Você provavelmente já deve ter acessado algum site, mas já parou para pensar em quais são os atributos centrais e quais são as problemáticas que desestimulam a jornada do consumidor nesse tipo de canal?
Neste contexto, a Marketing Júnior USP elencou algumas dicas para um funcionamento mais assertivo e atrativo para o site do seu negócio.
Por que possuir um site?
Independentemente do segmento que sua empresa está inserida possuir um site é extremamente vantajoso, especialmente por encontrar-se no ambiente virtual, os consumidores estão arduamente inseridos em tal âmbito e o cenário cresce exponencialmente. Dito isso, possuir um site é uma oportunidade de alcançar maior capilaridade de mercado e maximizar seus lucros, ao passo que esse canal é um importante meio de apresentar a sua empresa na internet e possivelmente promover a venda dos seus produtos ou serviços.
Ademais, possuir um site permite análises de métricas simultâneas diferentemente de uma loja física, ou seja, é possível ainda conhecer as ações no ambiente virtual do seu tipo de consumidor intrinsecamente. Assim, dispor de um site assertivo, atualizado e de fácil navegação pode permitir muitos ganhos a uma empresa.
Atualize-se!
Assim como uma organização, um site precisa de atualização e revisão constante para atingir determinados objetivos, por isso é de suma importância trazer novas melhorias. Afinal, ela influencia diretamente a jornada de compra e experiência do consumidor. Além disso, o site é uma das formas do público adentrar em seu negócio, mas é preciso haver atributos específicos para atrair seu alvo, desse modo, conhecê-los especificamente é um importante recurso para delimitar as estratégias com maior eficiência e assim atraí-los. Dessa maneira, apresentar melhorias é uma oportunidade de chegar ao seu objetivo final, a venda, de modo que as expectativas sejam atendidas.
Afinal, como posso melhorar meu site?
#1 – Torne seu site acessível
A princípio e talvez a dica mais importante para melhorar seu site é torná-lo acessível ao seu público-alvo, se a sua empresa dispõe da utilização de redes sociais, é de suma importância a divulgação do site nesses meios. Além do mais, adquirir um Google Meu Negócio é uma grande oportunidade de dispor informações completas aos interessados.
#2 – Apresentação intuitiva e de fácil navegação
O layout e o design do seu site devem ser de fácil navegação, em que o usuário não sinta dificuldade em encontrar informações, a intenção nessa etapa é direcionar o indivíduo para aquilo que ele busca. E claro, seu site precisa estar adaptado ao mobile.
#3 – Informações expostas e explícitas ao consumidor
As informações precisam estar aos olhos do usuário, ocultá-lás só irá desmotivar a jornada do indivíduo.
#4 – Formas de contato evidentes
Possuir uma aba somente de contatos é de suma importância para aqueles que desejam informações mais aprofundadas e exibi-los é uma forma de mostrar-se aberto ao diálogo.
#5 – Atualização e revisão constantes
Por último e não menos importante, examine e corrija erros que impeçam a jornada do usuário.
Viu, só? É preciso ter atenção aos detalhes para proporcionar uma experiência agradável ao seu consumidor, por isso, revise seu site e suas respectivas problemáticas. Caso precise de ajuda estamos dispostos a te ajudar! atuamos com soluções inovadoras e exclusivas para a sua empresa, para entender e solucionar seus problemas. Entre em contato conosco!

Estudante de Marketing na Universidade de São Paulo e Analista de comunicação na Marketing Júnior.
