Existente pelo mundo todo, a chamada Black Friday é a data que marca o início do período de compras natalinas. 

Para isso, as marcas realizam promoções significativas de modo a conquistarem o interesse de seus consumidores.

Aposto que você já deve saber bem o que é a Black Friday, no entanto, sabe como ela é dependente de um grande plano de marketing?

Continue lendo este artigo e venha descobrir como ela pode impactar o seu negócio.

 

Black Friday 2021

 

Esta data, no ano de 2021, apresenta alguns pontos interessantes a serem analisados. 

Além de ser o dia em que, em tese, os grandes descontos foram distribuídos, marcou também a primeira Black Friday com grande parte dos pontos de venda físicos abertos, após o pico da pandemia do Corona vírus.

Porém, os resultados não foram iguais aos de 2019, último ano das lojas físicas abertas para os consumidores. 

Em 2021, os Correios bateram recorde de encomendas na Black Friday, tendo cerca de 15 milhões de encomendas realizadas nesta data.

Fonte: Metrópoles (2021)

Segundo a head de Inteligência na Neotrust, Paulina Gonçalves Dias, esta Black Friday foi um marco para a consolidação do e-commerce no país, onde mais de 3,5 bilhões de reais foram movimentados em menos de 24 horas. 

Porém, ao analisar de maneira mais aprofundada, nota-se que esta Black Friday foi considerada um “fracasso” para os varejistas, principalmente, pelo fato de não atingir às expectativas de crescimento, em relação a 2020, esperadas.

Estes fatores indicam a importância dessa data para o setor comercial nacional e, além disso, ressaltam a importância do planejamento estratégico para atuar neste evento anual e não ser um completo fracasso em seu segmento.

 

Entendendo a Black Friday

A Black Friday compreende uma série de componentes do macroambiente externo, ou seja, além do interesse do consumidor, é necessário que as empresas estejam cientes do que vem acontecendo no mundo todo.

Sabendo disso, existem pontos que são necessários caso sua empresa deseja se inserir a esta data:

  • Considerar a economia do país;
  • Ser transparente e justo com seu público;
  • Planejar bem suas ações e descontos;
  • Estudar como se diferenciar dos concorrentes;
  • Preparar a logística para o dia.

 

O fato de se adequar aos descontos, não faz com que uma empresa esteja 100% integrada à Black Friday. 

Um exemplo disso, é a Casas Bahia que possuía uma grande expectativa pela chegada desta data, pois com isto, iria funcionar 24 horas ininterruptamente em suas novas Mega Lojas, lançadas em São Paulo e, além disso, com descontos de até 80% em seus produtos.

Ao analisar isso, imagina-se que era um cenário perfeito para a reestruturação que a Casas Bahia vem passando.

No entanto, não foi bem isso que aconteceu. Após problemas relatados em seu e-commerce e notificados pelo Procon, com o qual o site não efetuava a compra de aparelhos celulares com grandes descontos, a empresa acabou ficando com a imagem de mais uma que é adepta da “Black Fraude”.

Sendo assim, o que era uma grande chance de se destacar perante as concorrentes, em um mercado onde cada vez mais gigantes do varejo estão se incluindo, a Casas Bahia acabou por desperdiçar e, pior ainda, de ficar mal vista pelo público.

 

Como me preparar?

 

A Black Friday é uma ótima oportunidade para que sua empresa possa se destacar e garantir um espaço diferenciado na mente do consumidor. 

É necessário entender que os ganhos com esta data podem ser muito maiores do que apenas financeiros, mas também, na construção de um forte brand equity de sua marca para o futuro.

Empresas que pensam apenas em lucrar com a Black Friday, são as que acabam caindo no desgosto do público e ficando com suas imagens manchadas. 

Para que isso não aconteça com o seu negócio, é necessário um ótimo planejamento e uma estruturada análise do mercado para a elaboração das melhores estratégias possíveis. 

Fonte: Cortex Intelligence (2020)

Como já dizia o pai do marketing, Philip Kotler: “Uma decisão que não contempla a satisfação do consumidor tem tudo para ser equivocada.” 

Ou seja, a Black Friday é uma data criada com o foco no cliente, onde a empresa pode ter ganhos que são mensurados de outras formas diferentes do dinheiro em si.

Considerar todos os fatores antes de uma decisão é o papel tomado pelo planejamento estratégico de marketing e é assim que a Marketing Júnior USP pode auxiliar a sua empresa a se destacar no mercado competitivo. 

 

Conclusão

 

Caso tenha se interessado pelo conteúdo apresentado neste artigo e ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco e venha conhecer os nossos serviços. 

A Marketing Júnior USP atua há mais de 12 anos prestando consultorias de marketing para empresas de diversos ramos e tem a certeza de que poderá auxiliar a sua com o que precisar!

Comentários