Popularmente conhecido e utilizado, o Reels é uma das ferramentas mais utilizadas no Instagram. Com vídeos curtos, de até 30 segundos, você pode se utilizar de filtros de imagem, edição de texto e até áudio. 

Assim, através dele você pode trazer mais dinâmica para o seu conteúdo e também para a mensagem que deseja transmitir. 

Afinal, quais são as outras características dessa ferramenta? para que ela pode ser utilizada? Como funciona o algoritmo por trás dela? Essas são algumas das questões que iremos abordar no nosso texto de hoje!

A criação do Reels

De início, o Instagram se caracteriza por ser uma rede social utilizada exclusivamente para o compartilhamento de fotos em formatos quadrados, já com um tamanho padrão. 

Entretanto, ao observar o crescimento e desenvolvimento de plataformas como o Tik Tok e o Kwai, o Instagram decidiu se adaptar à realidade das novas tendências das redes sociais. 

Com o intuito de aumentar o número de horas do indivíduo dentro do aplicativo, o Reels foi projetado como um meio de introduzir um conteúdo mais dinâmico, similar aos sucessos vistos nas plataformas rivais. 

Antes mesmo da criação do Reels, o Instagram já demonstrava caminhar na direção de se tornar uma plataforma que vai além das fotos. Tanto que em 2018 lançou o IGTV, que de acordo com Kevin Systrom se tratava de uma forma de “assistir televisão online”.  

Oficialmente o Reels começou a ser testado em meados de junho de 2020, já no contexto pandêmico, com um formato limitado a vídeos de no máximo 15 segundos. Assim, os vídeos poderiam ser compartilhados no feed ou stories, com possibilidade de compartilhamento com amigos via direct, com recursos similares aos oferecidos pelo Tik Tok. 

Com o sucesso foi realizada a atualização para a criação de uma aba exclusiva para o Reels, que passou a ocupar a posição central da barra inferior, e um aumento do tempo máximo para 30 segundos. Segundo a empresa, a ideia é melhorar o alcance e a variedade de conteúdos, colaborando para a descoberta de novas páginas e até lojas.  

Como as empresas utilizam essa ferramenta? 

Assim como dito, o intuito do Reels é o de criar conteúdos rápidos e dinâmicos, transmitindo mensagens de forma mais direta e com maior criatividade. 

No mundo empresarial, as organizações se utilizam do reels em situações muito diversas, afinal, são muitas as utilidades. Dentre elas estão:

  • Compartilhamento de dicas e informações;
  • Utilização para employer branding;
  • Parceria com influenciadores;
  • Divulgação de produtos.

No geral, a utilização da ferramenta é muito maleável. Entretanto, não é possível fugir de sua ideia essencial, a qual transparece a rapidez do conteúdo e a dinâmica em transmitir a mensagem, fugindo de visões muito formais.

Como funciona o algoritmo? 

Antes de falar sobre o posicionamento dos Reels é necessário entender o que de fato é um algoritmo.

No caso do Instagram, não há apenas um algoritmo, mas muitos, cada um com seu propósito. A plataforma, pensando no melhor aproveitamento da experiência do usuário, desenvolveu o algoritmo como um meio de maximizar e personalizar a experiência de cada usuário. 

Inicialmente a plataforma exibia fotos em ordem cronológica. Contudo, com o avançar dos anos o conteúdo postado era tamanho que impossibilitava a visualização de tudo que era publicado, em especial de conteúdos que o usuário se interessava. Segundo a empresa, em 2016 as pessoas não viam quase 70% das publicações do feed, além de deixar de visualizar quase metade das publicações de amigos mais próximos. 

Pensando em solucionar esse problema, o Instagram desenvolveu uma tecnologia que elenca os conteúdos com base no que o usuário considera mais relevante. 

Por vez, cada parte do aplicativo possui seu próprio algoritmo. Isto é, o algoritmo do reels difere do utilizado nos stories, sendo que cada um é adaptado para seu uso.    

Como funciona o algoritmo do Reels? 

O reels foi criado para divertir quem está assistindo. Assim, primeiro serão procurados vídeos que você pode gostar, e em seguida, eles são classificados com base no interesse do usuário. 

Para descobrir se um reels é interessante ou não, o Instagram passou a realizar enquetes, as quais são utilizadas como base para o desenvolvimento de estratégias para descobrir o que é engraçado ou não. 

As previsões mais importantes levadas em conta estão baseadas nas chances do usuário assistir o vídeo até o final e curti-lo, além de acessar a página do criador. Os sinais mais importantes estão elencados em ordem:

  • Atividade do usuário: curtidas, comentários, interações;
  • Histórico de interação com a pessoa que fez a publicação; 
  • Informações sobre o vídeo do Reels: conteúdo do vídeo, faixa de som, qualidade do vídeo, etc;
  • Informações sobre a pessoa que publicou: busca conectar o público ideal ao tipo de conteúdo produzido, em especial pelo assunto tratado.

Como descobrir se essa ferramenta é ideal para o meu negócio? 

Para descobrir se a ferramenta é a ideia para seu negócio é essencial que você conheça pontos importantes da sua empresa, como o público que você deseja atingir, as tendências do seu segmento e também o que você deseja transmitir para eles. 

Pensando nisso, disponibilizamos de forma gratuita alguns materiais que podem ser úteis em um maior aprofundamento na questão. 

Quer conversar mais? A Marketing Júnior USP fica à total disposição! Agende seu diagnóstico GRATUITO ainda hoje e venha descobrir o que está impedindo sua empresa de crescer ainda mais! 

 

Comentários