Ser um empreendedor de sucesso é com toda certeza um grande desafio. Os gestores precisam lidar diariamente com a tomada de decisões que podem afetar de forma extremamente significativa os rumos de seus negócios.

Muitas vezes uma sequência de más decisões podem levar a empresa a adoecer. Sim, empresas também ficam doentes, essa analogia feita pela primeira vez por François Quesnay, levou a adoção no campo da administração de termos característicos das áreas da saúde, como as expressões “sintomas” e “diagnóstico”.

Por isso, no texto de hoje, vamos ensinar a você a como identificar se a sua empresa está “doente” e como o marketing pode “curá-la” a tempo de se tornar líder em seu segmento.

Identificando Sintomas

Gestão EstratégicaOs sintomas são as dores da sua empresa. Geralmente, antes de instituições entrarem em crises mais “profundas”, são identificados alguns problemas menores ao longo do tempo.

Esses “pequenos” problemas são responsáveis por causarem preocupações em relação ao futuro de um negócio (principalmente se o seu tamanho for pequeno ou médio). Alguns exemplos comuns de sintomas são:

  • Incapacidade para cumprir previsões de vendas;
  • Perda de participação de mercado;
  • Alto nível de reclamações por parte dos clientes;
  • Comunicação falha;
  • Declínios nos lucros.

Por mais que gestores conheçam suas dores, saber o porquê algo está dando errado é o que causa as “maiores dores de cabeça”. Se você percebeu que seu negócio vem apresentando sintomas que possam indicar um comprometimento do bom desempenho da sua empresa saiba que existem empresas especializadas em salvar negócios!

Qual o melhor diagnóstico?

Agora que você percebeu que seu negócio está passando por momentos difíceis, é necessário identificar qual é esse problema e os meios de solucioná-lo.

O caminho para solucionar a questão pode ser traçado por análises, pesquisas e diagnósticos sobre o seu segmento, empresa e cenário de atuação. Com eles, além dos meios de solução, você também pode entender a origem do seu problema.

A primeira coisa que pode ser feita para traçar um diagnóstico é realizar uma análise interna. Todas as empresas apresentam proposta de valor, estratégias, processos internos e diferenciais que as sustentam no mercado.

 Sendo assim, ao realizar um mapeamento interno você conseguirá enxergar possíveis motivos da dor do seu negócio. Ele permite isso com o uso de ferramentas como Canvas, análises como a SWOT, a matriz BCG e pelo mapeamento dos 4Ps de marketing da sua empresa, da jornada do seu consumidor e outros fatores.

A segunda ação que pode ser adotada é realizar uma análise externa. Entender o mercado em que o seu negócio está situado é tão importante quanto conhecer a sua própria empresa.

 Por isso, você deve saber quem são os seus concorrentes, como eles atuam, quais são seus diferenciais e como eles se posicionam no mercado.

Ademais, com a análise externa você pode entender as tendências macroambientais relacionadas ao seu negócio. Dessa forma isso possibilitaria que sua empresa se protegesse de mudanças econômicas e compreendesse o que está funcionando no seu segmento.

Todos esses fatores são analisados em um projeto de Gestão Estratégica. Se você quiser saber quais são todas as etapas desse serviço, clique aqui!

Qual é o melhor “remédio” para a sua empresa?

Reunião de NegóciosApós identificar os sintomas, o diagnóstico, e compreender os possíveis meios de solução é preciso estabelecer qual é a melhor para a dor em questão. Quando tratamos do “remédio” da sua empresa, estamos falando de direcionamentos estratégicos. Esses direcionamentos vão ser responsáveis por colocar o seu negócio no caminho mais ideal.

Mas como realizamos esses direcionamentos estratégicos?

Para você saber quais ações devem ser adotadas, é importante que a sua empresa conheça quais são as melhores soluções para o seu cliente. Sendo assim, os seus direcionamentos devem ser pautados nos resultados das análises internas e externas e, principalmente, em pesquisas de mercado.

Uma pesquisa de mercado é importante porque é a partir dela que gestores conseguem entender o que o seu cliente acha sobre algo. A área de pesquisa de marketing é então o elo de comunicação da empresa com o consumidor e o ambiente em que se insere.

Ela é o meio pelo qual a empresa gera, transmite e interpreta informações sobre o consumidor, relacionadas ao sucesso das estratégias de marketing da empresa.

Como funciona na prática?

Mas como todas essas etapas funcionam na prática? Para te explicar melhor traremos exemplos.

Se sua empresa não tem conseguido estabelecer resultados constantes, um diagnóstico possível seria que a sua comunicação não está sendo tão eficiente. Desta forma, a partir de uma pesquisa de mercado que estabeleça quem é e o que o seu público-alvo gosta de consumir, é possível realizar um planejamento de comunicação eficiente para o seu negócio.

Outro exemplo é se os seus clientes tem demonstrado altos níveis de insatisfação com o atendimento prestado por seus funcionários, o mais indicado seria mapear os seus 4 Ps de marketing e realizar uma pesquisa qualitativa, para entender qual é o melhor direcionamento a ser seguido.

Nós salvamos negócios!

A Marketing Júnior USP é uma destas empresas capazes de diagnosticar o seu negócio e indicar a solução para as suas dores. Contamos com a orientação de professores de grande prestígio tanto no mercado quanto no meio acadêmico, para realizar projetos que analisam o ambiente interno, externo, traçam as melhores estratégias e garantem a melhor estratégia para o seu negócio! Clique aqui para identificar os seus sintomas e realizar um diagnóstico!

 

Comentários