Você já deve saber a complexidade que é gerenciar um negócio, mas você sabe dizer as origens de um problema quando ele surge? É um problema de marketing ou de negócio?
Responder esse tipo de pergunta muitas vezes é difícil, porém é fundamental entender a origem de um problema para que possa resolvê-lo.
Por isso, continue lendo para entender os conceitos de negócio e marketing e quais as implicações dos problemas em cada esfera.
Problema de negócio?
Problema de negócio é qualquer questão ou dificuldade que está impedindo que a sua empresa tenha sucesso, pode ser um produto ou serviço que não apresenta os resultados planejados.
Ou qualquer outro problema que impeça o seu negócio de crescer, como a dificuldade de gerar capital para a empresa, pois pode haver alguma questão prejudicando as suas vendas.
De forma geral, os problemas de negócio estão diretamente atrelados às ações de marketing da empresa.
Que podem variar desde a concepção de produtos ou serviços que não atendam às necessidades do público, até a falta de alinhamento dentro das equipes de marketing e time de vendas.
Por isso é importante compreender os impactos do problema no seu negócio e identificar as suas origens.
Problema de marketing?
O marketing da sua empresa pode ser responsável por levar a um aumento nas suas vendas, mas não basta investir apenas nisso para garantir bons resultados, deve ser planejada uma estratégia que vise todo o seu negócio.
Por exemplo, você está com dificuldades de falar com o seu público-alvo e obter bons resultados? Pode ser um indício de que você está com um problema de marketing.
Sendo assim, a sua empresa precisa definir melhor o seu cliente ou entender quais são os melhores meios para se comunicar com ele. Para que assim possa atrair e reter o público adequado para que possa aumentar as suas vendas.
Portanto, problemas de marketing muitas vezes tem a ver com a definição do público-alvo que a empresa definiu, ou não elaborou de forma efetiva a jornada de compra e não alinhou metas e objetivos.
Como identificar um problema?
Imagine que suas redes sociais e loja online estão com um alto número de visitas, porém as suas vendas não refletem esse número, onde os potenciais clientes terminam sua interação com a marca no carrinho, sem concluir a compra.
No exemplo podemos identificar que o marketing está conseguindo atingir o público-alvo e os engajando, mas o problema está no ato de finalizar a compra. Sendo assim, precisa de uma análise mais profunda para resolver o problema.
Para isso deve-se levantar algumas hipóteses do motivo do problema, no caso exemplificado, pode ser a página de pagamento lenta, o processo de cadastro exaustivo ou falta de produtos em estoque para ser enviado ao cliente.
As hipóteses são importantes para entender a origem do problema e poder, assim, fazer um levantamento de dados, como será abordado no tópico a seguir.
Pesquisa e análise de dados:
A pesquisa é fundamental para qualquer gestor e tomador de decisão, pois ela permite que seja levantado dados mais precisos e ricos para explorar um problema de forma efetiva. Auxiliando assim para a tomada de decisão.
A pesquisa não auxilia apenas a identificar gargalos de problemas internos da empresa, mas também possibilita identificar problemas do mercado que podem ser aproveitados pelo seu negócio.
Por meio da pesquisa, você poderá entender se o valor do seu produto ou serviço está correto e justo para o seu público-alvo, identificar os gargalos de atendimento ao cliente ou entender o porquê dele adquirir ou não a sua marca.
Por isso, identificar o problema e elaborar hipóteses a partir dele permitirá que você possa fazer uma pesquisa mais profunda para compreender as origens do problema e, a partir daí, desenvolver soluções para o problema baseada em dados.
Conclusão:
O problema de marketing e de negócios eles estão diretamente atrelados um ao outro, então qualquer resultado terá consequências para o negócio em si ou marketing.
Por isso, tenha em mente que toda empresa existe para solucionar um problema, seja na comunidade em que atua ou na sociedade como um todo.
E quando a empresa tem o seu próprio problema e não consegue entregar aquilo que se propôs a fazer, eis que a solução deve ser construir uma estratégia com base em dados e pesquisa, não em achismos e suposições.
Para isso, a Empresa Júnior atua com soluções exclusivas para o seu negócio, para entender e solucionar seus problemas. Entre em contato conosco!
