Usualmente, empresas de sucesso são marcadas por valores como dedicação, inovação, liderança e afins. Para construir alguns valores como esses, as empresas devem se atentar a requisitos prévios, pensando nas pessoas que fazem parte daquela organização.

Afinal, um time de profissionais qualificados e motivados é uma excelente base para o crescimento de qualquer empresa. Entretanto, como encontrar talentos para minha empresa? Como manter essas pessoas dentro da minha organização?  Qual o melhor método para isso?

Essas são algumas questões que o Employer Branding, tema do nosso texto de hoje, pode ajudar a responder. 

O que é Employer Branding?

O Branding de toda e qualquer empresa será um referencial para o público construir sua visão sobre a organização. Isto é, o modo pelo qual a empresa é percebida está diretamente ligada ao seu modo de agir no mercado, frente aos seus consumidores e fornecedores. 

Desse modo, o Employer Branding se conecta diretamente com isso, só que, dessa vez, com a visão do funcionário da sua empresa. Usualmente o termo é conectado ao sucesso de empresas ao contratar grandes talentos e também na retenção e desenvolvimento desses dentro da empresa. 

Ao longo do texto conversaremos sobre o assunto, mas é essencial entender que cada empresa possui características e necessidades diferentes, as quais exigem uma dedicação única. Ademais, casos de empresas que investem nessa estratégia são alcançados no longo prazo, com a adoção de ações que sejam efetivas e duradouras. 

Por que isso é importante para minha empresa? 

Através de boas práticas com seus funcionários, a empresa pode ganhar em questões que vão além do dinheiro. Com uma estratégia efetiva, os funcionários se transformam em advogados do local onde trabalham, levantando bandeiras e compartilhando sobre suas experiências vividas dentro do local. Afinal, quanto mais satisfeitos, maior será a probabilidade de compartilhar essa felicidade com os mais próximos.  

Além disso, ao defender a marca, também é elevado o esforço. Ao desenvolver um senso de pertencimento, o funcionário também tende a se dedicar mais em suas tarefas, tratando o serviço de forma mais leve e prática, encarando desafios novos como parte de uma rotina saudável. 

As vantagens também estão ligadas ao aspecto financeiro. Por questões ligadas à burocracia e a demais processos, os custos envolvidos em processos de contratação e desligamento de funcionários são muito altos. Ademais, funcionários que se sentem bem dentro do ambiente organizacional, tendem a criar maiores vínculos com os locais onde trabalham, o que é um fator essencial para o desenvolvimento de uma carreira sólida na empresa.  

Como descobrir qual a melhor estratégia para minha empresa? 

Durante as grandes guerras, muito se viu sobre ações de recrutamento de soldados e apoiadores. O processo era válido para militares, médicos, enfermeiros e demais cargos, onde a especialização era tratada de modo especial. Isto é, além de fornecer uma grande mão de obra, os recrutadores também se importavam com a sua qualidade. Assim, governos buscavam os melhores métodos para realmente conseguir chamar a atenção de seu público, convocando esses para defender o seu país. 

Fonte: https://www.awm.gov.au/collection/ARTV00332

A utilização de técnicas e estratégias para convocação e empenho de equipes é presente em diversos momentos da história mundial. No aspecto corporativo, foi apenas em 1990 que Simon Barrow utilizou o termo ‘Employer Branding’ e em 1996 publicou uma de suas primeiras pesquisas sobre o tema, colocando em prova a junção de técnicas de branding e marketing no momento do recrutamento e na gestão de recursos humanos. Com isso, é possível notar o quão recente o termo é, o qual ainda caminha com avanços diários. 

Você possivelmente já deve ter visto algumas empresas que realizam campanhas de marketing digital voltadas para a contratação de novos funcionários, em especial através da utilização do Instagram e até do Tik Tok. Ao mesmo tempo, também deve conhecer casos de empresas como o Google, que busca dinamizar o ambiente de trabalho através de brinquedos espalhados pela sede da organização. 

Assim como dito anteriormente, cada empresa possui suas necessidades e ambições, logo, cada estratégia deve ser pensada de forma diferente e única. Contudo, você pode se atentar a alguns aspectos importantes e fazer uma reflexão: 

  • Quais são as atuais características da minha equipe?
  • Qual o meu planejamento para eles no longo prazo? 
  • Como está a atual experiência geral da minha equipe, em especial, no dia a dia? 
  • Qual o tipo de funcionário ideal para minha empresa? 

Se desejar se aprofundar no assunto, busque conversar com um funcionário, essa atitude pode ser essencial para um melhor entendimento. Entretanto, é necessário tomar cuidado com a implementação de atividades e ações novas, realizar testes pode ser uma boa opção. 

A Marketing Júnior USP se coloca à disposição para conversar e ajudar diante do desenvolvimento de técnicas de Employer Branding, vem falar com a gente! 

 

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