O P de Promoção, o que é e como isso afeta a sua comunicação?

1-comunicação

Antes de tudo, é importante compreender que a promoção é um dos 4 conceitos do composto de marketing. Ela é também, responsável por construir o mix de comunicação de uma marca.

De acordo com Kotler e Keller em seu livro “Administração em marketing”:

“A comunicação em marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e as marcas que comercializam. Essa ferramenta do marketing representa a voz da empresa e de suas marcas.”

Neste sentido, promoção envolve toda forma pela qual uma empresa vai divulgar seus produtos e sua imagem para o mercado. Deste modo, todas as decisões tomadas para se comunicar com os consumidores são a partir do posicionamento apresentado pela empresa e seu público-alvo.

A Nova Escola de Marketing sugere que a promoção é a chave do sucesso para um produto. O qual vai ser propagado ao seu público-alvo. Caso queira entender mais sobre o “P de produto”, clique aqui.

Como a promoção é aplicada e seu impacto na mensagem?

2-comunicação

A promoção pode ser aplicada por todos os tipos de empresas que visam se comunicar com seu público-alvo. Podendo assim, gerar direta ou indiretamente uma demanda maior nas vendas. Visto isso, a comunicação pode ser encontrada nas seguintes formas:

  • Relações públicas;
  • Promoção de vendas;
  • Marketing digital;
  • Eventos e experiências;
  • Propaganda;
  • Marketing direto.

Dentre essas formas de mensagem, uma empresa ou marca pode utilizar do planejamento de conteúdo para se estruturar. Seu site, Facebook, Instagram, mídia offline, ou qualquer outra mídia social entram nessa estruturação.

Como resultado da administração correta de comunicação, o público acompanha a marca e recebe os seus estímulos. O ideal é que isso aconteça da forma como desejado pela empresa, mas dependem da frequência de publicações, seus conteúdos e formatos.

Com isto, é criado um vínculo do consumidor com a empresa por meio da comunicação. Facilitando assim, o processo de divulgar seus novos produtos e serviços, para seus atuais e possíveis clientes.

Ou seja, uma comunicação efetiva depende de entregar a mensagem correta pelos meios adequados ao público-alvo da sua empresa.

Como a promoção pode te ajudar a atingir seu público?

3-comunicação

A promoção é de grande importância para o desenvolvimento de qualquer empresa. Com isso, a criação e administração da comunicação é parte essencial do processo. Para manter uma boa estratégia, um empreendimento precisa conhecer etapas as quais permitem a execução de tal. Essas são:

1 – Conhecimento da marca e produto

Para aplicar uma comunicação efetiva, uma empresa precisa conhecer muito bem sua segmentação, posicionamento e público-alvo. (ainda não conhece quem é o seu público-alvo? Nós podemos te ajudar! clique aqui.) Desta forma, é possível ter conhecimento de quais canais são mais efetivos para determinada marca ou produto.

2 – Planejamento de comunicação

Com as informações e objetivos da marca bem estabelecidos, é possível criar um planejamento que envolva os canais a serem utilizados. Assim, com um contato frequente e homogêneo, o consumidor é impactado a ponto de ser criada uma mensagem consistente. Isso deve ocorrer de maneira coesa, mesmo que em diferentes ocasiões.

3 – Comunicação Integrada de Marketing

A partir da definição dos canais que vão ser utilizados para a promoção, é importante manter uma coerência entre as mensagens apresentadas. Desta forma, a comunicação integrada de marketing tem como objetivo implementar formas de contato, atreladas a um tema central único.

Isso porque o consumidor não distingue canais e é importante que a empresa possua uma “voz única”. Tratando principalmente de informações que se complementam e nunca se contradizem.

Consultoria em planejamento de comunicação para pequenas, médias e grandes empresas.

4-comunicação

A promoção é fundamental para empresas de todos os portes, uma vez que é por meio dela que as organizações se tornam conhecidas no mercado. Além de se posicionarem, apresentarem os seus produtos e serviços e poderem se conectar com o público-alvo.

Uma consultoria em planejamento de comunicação tem como objetivos analisar o seu posicionamento e público-alvo. Bem como, selecionar as melhores mídias e mensagens a serem utilizadas, além de analisar a comunicação dos concorrentes.

Se caso precise de ajuda em sua empresa e/ou empreendimento, peça um diagnóstico conosco! (você pode fazer um gratuito clicando aqui).

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