é Análise SWOT?

Criada na década de 1960, na Universidade de Stanford, em um grande projeto de pesquisas da época, é uma ferramenta de planejamento muito utilizada em projetos de gestão de negócios, pois tem como função embasar a tomada de decisões, proporcionando um diagnóstico completo da situação da empresa ou do projeto em formação. 

Segundo o “pai do Marketing”, Philip Kotler, pode-se definir a SWOT sendo um sistema simples que “traz a real posição estratégica da organização”.

Portanto, há de se considerar que empresas de todos os segmentos devem ter noção do que se trata esta ferramenta, pelo fato de que todos os negócios são incumbidos de tomarem decisões importantes em algum momento.

Anteriormente foram citados os fatores da SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), estes são divididos em dois grupos: o de ambiente interno, que entram as forças e fraquezas, e o de ambiente externo em que são consideradas as oportunidades e ameaças.

Esquematicamente, a análise é feita através de uma matriz que divide os fatores entre negativos e positivos e, além disso, internos e externos. Analisando estes fatores, deve-se ter um material para tomada de decisão bem mais estruturado, fazendo com que a empresa tenha sucesso em seus objetivos, de maneira simples, porém eficaz.

Análise SWOT

Fonte: Rock Content (2019)

Ambiente Interno da Empresa

 

O Ambiente Interno é o que engloba os fatores “Forças” e “Fraquezas” e, considera aquilo que está ao alcance da empresa, ou seja, tudo aquilo que o negócio tem controle, como por exemplo:

 

  • Imagem da empresa;
  • Marketing e Comunicação adotada;
  • Relação com stakeholders;
  • Portfólio de clientes e projetos;
  • Tempo de mercado (tradição);
  • Recursos Financeiros;
  • Atendimento;
  • Gestão e Planejamento.

 

Dessa forma, pode-se considerar que as forças são fatores que destacam a empresa perante suas concorrentes e que fazem com que os clientes optem por consumir de determinada marca, como o tempo de mercado, por exemplo. 

Já as fraquezas são os aspectos negativos que podem atrapalhar o negócio a alcançar suas metas e que, como as forças, estão no alcance da empresa, como, por exemplo, o alto custo do aluguel da praça do negócio.

 

Ambiente Externo da Empresa

 

O ambiente externo considera os fatores “Oportunidades” e “Ameaças” que estão presentes no mercado competitivo e que, de alguma maneira, podem impactar nos resultados do negócio, sendo positivamente, no caso das oportunidades e negativamente, no caso das ameaças.

Além disso, vale ressaltar que o ambiente externo pode ser dividido também em micro e macro ambiente, em que o primeiro leva em conta fatores que circundam o setor da empresa e, o segundo, questões relacionadas à política, crises, desastres ambientais etc.

Para exemplificar o que foi dito, pode-se afirmar que a concorrência é uma ameaça do microambiente externo, pois está relacionada ao setor em que o negócio está inserido.

Em contrapartida, tem-se que a pandemia do Covid-19 é um aspecto do macroambiente externo, pois foi uma ameaça para diversos tipos de negócios, independentemente do setor, porém também serviu de oportunidade para empresas que produzem álcool em gel e máscaras descartáveis, por exemplo.

Para que serve?

 

Agora que sabemos do que se trata a Análise SWOT, é importante compreender qual a sua real utilidade e quais são os benefícios que este estudo traz consigo. 

Dessa forma, esta ferramenta serve para tirar ideias do papel, auxiliando qualquer tipo de projeto ou negócio a planejar e definir escolhas com mais segurança e, consequentemente, maior probabilidade de sucesso.

Como citado anteriormente, a Matriz SWOT pode ser utilizada desde decisões pessoais do cotidiano, a até mesmo uma grande reunião de uma gigante multinacional.

Portanto, esta análise serve não só para ocasiões específicas, mas tomar conhecimento dela fará com que seus olhos, enquanto empreendedor, se abram perante aspectos que antes não eram tão claros, como o quão influente pode ser a comunicação com o cliente para seu negócio.

Assim sendo, ela te auxiliará a traçar novos planejamentos estratégicos mais assertivos, trazendo melhorias nos resultados da empresa como um todo, afinal, estará aperfeiçoando os pontos fracos, amplificando as qualidades, se atentando às ameaças e, também, explorando novas oportunidades de mercado.

 

Conclusão

Já conhecia a Análise SWOT? Ela é peça-chave para que a Gestão Estratégica de sua empresa funcione bem! Nós da Marketing Júnior USP oferecemos diversos serviços relacionados ao Marketing e, a Gestão Estratégica é uma de nossas especialidades!

Caso esteja com alguma dificuldade em seu negócio em saber como gerir melhor sua marca estrategicamente, agende uma consulta gratuita conosco! Quem sabe não surge uma ótima oportunidade de crescer no mercado, analisando o que sua empresa tem de melhor!

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