O que é a Cyber Monday e entenda como elaborar melhores estratégias para esta data
A primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças nos EUA ganhou o apelido de Cyber Monday em 2005, quando as compras online de Natal tiveram um grande aumento nesse dia. Aqui no Brasil, o evento acontece desde 2012.
A Cyber Monday
Primeiramente, para entender a Cyber Monday, precisamos entender antes a Black Friday. Nos EUA, o Dia de Ação de Graças marca o início da temporada de compras natalinas. Pelo fato de ser um feriado que cai na última quinta-feira de novembro, as companhias tendem a dar folga para os funcionários no dia seguinte.
Assim, muitos varejistas perceberam que uma grande parte de clientes empregados estão livres em uma só vez. E assim, oferecem ofertas de dia único para dar início às temporadas de natal.
Com a disseminação da internet, algumas empresas focaram seu modelo de negócios no comércio eletrônico. Desta forma, observaram uma necessidade de uma data similar, mas não no mesmo dia, visto que todos estariam fora fazendo suas compras.
Então, nasceu Cyber Monday. A resposta do e-commerce à Black Friday, permitindo que compradores encontrassem as ofertas que desejassem de maneira online.
Com isso, a Cyber Monday se tornou o maior dia de compras online do ano, se apresentando como uma bela oportunidade de vendas para o comércio eletrônico, visto que cada vez mais e mais compradores optam por ofertas online. Por consequência disso, o intervalo entre a Black Friday e a Cyber Monday foi denominado de Cyber Weekend, com descontos progressivos à medida que se aproxima da segunda-feira.
A importância da Cyber Monday
Para muitas empresas que dependem das suas vendas no meio digital, a Cyber Monday pode vir como uma oportunidade para ajudar a companhia a bater suas metas de fim de ano, por exemplo.
No entanto, ainda que, para seu negócio, não existam dificuldades com metas de faturamento, como a grande maioria da concorrência utilizará a data como ferramenta para vendas, é importante deixar esta segunda marcada no calendário corporativo. Como é um “evento” comercial, muitas pessoas estão mais dispostas a gastar nesse dia do que em épocas comuns.
Como aproveitar a Cyber Monday
Busque relatórios de anos anteriores
Para desenvolver uma estratégia adequada, todas as informações disponíveis são importantes para elaborar o melhor plano de ação. Identificar tendências de consumo, reclamações e até mesmo horários te auxiliarão a entender mais o hábito e o caminho do consumidor em sua jornada de compras online.
Otimize seu site
Busque melhorar ao máximo a capacidade de seu domínio. Isso inclui otimizar o tempo de carregamento e a quantidade de usuários simultâneos que este suporta. Vale destacar, também, que o posicionamento dos botões, barras de pesquisa e anúncios devem ser minuciosos, de forma a tornar a navegação dos usuários mais intuitiva e facilitada.
Outro ponto importante, é fornecer todas as informações necessárias do seu produto, para evitar dúvidas no seu consumidor. Lembre-se, o consumidor busca o máximo de informações para uma compra visando diminuir o risco percebido da transação que ele está prestes a fazer.
Garanta qualidade no atendimento
Em situações como essa, consumidores estão procurando tomar decisões rápidas, pois a qualquer momento as ofertas podem acabar ou os produtos esgotarem. Esteja atento aos canais de venda visando sanar qualquer dúvida ou problema que esteja surgindo.
Divulgue em suas redes sociais
Use ao máximo plataformas digitais para expor suas ofertas e informar seu público. Certifique-se de usar Call to Actions assertivas, e manter um bom uso de palavras-chave visando um bom posicionamento de SEO.
Recupere carrinhos abandonados
É muito comum clientes adicionarem produtos ao carrinho de compras mas não finalizarem a jornada. Nesse quesito, incentivar os clientes a retornar, salvando seu carrinho de compras e enviando um e-mail a respeito funciona muito bem. Empresas como Nike utilizam essa técnica e isso pode ajudar seu negócio com um cliente indeciso.
Não é novidade que grandes datas para o consumo vieram para ficar e estão recebendo cada vez mais adesão por negócios em todo o país. Neste âmbito, as empresas devem se preparar para se posicionar adequadamente e desenvolver as suas estratégias de comunicação e vendas para tentar extrair ao máximo os benefícios que acompanham.
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