Capa.pantanal

 

A novela Pantanal lançou em março deste ano, mas ela vem fazendo sucesso antes mesmo da sua estreia.

O remake da Globo vem batendo recordes de audiência para a emissora e sendo assunto dentro e fora das telas.

Qual o motivo do sucesso? Continue lendo para entender como que a Globo vem recuperando seu prestígio em relação às novelas através de Pantanal.

Novela

Pantanal foi uma novela exibida pela primeira vez na década de 90 na extinta TV Manchete e que recentemente ganhou refilmagem pela TV Globo.

A trama revolucionou a teledramaturgia brasileira pela forma de gravação, no próprio Pantanal.

E pela forma de condução do enredo, dividido em duas fases, de forma “mais lenta” comparada com outras produções.

Hoje a novela das 21h ultrapassa a média dos 30 pontos no IBOPE, medida que acompanha a audiência dos programas de televisão.

Alinhando mídias online e off-line, a TV Globo mantém a sua relevância nos lares brasileiros e faz história com o remake da novela.

Você conhece o que é Marketing de Nostalgia?

Sabe aquela sensação/sentimento que você sente ao ligar a televisão e se depara com aquele desenho animado que você assistia quando era criança?

Ou quando você encontra um objeto ou música antiga que o faz lembrar de momentos passados?

Este sentimento se chama nostalgia, aquelas boas memórias que despertam a vontade de viver aquilo novamente, mesmo que por poucos instantes.

Agora que você sabe o que é este sentimento, Marketing de Nostalgia é, portanto, desenvolver estratégias para despertar nos consumidores esta sensação.

Através de temas, produtos ou serviços que estimule o público-alvo a matar a saudade comprando o que você está ofertando.

É importante considerar nesta estratégia a certeza que a sua campanha não irá trazer nenhuma memória ruim.

Ou seja, é preciso analisar bem quais elementos será utilizado para despertar boas memórias e emoções.

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Fonte: Twitter Globo

A estratégia da TV Globo

É muito mais fácil se sentir confortável ao escolher algo em que confia ou que sabe a qualidade, correto? Por isso é mais fácil para a emissora conquistar a confiança dos telespectadores para acompanhar o remake.

Afinal, em um mundo de incertezas, acompanhar um programa ou novela que já é conhecida, torna a experiência mais confortável e faz com que o público se sinta bem.

“Pantanal acessou a memória afetiva daqueles que viram a versão original, e despertou a curiosidade de quem só tinha ouvido falar dessa ‘lenda’ da teledramaturgia brasileira” – Colunista Chico Barney

Portanto, a emissora aproveitou da nostalgia para lançar a nova versão da novela, mas investiu para que as novas gerações se interessassem pela produção.

Pantanal pelas mídias

A TV Globo aproveitou outros programas e atrações da casa para divulgar sobre a novela, antes mesmo dela começar.

Com reportagem do Fantástico sobre o bioma Pantanal ou estreia antecipada para os participantes do Big Brother Brasil 22, que gerou curiosidade e expectativa em cima do remake.

“Pantanal é o maior lançamento do ano da TV Globo e tem a maior campanha de novela das 21h já feita na história do canal, com 37 peças promocionais diferentes na programação” – Leonora Bardini, diretora de programação e marketing da TV Globo.

A expectativa sobre a novela levou diversas marcas a comprarem pacotes publicitários para o período de exibição, como, por exemplo, a Casas Bahia.

A empresa incluiu diferentes ativações de marca que vão de product placement, que nada mais é que a introdução natural da marca em cenas exibidas na novela.

Além de publicidades nos intervalos que interagem diretamente com as cenas expostas em Pantanal. Confira aqui!

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Fonte: GShow

A novela chegou também nos festivais de músicas, como o Lollapalooza. Onde a TV Globo preparou um ambiente temático de Pantanal.

O evento contava com mais de 300 mil pessoas, sendo 75,6% dos presentes jovens de 18 a 29 anos. O que demonstra os esforços da emissora em cativar o público que não assistiu a primeira versão da novela.

 

Assim como a utilização de influencers e demais celebridades para trazer credibilidade, além da associação secundária com a produção que estava sendo feita.

Conclusão

A nostalgia pode ser uma ferramenta incrível para criar produtos, serviços ou campanhas. Ela pode gerar alto engajamento ao despertar sentimentos bons ao seu público-alvo.

Alinhado com estratégias de omnichannel que utiliza e interliga diferentes canais de comunicação, estreitando a relação entre online e off-line, aprimorando assim a experiência do cliente.

A TV Globo conseguiu, alinhado com uma produção de qualidade, aumentar a audiência no horário nobre e alcançar diferentes públicos que assistiram ou não a primeira produção de Pantanal.

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